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06/10/2022 - 08:57

Você sabe o que é Marketing?


Marketing estratégico é uma das palavras que mais assustam os empresários. Lembro-me de uma cliente de Coaching Empresarial, em uma das primeiras conversas, ela me perguntou: Valdez, me explica pelo amor de Deus, o que é Marketing?

Sua dúvida é justificada, haja visto o que fala um dos maiores gurus do assunto sobre o tema: Demora dias para se aprender marketing. Infelizmente, leva-se uma vida inteira para ser um mestre.

- Phillip Kotler — A cada dia, novas estratégias de vendas pela internet surgem para potencializar campanhas de marketing. Se fala de social mídia, lançamentos, produtos em modo perpétuo na internet, Adwords etc.

Tudo isso é um sonho para quem domina o universo do marketing moderno, mas um pesadelo para quem está dando os primeiros passos.

Se você se encaixa na segunda opção, entenda que antes de dominar táticas específicas, é importante conhecer e dominar a visão geral sobre o tema.

Phillip Kotler, um grande guru do marketing, ficou conhecido por difundir um simples modelo sobre marketing estratégico que é capaz de desmitificar muita coisa e ajudar você a ter uma visão global sobre o tema. O modelo se chama 4Ps e compõe os seguintes elementos:

1. Produto — É o produto ou serviço que é oferecido no mercado. É importante ter em mente suas características e diferenciais competitivos, além dos reais benefícios que promovem aos clientes.

Analisar, melhorar e inserir novos produtos e serviços ao mercado é algo que deve estar sempre em evidência no foco de um dono de negócio.

2. Preço — Definir uma estratégia de preço atrativa também faz parte do planejamento do Marketing. Nesse sentido, diferente da crença popular nem sempre o mais barato é o que garante o sucesso comercial.

Uma estratégia de preço eficaz leva em consideração o posicionamento do produto e sua relação estratégica com os concorrentes.

3. Praça — A praça está relacionada aos locais e formas com que a empresa irá disponibilizar os produtos e serviços ao público, ou seja, onde o cliente irá achar e comprar algo da empresa.

Explorar novas praças de maneira inteligente é algo crucial para a efetividade de ações comerciais. Hoje as mídias sociais são exemplos de praças importantes e de grande destaque em estratégias de marketing.

4. Promoção— São todas as atividades de comunicação, publicidade, tráfego e todo o processo de vendas.

É interessante observar que, em muitas empresas, somente a promoção é levada em conta ao se elaborar uma estratégia de marketing.

Na verdade, todos os elementos devem trabalhar em conjunto, de maneira estruturada e inteligente.

Por exemplo, a melhor equipe de vendas terá dificuldade de vender um produto de baixa qualidade, principalmente se a empresa estiver posicionada como um produto premium, simplesmente não faz sentido.

Por mais que pareça obvio, empresas renomadas no mercado cometem erros como o mencionado acima por não pensar o marketing de forma estratégia e abrangente.

Nesse momento, vou te convidar a parar e refletir por um minuto no marketing de seu negócio, se pergunte: Sua estratégia de preço está corrente com o valor do seu produto?

Quais novas praças sua empresa deveria conquistar?

Quais as estratégias de promoção e vendas você deveria adotar?

Pensar estrategicamente sobre o marketing de sua empresa é uma das atividades mais importantes de um empresário, principalmente para pequenas e médias empresas.

Por fim, respondendo à pergunta inicial (o que é marketing?), uma conclusão que se pode tirar é a seguinte: Marketing não se trata de truques ou enganação, e sim de um processo de satisfação de necessidades, desejos e anseios.

Se você leu até aqui, torço para que tenha se inspirado a tomar ações decisivas em relação ao marketing do seu negócio.

. Por: Valdez Monterazo, Coach Executivo, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas. | https://valdezmonterazo.com.br

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