Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2022 - 08:44

Eleições na União Internacional de Telecomunicações (UIT), diz Itamaraty

— O Brasil foi reeleito no dia 03 de outubro (segunda-feira), para o Conselho da União Internacional de Telecomunicações (UIT). As eleições ocorrem no âmbito da Conferência de Plenipotenciários da UIT (PP-22), que este ano se realiza em Bucareste, Romênia, entre 26 de setembro e 14 de outubro.

Na mesma ocasião, o brasileiro Agostinho Linhares de Souza foi eleito para compor a Junta de Regulação de Rádio (RRB) do mesmo órgão.

A UIT é a principal agência internacional para temas relacionados a telecomunicações e tecnologias de informação e comunicação (TICs). Como agência do sistema das Nações Unidas, a UIT tem mandato para coordenar posicionamentos dos estados membros e representantes dos setores na agenda internacional de TICs. Trata-se de agência central para o desenvolvimento da economia e do sistema de inovação no País. O Conselho, composto exclusivamente por estados membros, atua como órgão máximo da UIT nos intervalos entre as Conferências de Plenipotenciários.

O Brasil é membro do Conselho da UIT desde a sua criação, em 1947. Nas eleições em Bucareste, o País obteve 166 votos, de 182 possíveis, tornando-se o segundo país mais votado para integrar o Conselho. O resultado reflete o reconhecimento internacional da atuação técnica e equilibrada do País na agenda internacional de conectividade e padronização de TICs.

A RRB é a instância da UIT competente para aprovar as regras utilizadas no setor de radiocomunicações e atua para harmonizar suas aplicações entre os estados membros. É responsável pela coordenação entre sistemas espaciais e entre sistemas terrestres de comunicações.

Dr. Agostinho Linhares de Souza, engenheiro de telecomunicações com doutorado pela Universidade de Brasília (UnB), é especialista em regulação de telecomunicações e servidor de carreira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desde 2005. Atualmente, trabalha na assessoria do Gabinete da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCOM)— conclui nota do Itamaraty.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira