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29/10/2022 - 08:05

Abicalçados apresenta soluções para incremento das exportações


A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) apresentou, na tarde do último dia 27 de outubro(quinta-feira), as ações do Brazilian Footwear para o primeiro semestre de 2023. Mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Brazilian Footwear realizará 17 iniciativas na primeira parte do ano, abrindo também possibilidade para apoio de projetos individualizados e prevendo a divulgação do programa Origem Sustentável em âmbito internacional.

Com uma receita total de R$ 35,4 milhões para investimentos em ações de promoção comercial e de imagem para o calçado brasileiro no exterior, o Brazilian Footwear 2022/2024 tem como mercados-alvo Colômbia, Estados Unidos, Reino Unido, França, Emirados Árabes Unidos e Coreia do Sul. Segundo a gestora do Projeto da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, o objetivo do programa é apoiar a exportação de calçados de empresas de diferentes portes, segmentos e maturidades exportadoras por meio de subsídios relevantes para a participação em ações comerciais e de reforço de imagem do produto brasileiro no exterior.

BrazilianFootwear.com — Criada em 2015, a plataforma digital BrazilianFootwear.com tem o objetivo de gerar conexões entre as calçadistas brasileiras e o mercado internacional. Aprimorado em anos recentes, o site cresceu mais de 350% em número de acessos em comparação com o último ano, sendo quase um quarto deles dos Estados Unidos. Gratuita para associados ao Programa, a plataforma conta com perfis de marcas brasileiras e fica hospedada no endereço www.brazilianfootwear.com.

BrazilianFootwear.com by Joor — É a plataforma anterior potencializada para a efetivação de negócios com o mercado internacional. Na plataforma digital, gerida pelo maior site de e-commerce B2B (business to business) do planeta, a Joor, o calçadista pode prospectar, trocar informações e fechar pedidos diretamente com o comprador internacional. Funcionando no site www.joor.com, a plataforma possui mais de 350 mil compradores de 150 países cadastrados, a maior parte deles dos Estados Unidos.

Playtime — Ação híbrida, a Playtime é uma renomada feira de moda infantil realizada de forma presencial em Paris/França, em janeiro; em Nova Iorque — juntamente com Kid´s Hub —, em fevereiro; e de forma permanente em market place. Contando com curadoria, a ação é assertiva para empresas que buscam inserção no mercado norte-americano de calçados infantis.

Magic e Project Las Vegas — Mostras que acontecem em Las Vegas, nos Estados Unidos, em fevereiro. A Magic é uma feira democrática e mais comercial, com diferentes segmentos de moda, enquanto a Project é mais focada em produtos de alto valor agregado.

Atlanta Market Shoe — A feira regional promovida pela associação de representantes comerciais do Sudeste dos Estados Unidos, tem foco em negócios, com montagens padronizadas e custos mais acessíveis do que as demais ações. Acontece em Atlanta no mês de fevereiro.

Magic NY — Ocorrendo simultaneamente à Semana de Moda de Nova Iorque, a feira é focada em moda, tanto para vestuário quanto para calçados e acessórios. O evento acontece em fevereiro.

Expo Riva Schuh — Uma das principais e mais tradicionais feiras de calçados do mundo, a Expo Riva Schuh acontece em Riva del Garda, na Itália, em janeiro. É a primeira feira internacional do calendário e tem forte apelo comercial, tanto para venda de marca própria quanto para private label — marca do cliente. Um dos pontos destacados pela Abicalçados é que a feira tem registrado uma menor participação de expositores chineses, o que tem aberto mais espaço para as marcas brasileiras.

Micam Milano — Considerada o “ponto de encontro” do setor calçadista no mundo, é a feira internacional com maior delegação de marcas verde-amarelas. A mais internacionalizada das mostras é também a maior do mundo em número de expositores e visitantes. No primeiro semestre de 2023, a feira ocorrerá em fevereiro.

Missão Colômbia — A Missão Comercial Colômbia promove a participação de marcas calçadistas brasileiras em showrooms em duas cidades colombianas no final de janeiro. O destaque da ação é o matchmaking, que cruza ofertas das calçadistas com as demandas dos lojistas locais, tornando os showrooms muito mais assertivos com relação aos negócios. Além disso, a ação contempla um seminário preparatório sobre o mercado colombiano de calçados e um evento de relacionamento com a imprensa local.

Apoio individualizado — O Brazilian Footwear possibilita que empresas associadas se inscrevam em ações individuais, de nicho, que contemplem marketing digital (para potencializar a participação de marcas brasileiras em plataformas de e-commerce em mercados específicos) e/ou a participação em eventos personalizados, tudo mediante envio de proposta que será analisada pela ApexBrasil.

Capacitação — Durante o primeiro semestre, o Brazilian Footwear promoverá três workshops destacando estratégias digitais para a internacionalização e vendas.

Influenciadores — O programa realizará, ainda, ações com influenciadores digitais dos mercados dos Estados Unidos e de países da América Latina com o objetivo de fortalecer a imagem do calçado brasileiro no exterior. As ações serão apoiadas pelos escritórios de relações públicas locais, que farão a seleção dos influenciadores com maior impacto nos respectivos mercados.

Dropshipping — O Brazilian Footwear realizará, durante o primeiro semestre, uma mentoria voltada para a potencialização das vendas via dropshipping (em canais digitais no exterior).

Origem Sustentável — Única certificação de ESG da cadeia produtiva do calçado no mundo, o Origem Sustentável reforçará sua divulgação internacional em eventos ao longo do ano. Hoje, o programa possui algumas das principais empresas da cadeia calçadista brasileira certificadas.

As empresas interessadas no apoio do Brazilian Footwear podem saber mais sobre os subsídios e ações preenchendo o formulário no endereço.

Brazilian Footwear — O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. | www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear.

ApexBrasil — A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasi. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. | https://apexbrasil.com.br.

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