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10/11/2022 - 08:55

Projeto com compradores internacionais gera US$ 368 mil para calçadistas, diz Abicaçados


O Projeto Comprador Vip, realizado no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), deve gerar US$ 368 mil para empresas de calçados. Nesta edição, o projeto ocorreu durante a realização da SC Trade Show, entre 26 e 28 de outubro, em Balneário Camboriú/SC.

Reforçando a importância de o projeto alcançar diferentes polos calçadistas brasileiros, a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Carla Giordani, destaca que as compradoras dos grupos Pat Primo (Colômbia) e do Intertop (Cazaquistão) requisitaram amostras de empresas do polo catarinense. —A projeção é de que, em seis meses, sejam gerados mais de US$ 368 mil em negócios que ficaram alinhavados. Mas, mais importante do que o resultado imediato é o relacionamento que iniciou e que, certamente, terá reflexos futuros — avalia a analista.

Com mais de 400 lojas especializadas na Colômbia, o grupo Pat Primo - que reúne as marcas Pash, Pat Primo e Seven Seven - é um dos maiores do país. “A experiência foi bastante positiva, principalmente porque além de podermos ver toda a oferta de produtos, tendências e cores, visitamos algumas empresas para conhecer a estrutura produtiva do Brasil, que é muito boa. Estamos levando algumas amostras que vamos apresentar durante a semana para as gerências de todas as marcas do grupo”, conta Laura Gil, compradora do Pat Primo.

Já o grupo cazaque Intertop, que veio ao Brasil em uma parceria entre o Brazilian Footwear e o Escritório da ApexBrasil em Moscou, também levou amostras de empresas catarinenses, que devem gerar negócios para abastecer suas 25 lojas. —Nos chamou a atenção não somente a qualidade e design dos calçados brasileiros ofertados, mas também os aspectos de conforto e a flexibilidade na negociação, o que é muito importante no Cazaquistão — avalia a compradora do grupo Natalya Ogay, ressaltando que o grupo ainda não trabalha com marcas verde-amarelas, mas que deve iniciar o trabalho já na próxima estação.

Oportunidade — O gerente de exportação da Calçados Ala, Aderbal Filho, ressalta a oportunidade de participar do projeto com a Abicalçados. —Diante um cenário um tanto conturbado no mercado interno, o projeto nos trouxe mais do que resultados positivos, nos trouxe esperança de bons negócios no futuro. Uma chance dessas de fazer negócios e poder dar uma atenção especial ao importador não ocorre em nenhum outro tipo de evento — avalia o gerente, acrescentando que a visita do importador à fábrica agregou ainda mais valor à ação, permitindo conforto para negociações e conversas mais aprofundadas.

O coro é engrossado pelo representante Comercial para Ásia Central e Cáucaso da Calçados Beira Rio, Cleber Acosta Melo. — Achei o projeto muito interessante, gerando uma conexão importante com o grupo Intertop, com o qual não trabalhávamos. Estamos otimistas de que o mercado se manterá aquecido e com mais oportunidades para os fabricantes e fornecedores brasileiros no próximo ano — avalia.

SC Trade Show — Na sua 32ª edição, a SC Trade Show é uma promoção do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb). No total, mais de 100 marcas do polo calçadista catarinense expuseram seus produtos e lançaram as tendências para o outono-inverno 2023 no Expocenter, em Balneário Camboriú, no litoral catarinense. Conforme a organização, o evento recebeu, nos três dias de realização, mais de três mil lojistas e importadores.

Brazilian Footwear: — O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem.

ApexBrasil: — A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasi. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País.

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