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13/06/2008 - 09:29

Porto do Rio de Janeiro cria novas áreas para aumentar capacidade de armazenagem


O Porto do Rio de Janeiro está criando novas áreas ao longo do cais para ampliar sua capacidade de armazenamento. O crescimento dos negócios de importação e exportação no Brasil, o aumento da produção de produtos minerais e siderúrgicos, além da crise do trigo no mercado internacional está criando uma demanda crescente, que deverá ser atendida no porto.

A iniciativa mais recente da Diretoria de Gestão Portuária foi a de autorizar a transferência de um dos dois equipamentos existentes no Porto para auxiliar no desembarque de trigo para uma área alternativa do cais. Isso permitirá que dois navios carregados com o produto possam atracar simultaneamente para escoamento das cargas que abastecerão os dois moinhos que operam pelo Porto do Rio: Cruzeiro do Sul e Bunge.

Outra ação da CDRJ foi a criação do Serviço de Consolidação de Containeres. O objetivo é oferecer ao usuário enchimento com carga dentro da área alfandegada, sem a necessidade de que a fiscalização se desloque para verificar a carga. Esse procedimento agiliza o processo de escoamento da carga em até 48 horas.

O Serviço de Consolidação de Containeres funciona próximo ao armazém 10, no Santo Cristo, na área onde antes existia um antigo frigorífico, demolido no ano passado. O espaço tem capacidade para até 20 containeres de 12 toneladas, permitindo assim a manipulação e movimentação de cerca de 240 toneladas de carga por dia.

Outra área com aproximadamente 20 mil m2 será em breve aberta no Porto do Rio, para armazenamento de carga geral e produtos siderúrgicos. Foi aprovada pela Diretoria da CDRJ a demolição do armazém 22, próximo a Rodoviária Novo Rio. O tempo estimado para a demolição é de 6 meses. Assim, já no início de 2009 o pátio estará disponível para usuários, atuais arrendatários, empresas exportadoras e importadoras e demais operadores portuários.

Pensando ainda no crescimento da demanda da produção e exportação de aço e produtos siderúrgicos, a CDRJ estuda demolir os armazéns 14, 15, 16, 17 e 18, abrindo assim uma área para armazenagem de 50 mil m2. Com essas intervenções, o Porto do Rio de Janeiro passaria a ter a capacidade de movimentação de mais 1 milhão de toneladas de cargas de alto valor agregado.

No processo de preparação do Porto do Rio para atender a crescente demanda de escoamento de mercadorias de importação ou para exportação, a Companhia Docas do Rio criou, em parceria com a Capitania dos Portos, duas novas áreas de fundeio e três novas áreas de abastecimento. A medida permite mais navios entrando e saindo ao mesmo tempo pelo canal de navegação do Porto, em menos tempo.

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