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13/06/2008 - 09:51

Iveco inaugura Centro de Desenvolvimento de Produtos para criar caminhões na América Latina


Investimento total soma R$ 30 milhões e permitirá o lançamento de duas novas famílias de produtos por ano até 2010, os produtos serão desenvolvidos para atender as necessidades da região, o tempo de desenvolvimento será grandemente acelerado, com mais de 100 engenheiros e técnicos especializados foram contratados.

A Iveco inaugura no dia 12 de junho seu novo Centro de Desenvolvimento de Produto no Complexo Industrial Integrado de Sete Lagoas (MG), para desenvolver e criar novos caminhões pensando nas necessidades e nos diferenciais do mercado latino-americano. Com escritórios e uma oficina de montagem de protótipos e testes, vai congregar o trabalho de cerca de 100 engenheiros e, em 2009, será completado com uma pista de provas especiais de 2.500 metros de extensão.

O novo centro tem papel-chave no plano estratégico da montadora de lançar duas novas linhas de produto por ano nos próximos três anos e expandir sua participação de mercado na região. "Essa é uma hora decisiva da Iveco. Com o Centro de Desenvolvimento de Produtos nos tornaremos ainda mais competitivos, com respostas mais ágeis às demandas do mercado e com uma linha crescente de produtos", afirma o presidente da IvecoLatin America, Marco Mazzu. "Este será o sétimo centro de desenvolvimento da IVECO no mundo, o primeiro fora da Europa, o que indica a importância crescente da América Latina para a empresa".

Renato Mastrobuono, diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco Latin America e idealizador do projeto, diz que o novo centro de engenharia vai permitir a união da força global da empresa com a experiência da montadora na região. "Além de dispor do vasto arsenal tecnológico da Iveco mundial, contamos agora com o talento e a garra de engenheiros brasileiros e argentinos para adaptar estes produtos aos nossos mercados e, principalmente, para desenvolver produtos específicos para a América Latina", explica.

Segundo Mastrobuono, as várias décadas de produção e comercialização de veículos comerciais no Brasil, Argentina e Venezuela conferem à Iveco o know-how necessário para criar veículos perfeitamente adequados às necessidades dos clientes e às características climáticas, topográficas e de infra-estrutura da América Latina. “A vantagem da Iveco será a velocidade”, diz. "Criamos uma estrutura capaz de desenvolver novos produtos em menos de dois anos, reduzindo o tempo de resposta às demandas de mercado".

Com cerca de 100 engenheiros brasileiros e argentinos, e aproximadamente 200 técnicos, mecânicos, motoristas, eletricistas e ferramenteiros (80% deles contratados na região de Sete Lagoas, onde está instalada a fábrica), o novo Centro irá contar com modernos recursos tecnológicos para projeto e criação de produtos, desenvolvimento de protótipos e realização de testes funcionais, de homologação e de durabilidade. Uma pista de provas de 2,500 m de extensão e pistas especiais para testes estruturais e ensaios homologatórios e funcionais serão inauguradas até o início de 2009.

Engenharia completa - O Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco em Sete Lagoas tem instalações de 4.000 m2 de área operacional. Ele compreende escritórios, salas de reuniões e uma grande oficina de montagem de protótipos. Este conjunto vai integrar de forma completa oito áreas de engenharia de desenvolvimento, a saber: engenharia Avançada, Powertrain, Chassis, Elétrica e Eletrônica, Carroçaria, Engenharia do Cliente e Testes e Protótipos.

O que cada uma destas áreas realiza.: Engenharia Avançada - Primeiro estágio do projeto de engenharia, responde pela elaboração do conceito de um novo produto e definição do seu conteúdo técnico de acordo com o mercado para o qual será produzido. Sempre atento à inovação tecnológica e ao estado da arte da tecnologia disponível no grupo IVECO e nos principais fornecedores.

Elétrica e Eletrônica - Responsável pela arquitetura elétrica e eletrônica dos veículos, adaptando funções disponíveis na matriz tecnológica européia da iveco à realidade e utilização local, adequando através de testes às interferências eletromagnéticas, durabilidade de componentes frente às condições climáticas e de uso dos mercados locais. Tem também por missão, equipar os veículos com os requisitos de comunicação, interatividade e conectividade cada vez mais necessários no transporte logístico de cargas.

Chassis: Trata do desenvolvimento da base estrutural do veículo, o chassi, suspensões, sistema de direção, sistema de combustíveis, freios, rodas e pneus, adequando a um só tempo robustez, durabilidade e segurança ao produto.

Carroçaria: Desenvolve projetos de carrocerias, desde o estilo externo ao acabamento interno dos veículos. Assegura a integridade estrutural e a durabilidade da cabina tendo em conta a ergonomia e conforto do motorista e ocupante.

Powertrain: A missão desta área é desenvolver a correta combinação do conjunto motor-câmbio e dimensioná-lo às necessidades dos modelos em termos de potência, torque e desempenho dinâmico, bem como a constante busca de otimização de consumo de combustível. O estudo de combustíveis alternativos é também responsabilidade desta área.

Teste e Protótipo: Constrói e certifica o projeto através de validação e aprovação de protótipos de novos produtos, por meio de testes funcionais, de homologação e durabilidade, em laboratório ou veiculares, visando o desempenho planejado. É de responsabilidade da área as todos os testes, manutenção e avaliação de protótipos e veículos pré-série, observando características de desempenho, ruído, durabilidade, emissões, conforto e consumo de combustível.

Engenharia do Cliente: O Centro de Desenvolvimento de Produtos Iveco privilegia de proximidade com o cliente por meio desta área, que trabalha no acompanhamento dos veículos de série em operação, visando as oportunidades de aperfeiçoamento constante da qualidade, redução de custos operacionais ou melhoria das características do produto,sob a ótica de quem compra e usa o caminhão. Nesta análise entram aspectos técnicos oriundos de toda a cadeia (concessionários, implementadores, encarroçadores e fornecedores).

Pista de provas pronta em 2009 - Em 2009 fica pronta a pista especial de testes, de 1.500 metros de extensão, que incluirá rampas de várias graduações, superfícies especiais para testes estruturais, área alagada e pista oval de testes de arrefecimento e freios. Numa segunda etapa, ela agregará mais 1.000 metros de pista, com trechos em curvas para testes de controle de estabilidade e esforços laterais sobre o chassi.

Daily 70C16 -No mesmo dia em que inaugura o Centro de Desenvolvimento de Produto, a Iveco lança no mercado brasileiro o caminhão semi-leve Iveco Daily 70C16, que é fruto direto do trabalho da nova engenharia de produto da empresa.

Trata-se de uma versão de 7 toneladas de Peso Bruto Total (PBT) do IVECO Daily, inexistente na gama européia do modelo e que teve de ser especialmente desenvolvida para o Brasil e os demais mercados latino-americanos. Para chegar à esta versão foram necessárias 25 mil horas/homem de trabalho de engenharia, num período de 12 meses de atividades. A principal modificação ocorreu no sistema de suspensão dianteira, totalmente reprojetada.

Foram construídos 10 protótipos para os testes de performance e funcionalidade, analisando-se aspectos como conjunto motor-câmbio, suspensão, sistema de freios, sistemas de refrigeração, instalações elétricas, cabine (estrutura, ergonometria etc), etc. Os protótipos rodaram mais de 225 mil km em provas de durabilidade em percurso severo (rotas em condições precárias e veículos com sobrecarga), cumpriram 3,5 mil ciclos em pistas especiais de validação estrutural e outros 350 mil km de durabilidade em diversos tipos de rotas.

"O modelo 70C16 é um produto perfeitamente adaptado às condições de uso do mercado latino-americano. Afirmamos isso porque nós mesmos desenvolvemos e testamos esta versão", informa Renato Mastrobuono. "O 70C16 é um veículo que tem a cara da América Latina. Carrega mais que seus irmãos europeus e está pronto para as difíceis condições da infra-estrutura local", explica Renato Matrobuono.

Perfil da Iveco - A I Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros etc. A Iveco emprega mais de 26.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, além de cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. A empresa atua com cerca de 4.600 concessionários e pontos de serviço em mais de cem países da Europa, América Latina, Ásia, África e Oceania, garantindo suporte técnico ao cliente onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.

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