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14/10/2022 - 09:56

Com apoio da ApexBrasil, exportações do mercado pet brasileiro cresce 600%


Por meio do projeto setorial Pet Brasil, 68 empresas brasileiras exportam para 192 países. A iniciativa é desenvolvida desde 2005, pela Agência em parceria com o Instituto Pet Brasil.

No ‘Dia Mundial dos Animais’, celebrado no dia 04 de outubro (terça-feira ), chama a atenção o crescimento da busca por animais domésticos, conhecidos pelo termo em inglês “pets”, bem como da preocupação da sociedade com a saúde e a qualidade de vida destes bichinhos de estimação. No Brasil, o setor de itens de alimentação, higiene e saúde para os pets gera cerca de três milhões empregos, e, em 2021, aumentou seu faturamento em 27%, o equivalente a R$ 51,7 bilhões. Além disso, a produção nacional conquista cada vez mais compradores internacionais: suas exportações, apoiadas pelo projeto Pet Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Instituto Pet Brasil (IPB), cresceram 600% desde 2005.

Quando o Pet Brasil surgiu, através de convênio firmado em maio de 2005 entre ApexBrasil e Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor brasileiro exportava para 150 países, gerando receita de US$ 68,2 milhões. Em 2021, as exportações chegaram a 192 países e somaram US$ 412,6 milhões, com projeção de que neste ano atinjam US$ 495,1 milhões.

— O projeto começou com menos de dez empresas. Hoje, já somamos 68, das quais 20 são exportadoras. Temos previsão de, ainda esse ano, ultrapassar a média de 70 integrantes no Pet Brasil, porque é um segmento que está em considerável expansão. Prova disso é que no ano passado, o valor total exportado pelas empresas apoiadas diretamente pelo projeto foi de US$ 39,98 milhões, uma alta de 20,2% em relação a 2020 — conta um dos idealizadores do projeto e membro do Conselho Consultivo do IPB, Edson Galvão de França.

O projeto constitui-se de ações comerciais, de fortalecimento dos produtos brasileiros em outros países. As principais estratégias de promoção comercial do Pet Brasil são organização de rodadas de negócios com possíveis compradores externos e a participação das marcas brasileiras nos principais eventos internacionais do setor.

Além da participação em eventos exclusivos, participantes do Pet Brasil têm benefícios como o chão de feira, coordenação da montagem do estande e coordenação do evento. Em maio deste ano, por exemplo, o projeto viabilizou a participação de empresas brasileiras na Interzoo, em Nurembergue (Alemanha), que é considerada a maior feira da indústria pet em todo o mundo. E em março, o Pet Brasil organizou uma rodada de negócios com compradores do Chile, em julho, com negociações que devem gerar US$ 180 mil dentro de um ano.

A empresa AnimallTAG, com sede em São Carlos (São Paulo), é umas das que integram o Pet Brasil. Eles desenvolvem soluções tecnológicas para identificação e pesagem de animais e, segundo o CEO Carlos Machado, sua participação nos eventos do projeto setorial foi um divisor de águas tanto na qualidade do produto quanto em seu posicionamento internacional.

— Exportamos para 38 países e eu atribuo muito dessas vendas internacionais às ações do projeto. Nas feiras, quase sempre fechamos novos negócios. Um exemplo disso é o passo que estamos dando rumo aos Estados Unidos, com uma nova marca focada no mercado de lá. Conhecemos o investidor desse projeto em uma feira na Alemanha, em que nossa participação foi viabilizada pelo Pet Brasil — diz Machado.

Com a finalidade de capacitar ainda mais as empresas, o Pet Brasil contará em breve com uma plataforma B2B que visa estimular o relacionamento entre players exclusivamente internacionais. —Pretendemos utilizar a tecnologia para ampliar nosso potencial. Será uma plataforma inédita e, além disso, teremos Sala Vip para exposição de catálogo virtual, salão virtual para realização de eventos, entre outros — acrescenta França. Para integrar as ações da ApexBrasil com o IPB, empresas brasileiras interessadas podem manifestar-se preenchendo formulário no endereço: https://bit.ly/3Npq1Ww

América Latina e novos mercados — Os dez principais destinos de 2021 dos produtos nacionais do segmento foram Chile, Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Colômbia, Uruguai, Bolívia, Peru, México e Equador. Nos seis primeiros meses deste ano, os países da América Latina foram os principais destinos, liderados por Argentina, Chile e Colômbia, e também foram expressivas as vendas para os Estados Unidos.

Para ampliar as exportações do setor, que ainda é dominado pelos Estados Unidos, o foco do Pet Brasil está voltado justamente para aumentar essa presença nos países latinos. —Buscamos aumentar a nossa participação em mercados da América do Sul e capacitar as empresas para passarem a fazer negócios internacionais ou ampliá-los em mercados que ainda são pouco conhecidos no Brasil. Destacam-se Emirados Árabes Unidos, China e Índia, que possuem um grande potencial consumidor, com perspectivas de crescimento, e que ainda precisam ser melhor compreendidos e trabalhados pelas empresas brasileiras— explica o analista da gerência de Agronegócios da ApexBrasil, Cassio Akahoshi.

Instituto Pet Brasil — O Instituto Pet Brasil (IPB) nasceu em 2013 para estimular o desenvolvimento do setor Pet, composto pelos pilares criação, produtos e serviços para animais de estimação. A entidade lidera projetos de fomento ao conhecimento, ao empreendedorismo e à inovação, com o objetivo de profissionalizar toda a cadeia pet.

ApexBrasil — A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

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