Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2022 - 09:37

Os vencedores da 5ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade

Realizada em Araputanga (MT).

Durante a quinta etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada em 6 de setembro, no frigorífico Friboi de Araputanga (MT), 1.001 animais foram avaliados. Oito pecuaristas inscreveram 793 machos e 208 fêmeas. O grande destaque do abate técnico foi a boa cobertura de gordura na carcaça, apresentada pela maior parte dos animais.

A etapa foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT). A atual edição do Circuito tem o apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

Melhor Lote de Carcaças de Machos — Os machos estavam muito pesados, com média de 22,6 arrobas. Tivemos 71% dos bois apresentando cobertura de gordura mediana e 65% com até dois dentes incisivos permanentes – cerca de dois anos de idade— informa André Locateli, gerente- executivo da ACNB.

O campeonato de machos foi vencido por Yuri Carrelo Monari, da Fazenda Panambi, que fica localizada em Cáceres (MT).

— Buscamos intensificar a produção cada vez mais em nossa fazenda. Tentamos buscar os melhores animais do mercado para ter uma etapa de engorda eficiente, para podermos atender aquilo que o frigorífico deseja. A premiação dos nossos animais nesta etapa mostra que nossa preocupação dá resultado — conta Yuri Carrelo Monari, da Fazenda Panambi.

As medalhas de prata e bronze foram para Luiz Andress Soares, da Fazenda Água Rica, de Indiavaí (MT) e para João Paulo Pereira, da Fazenda Paturi, de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT).

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas — As fêmeas inscritas na etapa eram bem jovens. Prova disso é que 98,5% possuía até dois dentes, com 71% apresentando dentição de leite – o que significa que possuíam menos de 24 meses de idade. A cobertura de gordura mediana foi outro destaque: 96% delas tinham essa característica. Além disso, elas pesaram mais de 14 arrobas em 60% dos casos, levando à média de 15,2 arrobas — relata André.

Gustavo Nakai de Magalhães e Ribeiro, da Fazenda São José, de Cáceres (MT), foi o grande vencedor do campeonato de fêmeas, tendo recebido, além da Medalha de Ouro, a Medalha Ouro Branco, conferida aos lotes de fêmeas até quatro dentes e machos castrados até dois dentes, com gordura mediana acima e peso de 16 a 25 arrobas. A carne dos animais é coletada para a realização de análises laboratoriais e geração de informações sobre sua qualidade, principalmente em características sensoriais.

Luis Cassorla, da Fazenda São Luiz, de Cáceres (MT) recebeu a Medalha de Prata pela segunda colocação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira