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12/06/2008 - 11:58

Pólo de Moda de Niterói: “Fornecedor de talentos para o mundo da moda”


Desde 2005, Pólo de Moda de Niterói, que antes integrava o Pólo de Moda Leste Fluminense, passou a ocupar um estande próprio dentro do Fashion Business. Tendo a frente investimentos da Firjan, realizador oficial da semana de moda do Rio de Janeiro, o Pólo de Moda de Niterói reflete o crescimento do grupo dentro da bolsa de negócios paralela ao Fashion Rio.

Três anos depois, o Pólo de Moda de Niterói apresenta, em sua edição Primavera/ Verão 2009, que acontece entre 10 e 13 de junho de 2008, as coleções das grifes Érika Facuri, moda feminina de Érika Facuri, Ganesha, acessórios de Sílvia Haddad, João Paes Leme, bolsas femininas de João Paes Leme, Rib, moda feminina de Carla Soares, Soho, de Cláudia Natal, e Zack, moda feminina de Paula Paes Leme. Embora diferentes, as coleções têm em comum o tema "Raízes", que busca a integração do corpo e da arte, expressa pela moda.

O pólo de Moda de Niterói tem como diferencial a aposta na criatividade dos designers da cidade, que agregam valor às suas coleções assinando suas próprias marcas. "Niterói se posicionou no Fashion Rio como celeiro de novos talentos lançados pelo Pólo, como o estilista Felipe Rocha, da grife Identidade, que acaba de deixar o pólo para integrar o espaço Novos Talentos", ressalta Luis Césio Caetano, coordenador do Pólo de Moda de Niterói.

Reflexo desta aposta é a parceria do Pólo de Moda de Niterói com o curso de Design de Moda da Unipli. Os estilistas do Pólo selecionarão a criação de um aluno, que ficará exposta na vitrine do estande do Pólo, durante todo o Fashion Business.

Reconhecido como a maior bolsa de negócios da moda brasileira, o Fashion Business será realizado dentro do Fashion Rio, na Marina da Glória, e apresentará a cinco mil lojistas especializados de todo o Brasil e a cerca de 100 compradores internacionais o trabalho de mais de 150 marcas do Rio de Janeiro e de outros estados.

Luana Zabot para Identidade - A coleção Primavera Verão 2009 da Identidade, que estreia no espaço "Novos Talentos" do Fashion Business apresenta os frutos da primeira parceria entre o estilista Felipe Rocha e a designer de acessórios, Luana Zabot.

Os sapatos abusam dos contrates e misturas ousadas, como o azul petróleo com laranja, plataformas com saltos marcantes e rasteiras estilo gladiador com cadarço. Alguns modelos apresentam um patchwork com cinco tonalidades diferentes, numa explosão de cores e personalidade.

Mas o hit da coleção desenvolvida por Luana Zabot para Identidade é mesmo a bolsa transformer, que contém imãs invisíveis. Como num origami essa peça pode ser montada de três diferentes maneiras, como carteira, sacola ou baguete. Em sua coleção, Luana também vem fazendo sucesso com um inusitado calçado dois em um. A sandália/bota é uma rasteira de couro envernizado que vem com um acessório de camurça, uma espécie de polaina, que ao ser preso no tornozelo a transforma numa bota. Super moderna e clássica ao mesmo tempo, ao gosto do freguês.

Luana Zabot -Uma trajetória de sucesso no mercado de acessórios - A busca por acessórios originais e confortáveis definem o trabalho da jovem estilista carioca Luana Zabot. "Busco contribuir com a moda a partir de peças diferentes, divertidas, utilitárias, mas chiques e com personalidade", ressalta. Para isso, construiu seu estilo sem medo de experimentar as misturas de materiais, texturas, cores e artesanato. A liberdade criativa de Luana, no entanto, não abre mão do compromisso com a qualidade e durabilidade das peças. "Quando se trata de bolsas e sapatos, o conforto é primordial", enfatiza a estilista.

Em uma trajetória meteórica e incomum, Luana partiu das salas de aula da faculdade de Moda para ocupar um privilegiado lugar no mercado atacadista de acessórios do país. A criação da marca que leva seu nome começou com a venda de peças exclusivas para as amigas. A boa aceitação na venda informal fez com que Luana conseguisse apoio para criar sua própria identidade e ocupar uma das lojas da Galeria 75, no prédio Santa Clara, em Copacabana, famoso por abrigar grandes nomes do atacado carioca. "Conseguimos um feito e tanto, pois a marca passou de ideia, concretização, feira e loja em menos de um ano!", comemora.

A história pessoal de Luana se confunde com a história da sua marca. Foi ainda na faculdade de moda que descobriu sua preferência por acessórios. "Na minha formatura, foi fácil de desenhar a bolsa da coleção e isso me rendeu lugar no desfile de formatura oficial da instituição. A partir de então, resolvi continuar carreira fazendo acessórios", lembra Luana, que tem em nomes como John Galliano, Chanel, Prada, Manolo Blahnik, Isabela Capeto, Walter Rodrigues e Alexandre Herchcovitch, e entre outros, sua fonte de inspiração.

O primeiro ponto de venda foi em uma feirinha em Botafogo. Em poucos meses, a clientela se mostrou fiel. No entanto, as ambições iam além dos limites da feira, logo a marca Luana Zabot inaugurava sua primeira loja em Copacabana. O público alvo da marca são mulheres antenadas, que garimpam novas lojas, novidades em geral e turistas, que buscam levar do Brasil acessórios com a marca dos trópicos. "Nossa loja conta com uma clientela fidelizada. A aceitação crescente só nos leva a crer que essa história inda terá muitas outras viradas maravilhosas".

Os próximos projetos de Luana para sua marca incluem uma parceria com a cultura. Ainda este ano, Luana iniciará seu apoio às artes cénicas, apoiando o figurino de uma peça que tem o universo feminino como tema.

O Pólo de Moda de Niterói busca as "Raízes" do ser humano - Os desejos e comportamentos de consumo estão em constante transformação, por meio da renovação cultural e das novas tecnologias de mercado. Mas a massificação industrial e o estresse do cotidiano urbano promovem uma busca cada vez maior por uma sociedade menos competitiva, mais ética, orgânica, humanística e, por que não, romântica.

Não por acaso, o imaginário coletivo delicia-se com as conquistas aventurescas de lugares exóticos, com as lendas sobre culturas distantes e até mesmo com a fantasia inocente dos contos de fadas. Como se buscasse retornar ao lugar original de sua existência, a humanidade do século XXI busca as suas raízes. Se, recentemente, o cinema de Sean Penn emocionou o mundo ao narrar a saga real de Chris Mccandless Christopher, no longa "Na natureza selvagem", o Pólo de Moda de Niterói convida a todos para desvendar sua essência na coleção Primavera- Verão 2009.

As coleções do Pólo de Moda de Niterói para o Fashion Business Ferão 2009.: Erika facuri por Erika Facuri

Mudanças climáticas, efeito estufa, desmatamento da Amazónia. O meio ambiente é, atualmente, um dos temas que mais mobilizam a humanidade. Diante deste movimento, a estilista Érika Facuri escolheu a Amazónia como tema da coleção primavera-verão 2009, que vem com forte influência étnica e, por isso, contempla diversas culturas. Os bordados, que sempre foram marca registrada de Érika Facuri, dividem espaço com modelagens diferenciadas e marcantes. A estilista realiza ainda nesta coleção um antigo sonho: o lançamento da linha Érika Facuri Kids.

Na carteia de cores, muita energia. As vibrantes, como açaí (roxo), guaraná (laranja), urucum (vermelho) e mata (verde). Diversas tonalidades de amarelo e azul são harmonizadas por tons neutros, como argila (cru), palha (tons de bege), mate (marrom), preto e branco. Formas amplas reinam com exuberância na coleção, marcada por intervenções de patchwork de cores, texturas, padrões e materiais de intenso resultado. Destaque para as pinturas à mão rebordadas, com forte influência tribal. Érika Facuri primavera -verão 2009 traz essa miscelânia de inspirações para quem valoriza o estilo ao mesmo tempo natural e exuberante da floresta. Vestidos regressam mais glamourosos e esvoaçantes, em cumprimentos hiperlongos e curtos. As saias estão bem rodadas. Calças e shorts têm cortes de influência étnica. Caftans vêm com uma releitura contemporânea.

Ganesha por Silvia Haddad - A coleção primavera-verão da Ganesha Bijou busca inspiração nas décadas passadas e nas etnias que formaram o povo brasileiro para tentar responder a pergunta como garantir o futuro sem descuidar do presente? A questão encontra respostas numa linha em que a preocupação com o meio-ambiente é evidente, através da reciclagem de vidro colorido e do trabalho artesanal e ancestral do macramé. O resultado são peças belas e criativas, que resgatam nossas raízes, além de cuidar da nossa terra e do futuro da humanidade.

SOHO por Claudia Natal - A Soho propõe para o Verão 2009 uma volta aos tempos de nossas avós, com uma coleção repleta de laços, babados e chapéus, inspirados na delicadeza das roupas de tempos atrás: modelos leves e românticos, de voai, algodão e jersey, que despertam uma sensualidade ingénua. Os comprimentos, curtos e longos, shapes secos e soltos, misturam-se aos tons neutros, com detalhes vibrantes de turquesa.

João Paes Leme, por João Paes Leme - As bolsas João Paes Leme para o Verão 2009 trazem referência aos anos 70 com mistura de cores, motivos tribais, formas e materiais inusitados com muito luxo, brilho e glamour. As máxis-bolsas dão espaço às minis e médias, mas não saem de linha. As carteiras (clutch - termo para as carteiras fashion) - em várias versões - dão um charme especial às produções mais glamourosas. João Paes Leme brinca nesse universo de tendências, usando seu estilo único e exclusivo. Baseando-se em nosso astral, servido de nossos altos e baixos e definido pelo nosso humor, o designer se deixou levar pelos nossos ânimos para criar uma coleção alegre, despreocupada, serena, imersa em cores, sempre a procura de equilíbrio.

Zack, por Paula Paes Leme - Inspiração: a música "O barquinho", de Roberto Menescal, um dos fundadores da bossa-nova. Apesar de ser capixaba, Menescal é carioca de corpo, alma e coração e sempre reverenciou a paisagem do Rio e o mar. A estilista Paula Paes Leme faz uma coleção voltada para o universo náutico criando um estilo navy casual, bem à vontade e sedutor, trazendo vestidos fluídos e florais em chifon e camisaria tricoline com mangas diferenciadas, shorts e bermudas xadrez e blusas e biquinis listrados fazendo um mix com cores primárias.

RIB, por Carla Soares - As lembranças que se misturam são de nossa infância cheia de cores e sabores e das décadas vividas recentemente por nós mesmos ou nossos pais, mas a atmosfera não é de nostalgia. O clima é romântico e de otimismo. Nada de saudosismo. Cores intensas, às vezes misturadas, aparecem em peças divertidas que são usadas com outras de aspecto desgastado como as encontradas num brechó. Como num liquidificador de tempo e estilos, vestidos cinturados e femininos convivem lado a lado com calças boca de sino e camisas que parecem emprestadas do pai, resultando em looks atuais, casuais e, sobretudo, atemporais. É para ficar na memória!

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