Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2022 - 11:06

Exposição '20 Anos'


Apresenta obras do pintor e fotógrafo Almir Reis, uma retrospectiva de sua trajetória artística, com curadoria da Tartaglia Arte, no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro. A mostra mistura pintura e fotografia, recursos tecnológicos e arquitetônicos, a partir do dia 10 de novembro (quinta-feira), onde o espectador é convidado a fazer parte da arte.

O pintor e fotógrafo Almir Reis apresenta a exposição "20 Anos", trazendo uma retrospectiva de sua trajetória artística, baseada em uma arte plural, recursos tecnológicos e arquitetônicos, em cores ou em preto e branco, mostrando o cenário carioca, formas geométricas e as piscinas, que convidam a um mergulho em seu trabalho.

Com curadoria da Tartaglia Arte, Almir Reis exibe suas inspirações, que passam pela pop art, colagens e mix-mídia, deixando a interpretação livre para o espectador, a partir do dia 10 de novembro, no Centro Cultural Correios RJ.

A essência de seu trabalho está em uma ideia, um conceito, um impulso, concretizada nas formas distintas de apresentá-lo. Almir Reis é um artista do mundo. Nesta exposição, o espectador é convidado a mergulhar nessas viagens e a nadar pelo abstrato e pelo concreto, tornando-se parte da arte. Porque todos têm uma história a contar, seja individual ou coletiva.

— Na casa da minha avó materna havia na sala um quadro, eu frequentava a casa e ele sempre me atraía para duas coisas que amo: arte e arquitetura. Ela morava numa pequena cidade no interior da Bahia, onde fazia muito calor. Eu achava aquela imagem refrescante . Eu tinha apenas 11 anos e era o meu primeiro contato com um print do artista inglês David Hockney. Quando adulto, depois de ter maior contato com museus e galerias, já tinha ingressado nas artes através da fotografia, o que, diga-se de passagem, me abriu as portas para o mundo, onde pude, com muito amor, mostrar as paisagens lindas do nosso Brasil .

Um dia, em um museu na Europa, eu me vi diante do quadro original, onde me veio uma carga emocional muito forte ligado a minha infância . O meu subconsciente havia guardado aquela imagem em algum lugar do cérebro , que veio à tona contemplando essa obra . A partir daí, comecei a percorrer toda a inspiração do artista. Creio que todo artista surge inspirado em outros artistas , nem que seja de forma inconsciente.

Sempre fui amante da Pop Art , de colagens e da arte plural, como colagens e mix-mídia ( técnica mista ) . Sinto que essa mostra me leva a uma história da minha vida, minhas inspirações , trazendo nessa retrospectiva de 20 anos, desde o início com as fotografias do cenário carioca, um brinde ao olhar de todos, passando por geométricos , algo mais visual e matemático , e pousando nessas piscinas, algo refrescante, prazeroso e social . Tento fazer da minha arte universal, onde minhas paisagens podem significar o Rio, ou Palm Springs ou até o nordeste brasileiro, deixo a critério do espectador. Tenham um bom “ mergulho “ na minha arte"

Perfil — Almir Reis, fotógrafo e pintor, brasileiro, de São Paulo, atualmente divide o seu tempo entre o Rio de Janeiro e Lisboa.

Inquieto e criativo, adora testar novas experiências em montagens, colagens, cores e reproduções, desenvolvendo a imagem, atingindo um resultado sensível e de identidade autoral.

Iniciou o seu trabalho fotográfico em 2000. Cursou pintura no Parque Lage, Rio de Janeiro. Hoje tem em seu currículo exposições em diversas partes do mundo, como Munique, Paris, Tóquio, Buenos Aires, Washington, Paquistão, São Paulo e Rio de Janeiro.

Agora, com a série “Mergulhos“ e "Piscinas", os trabalhos que misturam pintura com fotografia Almir explora imagens e ângulos, adicionando recursos tecnológicos e arquitetônicos, provocando resultados inusitados e instigantes - inventando e reinventando.

Exposição: "20 Anos'', com Artista: Almir Reis, de 10 de novembro de 2022 a 06 de janeiro de 2023, no Centro Cultural Correios RJ - 3º andar - Salas A, 1 e 2,D de terça a sábado, das 12h às 19h, Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro – Rio de Janeiro (RJ).Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez. Classificação livre, e entrada gratuita. Realização: Tartaglia Arte e Centro Cultural Correios RJ | Instagram: @almirreisarte | www.tartagliaarte.org

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção a Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a Av. Rio Branco/Uruguaiana). Cadeirantes e limita a quantidade de visitantes, visando a não aglomeração.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira