Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2022 - 08:10

Cafeicultores brasileiros participam da cerimônia do 7º Prêmio Ernesto Illy Internacional, na Itália


Os mesmos que venceram o 31º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso. Durante a noite de premiação, em 17 de novembro (quinta-feira), em Roma, será revelada a classificação dos três vencedores brasileiros.

Os três vencedores do 31º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, que reuniu os melhores cafeicultores do país, Candido de Sordi Machado (Sul de Minas), Claudio Esteves Gutierrez (Chapada de Minas) e João Batista dos Santos (Matas de Minas) representam o Brasil na disputa do 7º Prêmio Ernesto Illy Internacional, que será realizado em 17 de novembro(Quinta-feira), em Roma, na Itália.

Na mesma noite também participam da cerimônia, os vencedores da 30ª edição do prêmio, realizado no formato virtual ainda em decorrência do período pandêmico. São eles: Agro Fonte Alta (Sul de Minas), Daniella Romano Pelosini (São Paulo) e José Marques de Araújo (Matas de Minas).

O produtor mineiro Claudio Esteves Gutierrez produz um café suave, muito apreciado em espresso, com notas marcantes de chocolate e açúcar mascavo em sua propriedade localizada na cidade de Capelinha, na Chapada de Minas.

Participando pela primeira vez da premiação, João Batista dos Santos, cuja propriedade fica em Araponga, nas Matas de Minas, ficou surpreso com possibilidade de conhecer a premiação internacional. Com um café adocicado, floral e ao mesmo tempo encorpado, o produtor começou a vender recentemente seus grãos para a illycaffè.

Já o produtor Candido de Sordi Machado, cuja propriedade fica em Muzambinho, no Sul de Minas, ficou entre os 40 finalistas em duas outras ocasiões da premiação brasileira.

Os três vencedores do 30º Prêmio Ernesto Illy (por consequência, finalistas do 6º Prêmio Internacional - EIICA) também participam da premiação, em Roma, para celebrar a conquista por seus cafés diferenciados na safra 2020-2021.

Com duas propriedades no Sul de Minas, a Agro Fonte Alta destaca-se pelo investimento constante em tecnologia de ponta. A empresa, que fornece café há mais de 15 anos para a illycaffè, foca na produção de cafés de alta qualidade, com certificações que garantem a responsabilidade socioambiental desde o grão até a xícara e possui capacidade de armazenagem superior a 120 mil sacas e processamento de 100 toneladas de café/dia.

Desde 2013, a cafeicultora Daniella Romano Pelosini, de São Paulo, tem sido presença constante na premiação, ficando entre os melhores cafés do Estado de São Paulo e, em alguns anos também do Brasil. Apesar das inúmeras conquistas, a cada ano que participa da premiação a ansiedade e emoção crescem como se estivesse concorrendo pela primeira vez.

José Marques de Araújo fornece café para a illycaffè desde 2014 e não é de hoje que sua produção é destaque na premiação. Além de campeão nacional no 30º Prêmio Ernesto Illy, a família de José já ficou entre os vencedores nacionais e regionais em várias ocasiões.

Illycaffè — A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa italiana familiar, fundada em 1933, em Trieste, e comprometida em oferecer o melhor café do mundo. A illycaffè produz um blend único 100% arábica, combinando 9 das melhores variedades do mundo, selecionadas pela illycaffè: todos os dias 8 milhões de xícaras de café illy são servidas em mais de 140 países ao redor do mundo, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios, em cafés e lojas de marca própria, e em casa. Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Em 1991, foi lançado no Brasil o "Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso" para o café espresso de qualidade. A illycaffè contribuiu para o compartilhamento do know-how, pagando aos produtores um preço premium pela melhor qualidade selecionada pela própria illycaffè. Desde 2016, com o "Ernesto Illy International Coffee Award", a empresa celebra os cafeicultores de todo o mundo que, segundo illy, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa faz parte da lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, ela reforçou seu compromisso de buscar um modelo de negócios sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o status de Società Benefit e acrescentando este compromisso em seu próprio estatuto social. Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional como B Corp, como resultado de seu compromisso de cumprir com os mais altos padrões de desempenho social e ambiental. A empresa também fundou a Universidade do Café, que tem o objetivo de compartilhar a cultura em todos os níveis, oferecendo um treinamento abrangente e prático aos cafeicultores, baristas e amantes do café. Tudo o que é "made in illy " é sobre beleza e arte, os valores fundamentais da marca, desde seu logotipo, projetado pelo artista James Rosenquist, até as xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 120 artistas internacionais. Em 2021, a empresa contava com 1305 funcionários e um faturamento de cerca de 500 milhões de euros. Há 205 lojas de marca própria em mais de 40 países pelo mundo. Em 2021, Rhone Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira