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15/11/2022 - 09:07

Embraer apresenta receita de R$ 1.419,4 milhões no 3T22


A companhia tem prejuízo líquido 47,8% menor ante o terceiro trimestre de de 2021. E entregou dez jatos comerciais e 23 jatos executivos —15 jatos leves; oito jatos médios; super médios— no terceiro trimestre de 2022, totalizando 27 jatos comerciais e 52 jatos executivos — 33 jatos leves; 19 jatos médios/super médios — no acumulado do ano. Embora as entregas tenham sido concentradas para o quarto trimestre de 2022 devido aos desafios da cadeia de suprimentos em 2022, elas estão dentro da média histórica do trimestre.

(B3: EMBR3 | NYSE: ERJ) As informações operacionais e financeiras da Empresa, exceto quando de outra forma indicadas, são apresentadas com base em números consolidados de acordo com as normas contábeis IFRS (International Financial Reporting Standards) e em Reais. Os dados financeiros trimestrais de 30 de setembro de 2022, 30 de junho de 2022 reapresentado, e 30 de setembro de 2022, são derivados de demonstrações financeiras não auditadas, enquanto os dados anuais são auditados, exceto quando de outra forma indicado.

Destaque para margem bruta consolidada reportada no terceiro trimestre de 2022 foi de 19,1%, levemente superior aos 18,9% reportados no terceiro de novembro de 2021. Como referência, nos nove meses acumulados de 2022 a margem bruta foi de 20,9% maior que 15,9% reportado no mesmo período de 2021.

EBIT e o Ebitda ajustados foram de R$ 259,9 milhões e de R$ 485,4 milhões, respectivamente, levando a margem EBIT ajustada de 5,3% e margem Ebitda ajustada de 10,0%.

O fluxo de caixa livre (FCL) no terceiro trimestre de 2022 foi negativo em R$ 586,6 milhões, explicado principalmente pela necessidade de capital de giro devido a maior concentração de entregas no quarto trimestre de 2022, o que reverterá o caixa para uma tendência positiva.

A companhia encerrou o trimestre com dívida total de R$ 6.893 bilhões, ou R$ 2.918 bilhões menor quando comparado ao terceiro trimestre de 2021 e em linha com a estratégia de melhoria da nossa estrutura de capital e gestão de passivos.

Uma linha de crédito rotativo de até US$ 650 milhões com 14 instituições financeiras foi assinada para aumentar nossa liquidez e melhorar nossa estrutura de capital, seguindo a estratégia de gestão de passivos da Embraer, reduzindo a dívida bruta e despesas com juros.

Nós reafirmamos todos os aspectos dos objetivos financeiros e de entregas para 2022, com aumento no Fluxo de Caixa Livre de US$ 50,0 milhões ou superior, para US$ 150,0 milhões ou superior.

Principais indicadores financeiros — Lucro (prejuízo) líquido ajustado não é um parâmetro contábil e exclui o Imposto de renda e contribuição social diferidos no período. No IFRS, o Imposto de renda e contribuição social inclui uma parcela de impostos diferidos que resultam principalmente de ganhos não realizados provenientes dos impactos da variação cambial sobre os ativos não monetários (em especial Estoques, Imobilizado e Intangível). Os impostos resultantes de ganhos ou perdas em ativos não monetários são considerados impostos diferidos e contabilizados no Fluxo de Caixa consolidado sob a conta Imposto de renda e contribuição social diferidos. O lucro (prejuízo) líquido ajustado também exclui o impacto pós-imposto da provisão relacionada a itens especiais.

Dívida líquida sem EVE representa Caixa e equivalentes de Caixa, mais investimentos financeiros, menos endividamento de curto e longo prazo, menos dívida líquida da EVE.

Na comparação entre o terceiro trimestre de 2022 e o terceiro trimestre de 2021, o dólar norte-americano teve desvalorização de 0,6% em relação ao real brasileiro.

Receita Líquida e Margem Bruta — A receita liquida consolidada de R$ 4.872,1 milhões (US$ 929,0 milhões), no terceiro trimestre de 2022, representou redução de 3,0% na comparação com o ano anterior principalmente por menor receita na unidade de Defesa & Segurança e parcialmente compensada por maiores receitas na Aviação Comercial, Aviação Executiva e Serviços & Suporte.

Aviação Comercial reportou um aumento na receita de 5% no ano para R$ 1.331,0 milhões. A margem bruta consolidada reportada no terceiro trimestre de 2022 foi de 5,4%, abaixo dos 6,5% reportados no terceiro trimestre de 2021, refletindo um mix menos favorável. Nos nove meses acumulados de 2022 a margem bruta reportada foi de 9,9% versus 3,3% reportada no mesmo período de 2021.

Aviação Executiva apresentou receita de R$ 1.419,4 milhões no terceiro trimestre de 2022, o que representa um aumento de 6% ano a ano. A margem bruta consolidada reportada no terceiro trimestre de 2022 foi de 19,7%, contra 21,0% reportados no terceiro trimestre de 2021 com melhor mix de entregas concentrado no próximo trimestre. Margem bruta de 20,6% versus 16,2% reportada nos nove meses de 2021.

Defesa & Segurança reportou uma queda de receita de 42% para R$ 533,7 milhões, impactada principalmente pelo menor reconhecimento de receita no sistema contábil PoC (Percentagem of Completion) do programa A29 em comparação ao terceiro trimestre de 2021. A margem bruta consolidada de Defesa & Segurança reportada foi de 17,3% ante 23,5% reportados no terceiro trimestre de 2021. No acumulado de 2022 a margem foi de 21,2% versus 23,6% no mesmo período de 2021.

Serviços & Suporte apresentou receita de R$ 1.549,8 milhões, representando um crescimento anual de 7%, apresentando um crescimento sólido de iniciativas como programas de pesquisa, gerenciamento de reparos e novos acordos de longo prazo. A margem bruta consolidada de Serviços & Suporte no terceiro trimestre de 2022 foi de 31,0% superior aos 25,9% reportados no segundo trimestre de 2021. A margem bruta dos nove meses de 2022 reportada foi de 30,0% versus 26,3% no mesmo período de 2021.

A margem bruta consolidada da companhia, reportada no terceiro trimestre de 2022, foi de 19,1% estável em relação ao terceiro trimestre de 2021. Como referência, a margem bruta consolidada dos 9 meses acumulados do ano de 2022 foi de 20,9% superior aos 15,9% reportados no mesmo período de 2021.

EBIT e EBIT ajustado — Excluindo-se esses itens especiais, o EBIT ajustado do terceiro trimestre de 2022 foi de R$ 259,9 milhões e a margem EBIT Ajustada foi de 5,3%, comparado ao EBIT Ajustado foi de R$ 183,0 milhões e a margem EBIT ajustada foi de 3,7% no terceiro trimestre de 2021.

Resultado líquido — No terceiro trimestre de 2022, a Embraer apresentou prejuízo líquido atribuído aos acionistas da Embraer e prejuízo por ação de R$ 160,4 milhões e R$ 0,22, respectivamente, comparados a R$ 234,2 milhões em Prejuízo líquido atribuído aos acionistas da Embraer e R$ 0,32 em prejuízo por ação ajustado no terceiro trimestre de 2021.

Gestão de Dívidas e Passivos — A Embraer encerrou o terceiro trimestre de 2022 com uma posição de dívida líquida de R$ 6,9 bilhões, comparada a R$ 9,8 bilhões no ano anterior. A redução do endividamento líquido da Companhia é resultado da geração de caixa nos últimos quatro trimestres e da estratégia de gestão de passivos da Embraer para reduzir a dívida bruta e as despesas com juros. Para garantir a liquidez da empresa, a Embraer (i) obteve em 22 de outubro uma linha de crédito rotativo “RCF” no valor de até US$ 650 milhões, (ii) uma operação de crédito de US$ 100 milhões do JPMorgan/UKEF para financiar fornecedores, (iii) e foi aprovada a renovação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES) para financiamento à produção e exportação de aeronaves comerciais manufaturadas, no valor de R$ 2,2 bilhões até 2027.

A maturidade do endividamento no terceiro trimestre de 2022 foi de 3,7 anos. O custo da dívida em dólar no terceiro trimestre de 2022 foi de 5,33% a.a., em linha com os 5,30% a.a. no segundo trimestre de 2022, enquanto o custo da dívida em reais aumentou para 7,95% a.a. no terceiro trimestre de 2022 comparado a 7,32% no segundo trimestre de 2022, devido ao aumento na taxa básica de juros.

Fluxo de Caixa Livre — O fluxo de caixa livre ajustado no terceiro trimestre de 2022 foi R$ 586,7 milhões negativos devido às necessidades de capital de giro relacionadas às entregas concentradas no último trimestre do ano.

Capex — As adições líquidas ao imobilizado totalizaram R$ 174,8 milhões no terceiro trimestre de 2022. Do valor total do terceiro trimestre de 2022, o Capex representou R$ 72,2 milhões, e o programa de pool de reposição de peças R$ 103,3 milhões. No terceiro trimestre de 2022, a Embraer investiu um total de R$ 147,2 milhões em desenvolvimento de produtos e R$ 67,2 milhões em pesquisa.

Capital de Giro — Alinhado com o aumento planejado de entregas da companhia para os próximos trimestres, o capital de giro foi impactado pelo aumento de estoque, produtos em elaboração, para suportar as entregas no último trimestre.

Pedidos firmes em carteira (backlog) — A carteira de pedidos firmes alcançou US$ 17,8 bilhões, representando um aumento de 6,0% e estável em relação ao terceiro trimestre de 2021 e segundo trimestre de 2022. Os números da carteira de pedidos ficaram estáveis no terceiro trimestre 2022, aumentando na Aviação Executiva e Serviços e Suporte no acumulado de 2022. Os novos pedidos firmes de 20 E195-E2 da Porter e de seis jatos E195-E2 da SalamAir foram parcialmente mitigados pelo acordo mútuo de redução de 31 E175 da Republic na carteira da Aviação Comercial do terceiro trimestre de 2022.

Aviação Comercial: no terceiro trimestre de 2022, Embraer entregou dez jatos comerciais — Embraer entregou nove E175 para a SkyWest e um E195-E2 para a Aircastle. No terceiro trimestre de 2022, Embraer e Republic acordaram uma redução de 31 E175. Este cancelamento foi parcialmente compensado por um pedido firme de 20 E195-E2 da Porter Airlines, somando-se aos seus 30 pedidos firmes existentes, a SalamAir que assinou um pedido firme para seis E195-E2. A Nordic Aviation Capital (NAC), maior empresa regional de leasing de aeronaves do mundo, assinou um contrato de até dez conversões para E190F/E195F, com entregas a partir de 2024.

A Carteira de Pedidos (backlog) e as entregas da Aviação Comercial ao final do terceiro trimestre de 2022: Aviação Executiva — A Aviação Executiva entregou 23 aeronaves — 15 jatos leves e oito jatos médios— no terceiro trimestre de 2022. As entregas foram superiores ao terceiro trimestre de 2021 e as vendas continuaram fortes no trimestre, sendo o segundo melhor terceiro trimestre dos últimos dez anos.

O crescimento nos segmentos de jatos executivos leves e médios continua forte. O crescente envelhecimento da frota indica uma tendência de um ciclo de substituição no médio prazo.

Defesa & Segurança — Neste trimestre há quatro unidades do C-390 Millennium na linha de produção destinados à Força Aérea Brasileira (FAB), duas unidades para a Força Aérea Portuguesa e uma para as Forças de Defesa Húngaras. A campanha de testes em voo para o programa português está em andamento para preparar a integração dos testes dos sistemas da OTAN, enquanto a primeira aeronave para o programa húngaro teve sua fuselagem e estruturas de asas concluídas antes do esperado.

Além disso, no terceiro trimestre de 2022, a Embraer e a L3Harris Technologies anunciaram uma parceria para desenvolver um “Agile Tanker”, opção de reabastecimento aéreo tático para atender aos imperativos operacionais da Força Aérea dos Estados Unidos e requisitos de reabastecimento de força conjunta especialmente para ambientes sob disputa.

A celebração de aditivos contratuais conclui com sucesso as negociações entre a Embraer e a Força Aérea Brasileira para reduzir de 22 para 19 o número total de aeronaves KC-390 Millennium a serem entregues. As alterações aos Contratos preservam o fluxo de caixa da Companhia, asseguram a viabilidade econômico-financeira do programa KC-390 Millennium e não alteram e não comprometem o guidance da Companhia para 2022.

Serviços & Suporte — A melhoria consistente da receita ocorre apesar dos desafios contínuos na indústria aeroespacial. Os mais críticos são a escassez de materiais em todo o mundo e as restrições da cadeia de suprimentos que estão afetando a disponibilidade de estoques de peças de reposição, atrasando o tempo de resposta para reparos e aumentando a quantidade de itens pendentes.

O principal impulsionador dos serviços de Aviação Comercial foram as renovações de contratos do Programa Pool, como Azul Gerenciamento de Reparos e a LOT Polish, bem como novos clientes, incluindo Porter Airlines do Canadá, Sky High Aviation Services e Western Air, operadora da maior frota de jatos ERJ no Caribe. Os destaques também incluem novos contratos para mais de 20 aeronaves da Breeze e Envoy Air de Manutenções Pesadas e Modificações, o lançamento de atualizações e novos recursos AHEAD (Aircraft Health and Analysis Diagnosis) e os novos E-Jets MRBR (Maintenance Review Board Report) Plano de Manutenção otimizado para reduzir os custos diretos de manutenção.

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