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26/10/2022 - 08:59

11ª Ficiências traz 138 trabalhos com ideias criativas de estudantes de três países


Abertura foi no dia 25 de outubro (terça-feira), e segue até o dia 28 de outubro (sexta-feira), no Hotel Golden Park, promovido por Itaipu e PTI.

Do impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens à relação entre a religiosidade e a pauta LGBT , passando por um software que ensina a jogar xadrez, vários trabalhos inovadores e criativos começaram a ser expostos na manhã do dia 25 de outubro (terça-feira), durante a abertura da 11ª Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiências), no Hotel Golden Park Internacional, em Foz do Iguaçu (PR).

A cerimônia marcou a volta do evento ao seu formato presencial, após dois anos de programação on-line. A promoção é da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), em parceria com diversas universidades — UEL, UEM, UFFS, Unila, Unicentro e UTFPR. O evento vai até sexta-feira (28), quando acontece a cerimônia de premiação dos melhores trabalhos.

— Vocês representam o futuro de três países: Brasil, Paraguai e Argentina. Estão na crista da onda, propondo ideias inovadoras, ou seja, sugerindo como fazer as coisas de forma diferente — afirmou o diretor de coordenação da Itaipu, Luiz Felipe Carbonell, lembrando que a empresa também é inovadora em suas ações, tanto na produção de energia quando no cuidado com o meio ambiente.

— Este evento faz parte da formação da educação de nossa juventude. E a educação é o ativo mais importante que temos para o desenvolvimento de uma nação”, colaborou o diretor técnico do PTI, Rafael Deitos. Segundo ele, nas dez primeiras edições da Ficiências, foram mais de 37 mil participantes, com 4.700 trabalhos inscritos e cerca de 1.300 apresentados.

Na edição de 2022, foram 138 trabalhos selecionados, com ideias inovadoras de estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico dos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, no Brasil, além de San Cristóbal, no Paraguai, e El Dorado, na Argentina.

No total, são 21 trabalhos da área de Engenharia, 28 de Ciências Humanas, 13 de Ciências Exatas e da Terra, 27 trabalhos da área de Ciências Biológicas, 13 de Ciências Agrárias, 13 da Área da Saúde e 23 trabalhos de Ciências Sociais.

É o caso, por exemplo, do estudo de Sthefany Dzindzik, 18 anos, e Fernando Inácio da Cruz Fiala, 17, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Campo Largo, que analisaram o engajamento feminino no Brasil e na Argentina. Eles avaliaram como as pautas dos coletivos Loucas de Pedra Lilás (BR), criado em 1989, e Mujeres Publicas (AR), de 2003, atuam de formas diferentes devido à realidade de cada país.

— Você vê o feminismo no Brasil mais ligado a uma pauta social, da mulher pobre e preta. Já na Argentina, é uma relação mais elitista, com demandas como os direitos reprodutivos das mulheres — afirmou Sthefany. Apesar de cursarem o ensino técnico em Eletromecânica, ela e Fernando acham importante estudar os temas sociais. —Penso em fazer faculdade de Jornalismo— afirmou Fernando.

No estande exatamente em frente ao deles, os alunos Pedro Barrotti, 16, e Lucas Massaru Koshita, 17, também do IFPR, mas do campus de Assis Chateaubriand, mostraram como a inteligência artificial pode estimular os jovens no ensino do xadrez. O protótipo traz um tabuleiro que, por meio de imãs e pequenos motores, movimenta as peças reais mostrando as melhores jogadas ou propondo uma partida com o praticante.

— Ele trabalha com diferentes níveis de dificuldade, para permitir que todos possam jogar — explicou Pedro. — Temos um clube do xadrez com jogadores de vários níveis. As pessoas preferem jogar no tabuleiro real a praticar na tela do computador— afirmou Lucas.

Além da exposição dos trabalhos, a 11ª Ficiências traz como novidade a primeira edição do Hackateens, um espaço para estudantes e professores apresentarem soluções reais, conectadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, sobre educação de qualidade. Também acontece a Ficiências Kids, que tem o objetivo de fomentar uma cultura investigativa aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental I, de Foz do Iguaçu.

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