Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Minas Gerais quer estreitar parceria com governo federal para aumentar a presença de turistas de outros locais em território mineiro

A secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond adota discurso semelhante ao do Ministro do Turismo Mares Guia. "Temos grandes executivos mineiros dentro do Ministério - o próprio ministro e especialistas do turismo no Brasil. Eles conhecem o nosso potencial e gostam da nossa terra. Nosso ministro é apaixonado por Minas e sabe a riqueza que nós temos", afirmou. Segundo ela, o plano de ação estadual estará alinhado ao Plano Nacional de Turismo, definido pelo Conselho Nacional de Turismo. O anúncio foi feito dia 18 de janeiro, durante a primeira reunião do Fórum Estadual de Turismo presidida por ela.

Na ocasião, Érica Drummond apresentou as propostas de estruturação do turismo em Minas, pensando na atividade como fonte geradora de renda e de desenvolvimento social e econômico. "O Estado vai criar as condições para explorar ainda mais o seu potencial. Minas precisa de ser visitada, precisa ser ‘comprada’. O turista precisa pisar aqui em grande número", afirma.

Uma das ações imediatas da pasta será estimular a venda de produtos como os circuitos do Ouro, das Grutas, dos Inconfidentes e a Serra do Cipó. Érica afirma que, entre os principais planos do governo Aécio Neves até 2010, está o de recolocar Minas nas prateleiras das maiores operadoras do Brasil. "Usaremos a Casa de Minas, em São Paulo, como balcão para promover nosso Estado. Ela será uma espécie de embaixada de Minas na capital dos negócios".

Outro objetivo, segundo a secretária de Turismo, é transformar Minas em principal destino brasileiro, como foi no auge das estâncias hidrominerais e das cidades históricas, nas décadas de 40 e 50.

Entre as ações comuns, o Ministério do Turismo promete injetar recursos no desenvolvimento da infra-estrutura nos principais destinos de Minas Gerais, como a Serra da Canastra e as Cidades Históricas, a partir de Belo Horizonte. Também serão realizadas ações para qualificar a mão-de-obra receptiva e para promover o turismo no Estado. Outro plano previsto na parceria é o de criar um sistema de informações sobre a oferta e a demanda turística e a entrada de divisas.

Números de Minas - Pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo, mostra que Minas Gerais responde por 13,7% do turismo emissivo do país e 10,8% do turismo receptivo. Isso quer dizer que o Estado envia mais turistas para fora do que recebe. No total, cerca de 4,2 milhões de pessoas visitaram Minas em 2005, a lazer, negócios ou para acompanhar eventos culturais. Os mineiros respondem por 46,4% do turismo dentro do Estado. Em seguida aparecem os paulistas (34,8%), fluminenses (10%), capixabas (2,1%) e goianos (1%).

Quando se observa os Estados que mais recebem turistas mineiros, o Espírito Santo aparece em primeiro lugar em percentual: 45,4%. Em segundo os que visitam São Paulo (7,4%) e terceiros entre os que mais viajam ao Rio de Janeiro (17,5%). | Por: AE

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira