Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/06/2008 - 09:21

Prêmio reconhece ações de empreendedorismo inovador no Brasil

O Prêmio se destina a reconhecer e homenagear iniciativas geradoras de tecnologia de ponta, projetos que promovem desenvolvimento local e empresas inovadoras de sucesso no País.

A 12ª edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador está com inscrições abertas até 14 de julho de 2008. Exclusivo na América Latina, o Prêmio é realizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e destina-se a incubadoras de empresas, parques tecnológicos e empresas inovadoras de sucesso.

Serão sete categorias: Melhor Programa de Incubação de Empreendimentos Inovadores orientados para o Desenvolvimento de Produtos Intensivos em Tecnologia (PIT); Melhor Programa de Incubação de Empreendimentos Inovadores orientados ao Desenvolvimento Local e Setorial (DLS); Melhor Parque Tecnológico / Habitat de Inovação (PTH); Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador (CEI); Melhor Empresa Incubada (EI); e Melhor Empresa Graduada (EG).

Nas categorias PIT e DLS o concurso será realizado em duas etapas, uma regional, onde serão selecionadas e premiadas cinco propostas, e outra nacional, com a escolha da campeã. Nessas categorias, que são destinadas a incubadoras de empresas de base tecnológica e do setor tradicional, respectivamente, os candidatos deverão estar operando há pelo menos três anos da data de inscrição ao prêmio, terem no mínimo cinco empresas instaladas e não terem sido premiados pela Anprotec nos três anos anteriores.

Para concorrer na categoria PTH, os parques tecnológicos têm que estar operando com no mínimo 10 empresas. Na categoria CEI, o projeto inscrito deve ter sido realizado por instituição que esteja efetivamente operando há pelo menos dois anos. E nas demais categorias, as empresas deverão estar em funcionamento há um ano, no caso da EI, e terem concluído o processo de incubação até no máximo cinco anos, no caso da EG. Para todas as categorias, os candidatos deverão ser associados à Anprotec.

Os vencedores das categorias PIT, DLS e PTH receberão como premiação o valor de R$ 2 mil; à categoria CEI reserva-se a premiação de R$ 1 mil; e para EI e EG, os vencedores receberão passagem área internacional, para viagem de estudos ou negócios.

As premiações e homenagens serão concedidas durante o XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, promovido pela parceria entre Sebrae e Anprotec, que acontecerá na cidade de Aracaju – SE, entre os dias 22 a 26 de setembro de 2008.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 14 de julho de 2008, por meio do envio do formulário eletrônico, disponível no site (www.anprotec.org.br), para o endereço da Anprotec ou para o e-mail: [email protected] .

Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, com data limite de inscrição: 14/ de julho de 2008. Para baixar o regulamento e formulários: http://www.anprotec.org.br/folder_premio. Mais informações: (61) 3202-1555

As incubadoras de empresas e parques tecnológicos - Um dos fundamentos do processo de incubação é transformar uma idéia inovadora em produto ou serviço e criar empresas preparadas para o mercado. A aplicação do conhecimento adquirido nas universidades com mestres e doutores possibilita os pesquisadores/empreendedores a implementarem, dentro das incubadoras de empresas e parques tecnológicos, soluções de produtos inovadores nunca vistos no mercado.

Hoje as 393 incubadoras possuem 2.775 empresas incubadas, 1493 empresas associadas e já lançaram ao mercado outras 1.980. Aproximadamente, 93% dos gestores dessas incubadoras afirmam que nenhuma de suas empresas faliu depois de ser lançada ao mercado.

Papel da Anprotec - Também conhecida como a Associação Brasileira de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, a Anprotec é a entidade que incentiva a geração de micro e pequenas empresas inovadoras no país, por meio de ações, projetos e programas voltados ao segmento de incubação de empresas.

Para tanto, atua em quatro frentes: capacitação, na qual mantém programas e projetos para aprimorar os processos de implantação, gestão e gerenciamento de incubadoras e parques no país, além de realizar diversos cursos, oficinas, workshops e seminários no decorrer de cada ano; articulação, por meio da consolidação de parcerias com entidades de fomento, poderes executivo e legislativo e entidades públicas e privadas de incentivo ao empreendedorismo inovador; geração de conhecimento, através da produção de publicações e realização de concursos de artigos técnico-científicos; e divulgação, por meio de ações de comunicação e marketing como revistas, publicações on-line, portais de inovação e prêmios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira