Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2022 - 11:18

Os desafios da tecnologia na gestão pública e contábil


A tecnologia não é apenas uma opção para o setor público, é uma necessidade legítima que se impõe aos processos da administração pública e que requer do gestor atualização constante e melhor adaptação. Quando se trata da gestão dos recursos públicos, por exemplo, um bom sistema de informações deve ser o suporte dos registros contábeis e administrativos, com o objetivo de garantir maior transparência e domínio ao patrimônio público.

Atualmente, o que se percebe no setor público é que o uso da tecnologia está proporcionando cada vez mais a redução de custos, o aumento de produtividade, a abertura de novos negócios e o aumento da eficiência em vários setores. Por isso, não resta dúvida que a tecnologia tem um impacto positivo e indispensável para a gestão pública melhorando consideravelmente a rotina dos servidores permitindo que documentos e processos corram de forma mais rápida e dentro do prazo.

Em um período em que as instituições públicas se percebem com o desafio de resgatar a sua credibilidade diante da sociedade, a tecnologia e a transparência são os grandes pilares para que os governos possam fazer a diferença na vida dos cidadãos. O que está faltando é unificar todos os serviços e ferramentas oferecendo tanto para a população como para os gestores e agentes públicos, formas simples, práticas e sólidas, para que a máquina pública seja um cenário único.

Em todo setor seja público ou privado é indispensável ter um departamento contábil que entenda da gestão financeira. O que muitas pessoas não sabem é que o papel do contador vai além do auxílio prestado no pagamento de impostos. A atuação desse profissional está diretamente relacionada à criação de uma visão estratégica com foco em resultados. A contabilidade pública, “é um dos ramos mais complexos da ciência contábil, e tem por objetivo captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações orçamentárias, financeiras, patrimoniais” das entidades públicas (Kohama, 2000, p.50).

As informações contábeis são de muita importância para a gestão pública municipal, pois através delas é possível prestar esclarecimentos à sociedade e ainda estabelecer parâmetros de melhorias para o município. O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi, lista o posicionamento de estados, capitais e municípios do Brasil de acordo com os dados fiscais e contábeis encaminhados ao Siconfi.

. Por: Helbert Lopes de Macedo, Contador/Administrador, CEO da HLH Assessoria e Consultoria Ltda.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira