Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/11/2022 - 08:39

Vice-presidente da República é homenageado com a Medalha Tiradentes


General Hamilton Mourão, que em janeiro assume uma cadeira no Senado Federal.

O vice-presidente da República, general Antônio Hamilton Martins Mourão, recebeu, na noite do dia 10 de novembro (quinta-feira), a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Léo Vieira (PSC).

— O estado do Rio de Janeiro faz parte da história da minha vida. Ser reconhecido pelos representantes do povo do estado é uma honra. É um privilégio. Estou muito orgulhoso e emocionado. — Toda condecoração, sobretudo para um soldado como eu, representa o merecimento público e social dos atributos profissionais e pessoais. E me dá ânimo para enfrentar os desafios que vivemos nesse momento. Me sinto privilegiado pela honraria que o Parlamento me concede— disse o vice-presidente, após receber a medalha.

Mourão é natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, mas o Rio de Janeiro sempre fez parte da sua trajetória. Morou na cidade do Rio ainda criança e durante parte da adolescência, retornando aos 23 anos. — Foi uma época muito importante da minha carreira militar — lembrou o homenageado, que torce pelo Flamengo.

Mourão ingressou no Exército em fevereiro de 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras, onde foi aspirante a oficial da Arma de Artilharia. Em seguida obteve cursos de formação, de aperfeiçoamento, de altos estudos militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, além dos cursos básico paraquedista, mestre de salto e salto livre, também possui o curso de guerra na selva.

O deputado Léo Vieira destacou a atuação do general como vice-presidente da República, sobretudo sua capacidade de lidar com conflitos de forma harmoniosa. — O senhor tem não só a minha admiração, mas o senhor passou a ter a admiração de todo brasileiro pela sua forma equilibrada de conduzir a vice-presidência — disse o deputado.

Durante a vida militar, Mourão foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, cumpriu Missão de Paz em Angola e foi adido militar na Embaixada do Brasil na Venezuela. Comandou o 27° Grupo de Artilharia de Campanha em ljuí (Rio Grande do Sul), a 2ª Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira (Amazonas), e a 6ª Divisão de Exército, em Porto Alegre. — O vice-presidente da República, além de trabalhar pelo Brasil, trabalha sempre pelo estado do Rio de Janeiro. É uma pessoa de uma conduta ilibada, uma pessoa equilibrada e que é uma honra para nós, da Alerj, estar recebendo ele está noite — disse o presidente interino da Assembleia Legislativa, Jair Bittencourt (PL).

Após deixar a ativa, em fevereiro de 2018, filiou-se ao PRTB, iniciando assim sua carreira política. Nas eleições de outubro de 2018, foi eleito vice-presidente da República na chapa do presidente Jair Bolsonaro, posto que ocupa desde o dia 1° de janeiro de 2019. Nas eleições de 2022, foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul.

— Fico feliz e realizado em poder dizer que eu tenho um amigo que é vice-presidente da República. Ele é um grande amigo, um grande conselheiro e ele mostrou que tem competência, tanto que hoje está eleito senador da República — comentou Antônio Carlos, ex-presidente do PRTB no Rio de Janeiro, primeiro partido ao qual Mourão foi filiado.

A cerimônia ainda contou com a participação de autoridades públicas, militares e empresários -— dentre eles, o deputado estadual Wellington José (Podemos), o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Mello do Nascimento; o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Renato Azeredo; e os vereadores da cidade do Rio de Janeiro Luciano Vieira e Chagas Bola.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira