Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/10/2022 - 10:22

Algar Telecom inaugura terceira usina fotovoltaica


Localizada em Bela Vista de Goiás (GO), unidade faz parte do plano da companhia no fortalecimento da matriz energética para redução da emissão de gases de efeito estufa.

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, está colocando em funcionamento sua terceira usina fotovoltaica, desta vez em Bela Vista de Goiás, município do estado de Goiás. Nomeada de UFV Bela Vista, a unidade atenderá o consumo da companhia na região e ampliará a matriz elétrica de energia renovável para reduzir, ainda mais, a emissão de gases de efeito estufa da companhia. A empresa parceira na iniciativa é a Athon Energia, que será responsável pela operação e manutenção do ativo.

O compromisso com a sustentabilidade, junto com fatores como o aumento das tarifas de energia elétrica e a redução no preço da energia solar ao longo da última década, vem estimulando os investimentos da Algar Telecom na geração fotovoltaica. A empresa decidiu começar a trabalhar com matriz elétrica própria em 2011, após um diagnóstico da área de governança climática, que verificou que a principal fonte de emissão de gases poluentes era fruto do consumo de energia. Em 2013, a companhia passou a gerar energia solar fotovoltaica, com 28 painéis na região de Uberlândia (MG). Em 2018, a inaugurou a primeira usina para autogeração, Capim Branco I, seguida pela Capim Branco II, em 2020.

— Com as usinas existentes no estado de Minas Gerais, já conseguimos atender praticamente 100% do consumo na área de concessão da distribuidora CEMIG. Como próximo passo, identificamos a necessidade e oportunidade de expandir o mesmo modelo para outras regiões do Brasil onde atuamos, começando por Goiás, na concessão da distribuidora ENEL GO — explica Luis Lima, vice-presidente de Tecnologia e Evolução Digital.

A UFV Bela Vista já está em operação e, além de ser totalmente alinhada à jornada ESG da empresa, ainda proporcionará ganhos financeiros com a redução dos custos com energia elétrica. Sua capacidade de geração será direcionada para os créditos de energia da Algar Telecom, trazendo um ganho líquido de 12,5% nos gastos com energia daquela região e fortalecendo a matriz energética.

A nova fazenda solar tem 0,603 MWp de potência, ocupa uma área de 1,5 hectares e conta com 1.800 painéis fotovoltaicos. Considerando um consumo médio brasileiro de 165,1 kWh/mês (segundo o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2021 da EPE - Empresa de Pesquisa Energética), a unidade tem capacidade de geração equivalente ao atendimento de 612 residências.

— Ao longo dos anos, temos caminhado para a transição da matriz energética, tendo sido a primeira operadora a ter um site de telecomunicações do Brasil com energia fotovoltaica conectada à rede elétrica. Mesmo com o crescimento da companhia e expansão da nossa rede, todas as nossas iniciativas e investimentos em eficiência resultaram na redução do consumo de energia de 55.851 MWh, em 2020, para 54.977 MWh, em 2021 —complementa o executivo.

Matriz elétrica 100% renovável — Em junho deste ano, a Algar Telecom anunciou que alcançou a meta de ter 100% da sua matriz elétrica renovável. A conquista é reflexo do investimento da companhia nas usinas fotovoltaicas próprias, além da aquisição de fontes incentivadas do mercado livre e de certificados internacionais de energia renovável (I-RECs).

— A energia elétrica de qualidade é insumo essencial e insubstituível para garantir a estabilidade e segurança das nossas operações. Devido a sua relevância e potencial impacto ambiental, norteamos a gestão da energia em duas frentes de atuação: transição da matriz elétrica para fontes renováveis e eficiência energética, ambas com foco na redução de emissões de CO2— conclui Lima.

No ano passado, a empresa também investiu na modernização de equipamentos de climatização, reduzindo o consumo de energia por meio da substituição dos aparelhos de ar-condicionado para modelos mais eficientes, com a troca daqueles que utilizam o gás R22, mais prejudicial para a camada de ozônio. Também foi realizado o monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica dos escritórios e prédios, permitindo identificar oportunidades de otimização do consumo e aumentar a eficiência.

A modernização das redes com o atendimento aos clientes por fibra óptica tem proporcionado reduções significativas no consumo de energia. Com estes projetos, em 2021, a empresa deixou de consumir aproximadamente 600 MWh/ano e atualmente 97% dos clientes banda larga já são atendidos por fibra na sua área de concessão.

Algar Telecom — A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de Telecom e TI para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A companhia oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celular de qualidade, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.

Com 68 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de mais de 119 mil km de fibra óptica que serve, atualmente, mais de 372 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal. Para todos esses locais, a empresa investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.

Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar Telecom se compromete com as melhores práticas de governança corporativa. São mais de 4,5 mil associados - como são chamados os colaboradores da empresa -, comprometidos em manter um relacionamento próximo com seus clientes e alta qualidade na prestação de serviços, com práticas sustentáveis e inovadoras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira