Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Investimentos em Minas Gerais priorizam Belo Horizonte, Circuito da Canastra, Serra do Cipó e Diamantina para fomentar o turismo


O incremento dos investimentos em infra-estrutura, promoção e qualificação será prioridade do Ministério do Turismo durante os próximos quatro anos, de acordo com o ministro do Turismo, Mares Guia.

"Uma de nossas prioridades será a introdução dos investimentos de forma harmônica, para que destinos consagrados possam receber cada vez mais turistas e que eles fiquem satisfeitos", diz o ministro. Além dos investimentos diretos, o MTur espera um aumento considerável das emendas parlamentares para o turismo, já que os deputados e senadores começam a despertar para a importância dos investimentos no setor.

Em 2007, o Ministério do Turismo terá R$ 703,05 milhões no Orçamento Geral da União. Caso o valor das emendas seja equivalente ao de 2006, quando chegou a R$ 830,9 milhões, o MTur poderá contar, em 2007, com recursos de, pelo menos, R$1,534 bilhão. "Este valor representaria o maior orçamento da história do turismo no país", ressalta o ministro.

Durante a gestão 2003-2006, o MTur identificou 87 roteiros em todo o país, que contemplam 116 regiões turísticas e 474 municípios. Em Minas Gerais, três roteiros terão prioridade. São eles o Circuito da Serra da Canastra, o roteiro Serra do Cipó-Diamantes e o Caminhos Reais nas Grutas e Cidades Históricas, envolvendo os municípios de Cordisburgo (Gruta de Maquiné), Sete Lagoas, Belo Horizonte, Santa Luzia, Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Tiradentes e São João del Rei.

Teleférico no Parque das Mangabeiras - Entre as ações previstas em Belo Horizonteestá a construção de um teleférico entre a Praça das Águas, no Parque das Mangabeiras, e o Pico Belo Horizonte, na Serra do Curral, com uma estação intermediária. Serão executadas obras de infra-estrutura no paredão da Serra do Curral para implantação de trilhas, mirantes, guaritas, sistema de proteção e monitoramento da mata. O conjunto da obra está orçado em R$ 1,8 milhão.

Também existem estudos para a implantação do Ônibus Turístico "BH Tours", que prestaria serviço público para transporte regular de turistas por ônibus especiais, e o retorno do Barco Turístico, com um serviço público para transporte regular de turistas em barco especial na Lagoa da Pampulha.

O plano estipula ainda a construção de um centro de convenções no Complexo Turístico da Praça da Estação, com estacionamento coberto, a recuperação do casario histórico do Bairro Floresta e a criação de um Centro Turístico e Cultural no Bairro de Santa Tereza. Outra ação seria a construção de um terminal turístico na avenida Governador Israel Pinheiro. O prédio teria sala de recepção ao turista, centro de convenções, restaurantes, estacionamento para ônibus e vãs e lojas de artesanatos.

Circuito da Canastra terá mais recursos em 2007 - O maior volume de recursos, no entanto, deverá beneficiar o "Caminhos da Canastra", que congrega os municípios de Araxá (São João da Serra da Canastra), Tapira, Sacramento (Desemboque) e São Roque de Minas. São diversas obras de infra-estrutura, como a pavimentação da BR-146, no trecho de Tapira a São João Batista do Glória, num total de 180 km. Esta ação tem prioridade alta.

Também está prevista a criação de trecho de ferrovia para tráfego de trem turístico para passageiros entre Araxá e o distrito de Itaipu, projeto elaborado pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. As estações ferroviárias do Roteiro Caminhos da Canastra, entre elas as de Cipó e Jaguará, passarão por reformas.

Outra ação na região é a pavimentação da Estrada Ecológica do Parque Nacional da Serra da Canastra, com asfaltamento de trecho que liga os municípios de Sacramento e Delfinópolis, passando pela região de Sete Voltas, num total de 140 km. Está garantida a manutenção da estrada de terra feita pelos municípios, num trecho que contempla acessos aos povoados de Desemboque, Pinheiros, Jaguarinha, Quenta-Sol, Santa Bárbara, Sete Voltas e Santa Maria.

Outra obra é a construção de Centro de Informações Turísticas e de um portal de entrada para a região do Circuito da Canastra e dos portais nas cidades de Sacramento, Araxá e Tapira. O projeto arquitetônico foi elaborado pela Associação do Circuito da Canastra e pelo Sebrae. Este projeto será executado em parceria com os municípios do Circuito e atenderá à necessidade da região de ter centros de informações aos turistas. Também servirá de portal de entrada aos principais acessos interestaduais para a região do Circuito Turístico da Canastra e o Roteiro Turístico Caminhos da Canastra.

Finalmente, está prevista a reforma e implantação de melhorias no centro de eventos Expominas-Araxá, um centro de eventos pertencente ao Estado e administrado pela Codemig, com área de 5.000 m². As intervenções atingirão a estrutura física de galpões, a reestruturação da iluminação, da estrutura de eventos e da acústica.

A questão do saneamento também está prevista, com o tratamento de esgotos da cidade de São Roque de Minas, distrito de São José do Barreiro, do distrito de São João da Serra da Canastra e do Povoado de Sete Voltas, em Sacramento. Aação abrangerá localidades que são banhadas pelo rio São Francisco, em distritos que são povoados por uma média de 100 famílias, além da cidade de São Roque de Minas, com 6.000 habitantes.

Os atrativos do Parque Nacional da Serra da Canastra - municípios com área no Parque Nacional (Sacramento, São Roque de Minas, Tapira, São João Batista do Glória e Delfinópolis) - serão estruturados. Um dos destaques é o mirante na Cachoeira Casca D’Anta, primeira queda do Rio São Francisco, com 186 metrosde altura. Haverá quiosques com banheiros na parte alta da Casca D’anta, com a estruturação das portarias de entrada para o parque incluindo a Portaria 3 de Sacramento e o Centro de visitantes. Os projetos foram elaborados pelo Ibama e pela diretoria do Parque Nacional da Serra da Canastra.

Ainda existe a previsão de recuperação e revitalização da Gruta dos Palhares, em Sacramento. Serãofeitas melhorias na estrutura do parque da gruta, como a elaboração do Plano de Manejo da Caverna, a construção de cento de estudos e informações turísticas e a construção de ambulatório para primeiros socorros.

Serra do Cipó e Diamantina - Já o roteiro Serra do Cipó a Diamantes - Montanhas, Flores e Cachoeiras da Estrada Real - envolve os municípios de Santana do Riacho, Jaboticatubas, Serro, Diamantina e Conceição do Mato Dentro. As ações de infra-estrutura prevêem a construção de portais com centro de Informações Turísticas e de pórticos nas principais vias de acesso ao roteiro. Entre elas está a rodovia MG-10, na altura do Rio das Velhas (Jaboticatubas).

A questão do lixo ganhará atenção especial, com projeto de gestão integrada pelos municípios, visando à implantação da coleta seletiva. Serão realizados estudos para identificar como é feita a deposição dos resíduos sólidos nos municípios, considerado um dos aspectos críticos nos pólos de turismo regionais do roteiro. A segurança também está contemplada com a previsão de se criar uma rede entre os estabelecimentos do roteiro e as polícias Civil e Militar. Será incentivada a criação de Grupos Voluntários de Busca e Salvamento (GVBS) e de Associações de Condutores Ambientais e Montanhistas do Circuito Serra do Cipó. Todos serão dotados de estrutura de comunicação através de rádios e repetidoras.

Neste roteiro, o turista demanda uma estrutura de saúde mais completa e moderna do que a atual. Sendo o turismo de aventura um dos mais procurados, é imprescindível a criação de tal estrutura. O objetivo é dotar a região de SAMU, resgate aéreo de prontidão, ambulatórios, hospitais e centros de emergência bem montados e com profissionais competentes.Também está prevista a dotação de uma estrutura de segurança pública integrada ao longo do roteiro, semelhante ao já existente no trecho Diamantina-Serro.

É considerado prioridade alta o asfaltamento das principais vias de acesso aos atrativos turísticos. Entre os principais trechos estão: Bom Jesus-Ipoema, Ipoema-Itambé do Mato Dentro, Itambé do Mato Dentro-Morro do Pilar, Morro do Pilar-MG-10, MG10-Santana do Riacho, Santana do Riacho-Lapinha (calçamento), Conceição do Mato Dentro-Serro, Conceição do Mato Dentro-Tabuleiro (calçamento), BR-262-Jaboticatubas (MG-10) e Serro-Diamantina (via Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras). Alguns desses trechos já estão com convênios assinados, mas é importante que haja uma priorização.

Finalmente, o Ministério do Turismo tem como meta construir centros de eventos e convenções regionais no distrito da Serra do Cipó e em Diamantina, aproveitando a infra-estrutura hoteleira já implantada. Hoje, a Serra do Cipó conta com 2.000 leitos e Diamantina conta com 1.500 leitos.| Por: AE

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira