Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2022 - 08:45

Maersk encomenda 6 navios que operam com metanol verde


Empresa de logística tem a meta de reduzir suas emissões de carbono a zero até 2040.

A Maersk, empresa dinamarquesa que atua no setor de logística e transporte, anunciou no dia 05 de outubro (quarta-feira), que adquiriu seis navios movidos a metanol verde construídos pela Hyundai Heavy Industries. Os veículos têm juntos a capacidade de transportar aproximadamente 17 mil contêineres. Eles substituirão a capacidade existente na frota da Maersk.

— Nossos clientes estão nos procurando para descarbonizar suas cadeias de suprimentos, e essas seis embarcações capazes de operar com metanol verde acelerarão ainda mais os esforços para oferecer aos nossos clientes transporte neutro — explica Henriette Hallberg Thygesen, CEO da divisão de frota e marcas estratégicas da Maersk. —Uma ação global é necessária nesta década para cumprir a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a um aumento de temperatura de 1,5°C.—.

Os navios devem ser entregues até 2025 e fazem parte da meta da empresa de zerar suas emissões de carbono até 2040. Os veículos transitarão pelos mares sob a bandeira da Dinamarca e juntos devem reduzir 800 mil toneladas de emissões de CO2 (dióxido de carbono) anualmente.

A Maersk estabeleceu uma meta de emissões líquidas zero para 2040 em todo o negócio e também estabeleceu metas tangíveis de curto prazo para 2030 para garantir um progresso significativo. Isso inclui uma redução de 50% nas emissões por contêiner transportado na frota da Maersk Ocean em comparação com 2020 e um princípio de encomendar apenas navios recém-construídos que possam operar com combustíveis verdes.

19 navios de metanol verde sob encomenda — Com o pedido, a Maersk encomendou no total 19 embarcações com motores bicombustíveis capazes de operar com metanol verde.

— O metanol verde é a melhor solução de combustível verde escalável para esta década, e estamos empolgados em ver vários outros armadores escolhendo esse caminho — diz Palle Laursen, diretor de Frota e técnico da Maersk. — Isso adiciona mais impulso ao rápido dimensionamento da disponibilidade necessária para ter acesso ao metanol verde e acelerar a evolução do transporte neutro em termos climáticos—.

O metanol é um biocombustível produzido a partir de fontes como madeira, processamento de cana-de-açúcar ou por gases de origem fóssil. Segundo a Maersk, comparado com os recursos de combustível convencional, o Capex — gasto de capital adicional — para a capacidade de combustível duplo de metanol está na faixa de 8 a 12% — o que é uma melhoria em comparação com quando a Maersk encomendou oito navios com a mesma tecnologia no ano passado.

Os seis navios de 17 mil TEUs devem ser entregues em 2025 e navegarão sob a bandeira da Dinamarca. Todos eles fazem parte do programa contínuo de renovação de frota da Maersk, com motores bicombustíveis capazes de operar com metanol verde, e substituirão uma quantidade igual de capacidade. Quando todos os 19 navios encomendados forem implantados e substituírem os navios mais antigos, eles gerarão uma economia anual de emissões de cerca de 2,3 milhões de toneladas. Perfil – Maersk — A.P. Moller - Maersk é uma empresa de logística integrada que trabalha para conectar e simplificar as cadeias de suprimentos de seus clientes. Como líder global em serviços de transporte, a empresa opera em 130 países e emprega mais de 100 mil pessoas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira