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12/06/2008 - 11:45

Minas 'grande presença' no Fashion Business

A moda mineira também dita as tendências no evento carioca. Com o apoio do Sebrae-MG, empresas participam do Fashion Business, evento que ocorre paralelo ao Fashion Rio, até 13 de junho. No portifólio de Minas Gerais, moda feminina, moda masculina, moda infantil, sapatos e acessórios. "Juntamos os esforços, mas sempre conservando a individualidade", explica a coordenadora do Núcleo da Moda do Sebrae-MG Denize Pinho. A moda aporta no Fashion Business pela quinta vez. Já o grupo de sapatos e acessórios faz sua estreia.

As empresas calçadistas e de acessórios são de Belo Horizonte. O grupo é formado pelas empresas Paula Bahia, Getúlio Bolsas, Covenant, Débora Germani, Celso Afonso e Luiza Barcelos. O mix é formado por calçados, bolsas, cintos, carteiras e artefatos em couro e materiais similares. Os destaques na coleção primavera/verão 2009 são os sapatos com saltos mais grossos, bolsas de franjas ou em formato de sacos (inspirados nos anos 70) e cintos com estampas de animais.

Já o grupo de confecções é representado pelas marcas Siri, Sintonia, J. Eurides, Cactus e Magathus. Elas fazem parte do grupo Divinominas, que reúne empresas de Divinópolis, a 127 quilómetros de Belo Horizonte. Para a próxima temporada, as empresas apostam nas estampas e se inspiram na natureza para compor as coleções. As tendências variam do colorido ao tradicional preto e branco. O mix vai do estilo moderno aos clássicos dos anos 70. Apesar de ser o quinto ano no Fashion Business, este é o voo solo do grupo depois da coordenação do estilista Ronaldo Fraga em outras edições.

Negócios - O trabalho do Sebrae-MG com os setores de calçados e acessórios começou este ano e tem o objetivo de ampliar o acesso das pequenas empresas do setor aos mercados interno e externo. De acordo com o Sindibolsas-MG, a indústria de bolsas e acessórios, só na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tem um faturamento anual de R$ 220 milhões. Já o setor calçadista tem faturamento de R$ 770 milhões por ano, segundo o Sindicalçados-MG.

O grupo Divinominas integra o projeto que tem como objetivo melhorar a competitividade e ampliar os negócios de micro e pequenas confecções de Divinópolis para tornar a região um dos maiores pólos de confecção do Brasil. Hoje, a região possui cerca de 1.300 empresas do setor que produzem mais de 25 milhões de peças anualmente. Na última edição do Fashion Business, em janeiro de 2008, a participação do grupo movimentou R$ 300 mil em vendas.

Entre as confecções participantes estão a Siri, Sintonia, Magathus, Confecções J Eurides, Cactus. Do setor calçadista e acessórios Celso Afonso, Getúlio Bolsas, Luiza Barcelos, Paula Bahia, Covenant e Débora Germani.

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