Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/10/2022 - 10:32

Termomecanica impulsiona Programa Jovem Aprendiz

Para promover a inclusão social de jovens e adolescentes no mercado de trabalho. Ação faz parte do compromisso social da companhia, que visa corroborar para o desenvolvimento econômico, educacional e profissional da região de São Bernardo do Campo e do ABC (SP). Ao todo 93 aprendizes farão parte da equipe da empresa em 2023

A Termomecanica, empresa líder nacional na transformação de Cobre e suas ligas, em parceria com a Fundação Salvador Arena, acaba de realizar a 11ª edição do processo seletivo para o programa Jovem Aprendiz, para ocupar 93 vagas em 2023. As atividades serão presenciais, com início em fevereiro do próximo ano e contrato de 11 meses.

A ação faz parte da tradição da Termomecanica na criação de novos talentos para o mercado de trabalho. Atualmente, a companhia conta com 85 aprendizes atuantes. Nos últimos anos, o programa registrou a participação de 639 jovens, dos quais 234 foram efetivados, o que corresponde a um percentual superior a 36%.

De acordo com o diretor -geral da Termomecanica, Luiz Henrique Caveagna, o programa é uma importante oportunidade para impulsionar a qualificação profissional, e a capacitação da mão de obra para o mercado, visando à formação cidadã. “Nosso principal objetivo é contribuir para a inclusão social de jovens e adolescentes, oferecendo oportunidades de aprendizagem teórica e prática para iniciarem sua carreira profissional, acelerando a formação no primeiro emprego e o tornando competitivo no mercado de trabalho”, explica.

Programa Jovem Aprendiz 2023 — Para a edição de 2023, mais de 639 jovens realizaram as inscrições, até julho, seguindo os requisitos de terem nascido entre janeiro de 2000 e dezembro de 2005, contar com renda familiar comprovada de até 1,5 salário-mínimo por pessoa, e não terem sido aprendizes anteriormente.

Os jovens atuarão de segunda à sexta-feira, cumprindo carga horária total de 7 horas por dia, necessitando da disponibilidade das 7h às 17h. Além da remuneração, os aprendizes recebem uma série de benefícios, como assistências médica e odontológica; auxílios farmácia e fretado; vale-transporte e seguro de vida, bem como restaurante interno e vale-alimentação.

As atividades são divididas em operacionais e administrativas, seguindo as demandas pertinentes de cada área da empresa. Para o setor operacional, incluem as áreas de Vergalhão de Alumínio; Linha Tubos de Alumínio; Linha Barramentos de Alumínio; Controle da Qualidade; Escolha e Recebimento de Metais; Grafite; Konform; Laminados; Logística; Matrizaria; Serra Prensa; Trefila Rotativa; Trefila Tubos; Trefila Vergalhão; Tubos e Usinagem de Casquilho.

Entre as atividades administrativas estão Administração de Pessoal; Administração de Vendas; Almoxarifado; Benefícios; Contabilidade; Crédito; Escolha e Recebimento de Metais; Exportação; Financeiro; Fiscal; Garantia da Qualidade; Infraestrutura de TI; Jurídico; Laboratório; Logística; Marketing; Meio Ambiente; Segurança do Trabalho; Treinamento e Desenvolvimento.

Comprometimento com a formação profissional — Durante o processo seletivo, os jovens passaram por uma etapa teórica no Colégio Engenheiro Salvador Arena, cumprindo o total de 400 horas, que englobam atividades com conteúdos programáticos. Já a fase prática é realizada na empresa Termomecanica, dividida pelos diversos setores da companhia.

Além disso, os aprendizes realizam treinamentos de NR12 (máquinas e equipamentos) e NR11 (paleteira e talha elétrica/ponte rolante) cumprindo o total de 30 horas, cursos teóricos de “Alimentador de linha de produção”, com noções de Metalurgia e Metrologia, com total de 30 horas, e de “Auxiliar de escritório”, com noções de informática básica, totalizando 20 horas.

O programa faz parte do compromisso da Termomecanica para o desenvolvimento social, econômico e educacional da região do ABC Paulista e de São Bernardo do Campo, cidade que no primeiro semestre liderou a criação de empregos e renda no ABC. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, entre janeiro e junho de 2022, o município gerou 7.019 vagas formais de empregos com carteira assinada.

Para Caveagna, o programa gera benefícios tanto para o progresso da companhia, quanto para o desenvolvimento social. —Ao mesmo tempo em que o jovem aprendiz contribui para o avanço da Termomecanica, seja para estratégias de contratação futura, resultados econômicos e gestão de conhecimento, o programa é uma importante iniciativa para geração de empregos, fomento da educação corporativa e, consequentemente, para a transformação social — finaliza.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira