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01/10/2022 - 10:07

O ciclo de relacionamento do colaborador


Uma jornada é construída por várias macro etapas que se conectam umas com as outras criando uma espécie de caminho a ser percorrido. Caminho esse que é recheado de pontos de contato entre colaboradores e empresa e que, até pouco tempo atrás, as organizações viam pouco ou nenhum valor agregado. Tratando-os apenas como um processo de trabalho rotineiro.

Mas os tempos estão mudando e com isso, as empresas estão percebendo a importante de se criar processos de trabalho mais fluidos e ambientes que favoreçam o aprendizado e melhorem o desempenho individual e coletivo. Pois está cada vez mais claro o quanto isso tem de impacto nos resultados de negócio.

Mas eu gostaria de tratar aqui de algo que vai além do que criar ambientes de trabalho interessantes ou contratar ferramentas de automatização de processos e tarefas rotineiras. Para se construir uma jornada interessante para o colaborador, é necessário construir uma relação com ele.

Sim, você leu direitinho. Criar uma relação de confiança tal qual se deseja e investe-se tanto nisso com o ciente. Relação essa que vai permear todas as etapas da jornada que o colaborador passará em sua organização, quase que de forma cíclica. E gerenciar esse ciclo é Mandatório para quem trabalha com experiência do colaborador.

E essa relação de confiança passa pela construção de processos fluidos, clareza de metas e objetivos de longo prazo e também pela conexão com propósito individual e organizacional.

E nesse contexto todo, um dos personagens principais é a liderança. Pois é por meio dela que boa parte da gestão do relacionamento com o colaborador acontece. Construir uma liderança engajada como negócio e comprometida com o desenvolvimento do time é um dos primeiros desafios de EX para construir as bases de uma boa relação. É a partir daqui que o relacionamento entre empregador e empregado começa a tomar forma de ciclo virtuoso com impactos positivos para o colaborador, empresa e clientes.

. Por: Thiago Tadeu Castro Matos, especialista em design de experiência, consultor de recursos humanos, mentor e escritor do livro: Jornada do Colaborador. Sete passos para elevar a experiência do colaborador.

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