Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2022 - 08:00

Renault Group e Google aceleram parceria para desenvolver carro do amanhã


Renault Group e Google ampliam parceria com assinatura de novos acordos. “Software Defined Vehicle” vai unir o melhor do mundo automotivo e digital, para oferecer novos serviços sob medida e permitir atualizações contínuas nos veículos, baseando-se na parceria existente para utilização do sistema operacional Android Automotive e as tecnologias em nuvem do Google. Google passa a ser o principal fornecedor de nuvem do Renault Group; parceria iniciada em 2018 será ampliada no âmbito da transformação “Move to Cloud” do Renault Group.

O Renault Group e o Google anunciaram hoje uma nova etapa em sua parceria, com a assinatura de novos contratos para o desenvolvimento e implantação da arquitetura digital do “Software Defined Vehicle” (SDV), bem como aceleração do processo de digitalização do grupo. Por meio destes novos acordos, os dois parceiros vão desenvolver uma série de componentes de software dedicados à plataforma “Software Defined Vehicle” para o ambiente interno e externo do veículo, além de expandir as sinergias e usos em torno da estratégia “Move to Cloud” do grupo.

Iniciada em 2018, esta parceria com foco em computação em nuvem está se intensificando hoje, para criar um verdadeiro gêmeo digital (Digital Twin) com as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) mais avançadas, para facilitar tanto a integração contínua de serviços no veículo como criação de novas aplicações embarcadas (In-Car Services) e não embarcadas sob medida. No futuro, o grupo vai transformar todo seu modelo operacional para a nuvem, para aumentar a agilidade, performance e lucratividade.

— A complexidade da arquitetura eletrônica dos veículos está aumentando exponencialmente devido à sofisticação das funcionalidades e serviços desejados pelos clientes. Graças a uma plataforma de TI compartilhada, atualizações constantes e acesso racionalizado aos dados do veículo, a estratégia SDV desenvolvida em parceria com o Google vai transformar nossos carros em objetos mais tecnológicos, para atender as futuras necessidades dos clientes. Isso vai permitir aumentar o valor residual e a fidelidade ao pós-venda, que são dois fatores-chave de nossa performance financeira, contribuindo para o desenvolvimento de nosso portfólio de novos serviços. Nossa parceria estratégica com o Google vai permitir acelerar nossa transformação digital de ponta a ponta, desde a fase de desenvolvimento e produção até o lançamento no mercado, agregando valor para os nossos clientes. Com o Google, estamos indo além de uma simples parceria: são dois campeões — um do setor de softwares e outro da mobilidade — que unem suas forças para criar as tecnologias do futuro que vão mudar as regras do jogo— diz Luca de Meo, CEO Renault Group.

— Nossa parceria com o Renault Group permitiu aumentar o conforto, segurança e conectividade ao volante. Com o anúncio de hoje, o Renault Group está acelerando sua transformação digital ao se basear em nossas expertises em nuvem, IA e no sistema Android, para oferecer uma experiência segura e altamente personalizada que corresponda às evoluções das necessidades dos clientes — comenta Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet

Mais inovação a bordo dos veículos — O Renault Group e o Google estão ampliando sua parceria para desenvolver uma série de plataformas e serviços para o futuro do “Software Defined Vehicle”, principalmente com o desenvolvimento de um software embarcado para facilitar a implantação da plataforma SDV e criação de um gêmeo digital (Digital Twin) em nuvem.

Por meio desta parceria, o Renault Group poderá reduzir os custos de desenvolvimento, melhorar a eficiência, flexibilidade e rapidez do desenvolvimento de veículos, bem como agregar valor para os usuários, graças à inovação contínua de softwares.

O Renault Group vai ampliar o uso de tecnologias Google Cloud para o desenvolvimento de softwares para o SDV, permitindo melhor gerenciar a coleta e análise de dados, de forma segura e confidencial. Os primeiros exemplos de desenvolvimento incluem:

Manutenção preditiva, para melhor detectar e retificar falhas quase em tempo real, se necessário.

Experiência personalizada a bordo do veículo (In-Car Services), para se adaptar ao comportamento de condução e destinos mais utilizados, como eletropostos, etc. Modelos de seguro baseados no uso e comportamento de condução real.

Ao associar às plataformas do “Software Defined Vehicle” e de dados do veículo (Car Data Platform), a Renault poderá monitorar e analisar o uso do veículo para melhor entender os comportamentos e necessidades dos clientes, para fornecer serviços altamente personalizados e adaptados às necessidades, respeitando as normas de proteção e confidencialidade em vigor.

Renault Group se transforma em empresa de tecnologia com o Google Cloud — Com um bilhão de dados capturados diariamente em todas suas plantas industriais, linhas de produção conectadas, dados de supply chain hospedados e analisados na nuvem, o Renault Group se baseia na parceria existente há quatro anos para aumentar sua agilidade e performance operacional. Hoje, o Grupo está anunciando o Google como principal parceiro para computação em nuvem, com o objetivo de explorar suas inovações em aprendizagem de máquina e inteligência artificial, seus investimentos constantes em infraestrutura aberta e a cada dia mais sustentável, além de sua estratégia de computação segura em nuvem.

Renault Group — O Renault Group está na vanguarda de uma mobilidade que ele próprio está reinventando. Fortalecido por sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors e sua expertise única em eletrificação, o Renault Group compreende 4 marcas complementares — Renault, Dacia, Alpine e Mobilize —, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para os seus clientes. Presente em mais de 130 países, o Grupo vendeu 2,7 milhões de veículos em 2021. O Grupo emprega quase 111 mil colaboradores, que encarnam seu Propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas.

Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo Renault tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, que vai gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e uma nova gama de veículos ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040.|www.renaultgroup.com

Google — A missão do Google é organizar as informações disponíveis no mundo e torná-las acessíveis e úteis para todas as pessoas. Por meio de produtos e plataformas como Busca, Mapas, Gmail, Android, Google Play, Google Cloud, Chrome e YouTube, o papel do Google é ter propósito no dia-a-dia de bilhões de pessoas, tendo se tornado uma das empresas mais conhecidas em todo o mundo. O Google é uma subsidiária da Alphabet Inc.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira