Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2022 - 08:55

Eneva inicia operação comercial da Usina Parnaiba V, no Maranhão


Quinta unidade de geração de energia do Complexo Paraíba é capaz de produzir 385 MW a mais sem qualquer aumento de emissões.

A Eneva, empresa integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) de gás natural até o fornecimento de soluções customizadas, iniciou a operação comercial da Usina Termelétrica (UTE) Parnaíba V, após autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A unidade faz parte do Complexo Termelétrico Parnaíba, no município de Santo Antônio dos Lopes (MA) e tem 385 MW de capacidade instalada.

A nova UTE foi vencedora do leilão A-6 de geração de energia realizado em agosto de 2018, e teve suas obras iniciadas em 2019.

Parnaiba V é o fechamento de ciclo de Parnaíba I —quatro turbinas a gás em ciclo simples—, e não irá consumir nenhuma molécula de gás natural adicional para gerar sua capacidade instalada — a usina utiliza o calor dos gases de exaustão das turbinas a gás de Parnaíba I para gerar vapor nas caldeiras de Parnaiba V, que por sua vez move a turbina a vapor de 385 MW da nova usina. Por esse motivo, este é um projeto de eficiência energética e de geração de energia 100% limpa, sem emissões adicionais de gases do efeito estufa.

— O Complexo Parnaíba é, até o momento, a maior operação da Eneva, onde fomos pioneiros ao implementar pela primeira vez no Brasil o modelo Reservoir-to-Wire (R2W), no qual as instalações de processamento de gás e de geração térmica está totalmente integrada à exploração e produção nos campos de gás natural. Agora, ampliamos ainda mais nossa capacidade no complexo, aumentando sua eficiência ao produzir mais energia sem consumir reservas adicionais de gás. Investir em Parnaíba V, uma usina que contribui com a segurança energética do Brasil e do Maranhão, sem emitir gases do efeito estufa, comprova o compromisso da Eneva em participar de uma transição sem abrir mão da segurança energética— comenta o CEO da Eneva, Pedro Zinner.

A turbina a vapor realizou o teste operacional de 96 horas ininterruptas entre 24 e 27 de novembro(quinta a domingo), o que permitiu solicitar à ANEEL a autorização para operar comercialmente. O investimento total nas novas instalações foi de R$ 1,2 bilhão.

A Eneva já iniciou as obras da UTE Parnaíba VI, que tem uma capacidade instalada de 92 MW — fazendo com que o Complexo Parnaíba alcance 1,9 GW de capacidade, o suficiente para abastecer até 9 milhões de residências.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira