Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2022 - 08:16

FlinkSampa: Festa Internacional do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra


Afrominuto pesquisa o escritor Mário de Andrade .

A FlinkSampa – Festa Internacional do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, realiza mais uma edição do concurso Afrominuto,  que tem por objetivo o estímulo da cultura negra, por meio audiovisual, que promova a diversidade étnico racial brasileira, seguindo a perspectiva da Lei nº 10.639/03 e Parecer CNE/CP nº 03/2004 e do Estatuto da Igualdade Racial com alunos/as de instituições públicas e privadas que tenham por objetivo promover a diversidade étnico racial brasileira e o combate ao racismo.

Nesta edição o Afrominuto irá trabalhar a vida e obras de Mário de Andrade, patrono da 10ª FlinkSampa. 

Esta iniciativa visa incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo em instituições de ensino. Desta forma, valoriza a Educação para as Relações Étnico-Raciais a partir do proposto pela Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira na Educação Básica. Neste estão estabelecidas as Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais.

Laçamento ‘A Última Trincheira da Escravidão’ — O senador Cristovam Buarque lançará seu último livro A Última Trincheira da Escravidão — Dez dias que ainda não terminaram, pela editora UniPalmares, no dia 19 de novembro, na 10ª edição da FlinkSampa — Festa Internacional do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra.

— A Lei Áurea soltou os escravos, mas não os libertou, porque não lhes deu o mapa para caminharem em liberdade. Por 100 anos, o Brasil negou escola aos ex-escravos e a seus descendentes. Até hoje, o sistema educacional brasileiro oferece escola senzala ou escola casa grande, conforme a classe social do aluno. Nesta desigualdade está a trincheira que mantém a escravidão até os dias de hoje — diz o autor.

A mesa de debates contará com mediação da escritora e curadora literária, Guiomar de Grammont e com Acácio Jacinto, diretor do Canal Futura, no dia 19 de novembro de 2022 (sábado),às 14 horas, na Universidade Zumbi dos Palmares (UniPalmares), Av. Santos Dumont, 843 –Ponte Pequena, São Paulo (SP), — dentro do Centro Esportivo Tietê.

MC Soffia faz show gratuito na entrega do prêmio afrominuto — A cantora MC Soffia fará um grande show na abertura de entrega do prêmio Afrominuto, que faz parte da FlinkSampa – Festa Internacional do Conhecimento, Cultura e Literatura. Nesta edição o Afrominuto irá trabalhar a vida e obras de Mário de Andrade, patrono da 10ª FlinkSampa, no dia 128 de novembro (sexta-feira), às 13 horas, na Universidade Zumbi dos Palmares (UniPalmares), Av. Santos Dumont, 843 –Bom Retiro São Paulo (SP).

Soffia Gomes da Rocha Gregório Correia, conhecida internacionalmente por seu nome artístico MC Soffia, é um dos principais nomes da nova geração do Hip Hop nacional. Filha e neta de produtores culturais militantes do movimento negro de São Paulo frequentou desde bebê o mundo da política negra e das artes e começou a elaboras suas próprias composições. Comprometida com a própria educação, os estudos sempre foram priorizados em sua vida, ao mesmo tempo em que construía sua intensa trajetória política e cultural, a mesma que inspira crianças e jovens periféricos que enxergam no rap a oportunidade de elaborar outra sociedade, longe das desigualdades que estruturam suas relações políticas e sociais.

Graça Machel participa da Semana da Consciencia na Universidade Zumbi dos Palmares — Graça Machel, uma das cem mulheres mais influentes do mundo segundo a revista Times, chega ao Brasil exclusivamente para participar dos eventos da Consciencia Negra realizados pela Universidade Zumbi dos Palmares neste mês. Ela fará a abertura do 2º Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial, evento que reunirá mais de 50 presidentes de empresas para discutir questões e construírem consensos e soluções para enfrentamento e combate ao racismo e à discriminação no ambiente corporativo. No dia 21 de novembro, Graça Machel receberá o Troféu Raça Negra, em sua 20ª edição e que este ano é especial, premiando 20 mulheres negras e não negras, que contribuem para a inclusão do negro no Brasil e no mundo. Graça Machel já participou do Troféu Raça Negra, recebendo em nome de seu marido, Nelson Mandela, o troféu in memorian quando do aniversário de morte de um ano do ativista sul-africano. Em sua primeira visita à Universidade, Graça Machel disse: “Vim do outro lado, da África, para reivindicar Zumbi dos Palmares como meu herói. Ele não é só herói dos brasileiros, mas também de todos os negros de qualquer canto do mundo, de toda a humanidade, de todos aqueles que prezam e respeitam a dignidade humana”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira