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11/11/2022 - 08:16

Mais de 95% das lojas físicas do Rio pretendem participar da Black Friday, diz CDLRio


Pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), mostra que é de 95% o número de lojas físicas que pretendem participar da Black Friday, 15% mais do que no ano passado. Mais de 88% dos 350 lojistas entrevistados acreditam que a promoção possa incrementar as vendas em até 8%, com oferecimento de descontos entre 30% a 50%.

Os números mostram que a Black Friday deixou de ser restrita ao e-commerce (vendas pela Internet) e também foi adotada pelas lojas físicas tanto as de rua como as de shopping. Os lojistas acreditam que eletrodomésticos, eletrônicos/informática, smartfones, moda, calçados (especialmente tênis) e artigos para casa e decoração serão os produtos mais procurados.

Segundo a pesquisa, os lojistas também estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser entre R$ 150,00 e R$ 350,00 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido do cartão de débito, PIX, dinheiro e a prazo pelo crediário.

De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro – SindilojasRio, o resultado das vendas de alguns produtos da promoção no ano passado igualou-se em vários casos às vendas natalinas e a antecipação da data também é uma forma de atrair clientes em tempos de crise.

— Numa época de dificuldade para o comércio a Black Friday pode representar uma boa ferramenta de marketing e uma excelente oportunidade para oferecer promoções. Mas, devido à proximidade com o Natal, há um certo risco de afetar as vendas de fim de ano, de tal modo que os descontos estimulem os consumidores a anteciparem suas compras das festas natalinas. Caberá a cada lojista avaliar e dosar os preços promocionais, dependendo do seu segmento e do seu público-alvo, de forma a obter bons resultados sem prejudicar o movimento nas lojas no período natalino — conclui Aldo.

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