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23/11/2022 - 07:32

Hapag-Lloyd atinge US$ 14.7 bilhões de nos 9M22


Resultado significantemente maior do que o de 2021. Volume de transporte em nível do ano anterior. Carteira de terminais ampliad. Perspectivas para o ano completo de 2022 confirmadas apesar do ambiente moderado do mercado.

A Hapag-Lloyd concluiu os primeiros nove meses de 2022 com um Ebtida de US$ 16.6 bilhões (15.6 bilhões EUR) e um EBIT de US$ 15.1 bilhões (14.2 bilhões EUR). Ao mesmo tempo, o lucro do Grupo alcançou o patamar de US$ 14.7 bilhões (13.8 bilhões EUR).

— Devido às taxas de frete mais elevadas, nós atingimos um resultado excepcionalmente forte em nove meses. No entanto, também estamos vendo que o ambiente de mercado se deteriorou ainda mais no terceiro trimestre. Isso é evidente, por exemplo, na queda das taxas à vista e o aumento dos custos unitários relacionados à inflação — disse Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd AG.

Os primeiros nove meses foram marcados de forma significativa por disrupção nas cadeias globais de fornecimento, que resultou em um tempo de turnaround maior para embarcações e contêineres. Ao final do terceiro trimestre, houve uma demanda menor por transporte de contêineres, e consequentemente uma relativa redução na escassez de capacidades de transporte disponíveis

Os volumes de transporte estavam em pé de igualdade com o nível do ano anterior, com 8.987 TTEU (9M 2021: 8.980 TTEU). Os rendimentos aumentaram para US$28.4 bilhões (26.7 bilhões EUR). Isso pode ser atribuído principalmente ao aumento significativo na taxa média de frete, para a US$2.938/TEU (9M 2021: US$ 1.818/TEU), e um dólar americano mais forte.

Despesas de transporte subiram para US$10.8 bilhões (10.1 bilhões EUR) Isso foi devido em parte a um preço de consumo significativamente mais elevado do bunker, de US$755 por tonelada (9M 2021: US$452 por tonelada), e a despesas mais elevadas de movimentação de contêineres.

Em geral, o forte desempenho empresarial nos primeiros nove meses esteve de acordo com a previsão ajustada dia 28 de julho de 2022. Isto aplica-se também ao percurso do quarto trimestre até agora. Assim, para o ano financeiro de 2022, um Ebtida na faixa de US$ 19.5 a 21.5 bilhões (18.2 a 20.1 bilhões EUR) e um EBIT na faixa de US$17.5 a US$19.5 bilhões (16.3 a 18.2 bilhões EUR) ainda são esperados. Contudo, essa previsão continua sujeita a incertezas consideráveis por conta da guerra agressiva da Rússia contra a Ucrânia, disrupção nas cadeias de fornecimento que ainda não foram inteiramente resolvidas, e os efeitos da pandemia do covid-19.

— Nos próximos meses, a situação tensa nas cadeias globais de suprimentos deve continuar a se normalizar. Ao mesmo tempo, nosso balanço sólido irá nos ajudar a nos mantermos em curso mesmo em águas turbulentas. Vamos nos ater a nossa agenda estratégica enquanto investimos mais em qualidade e crescimento, assim como o avanço na descarbonização da nossa frota. Um foco notável é o investimento em infraestrutura, o que estamos usando para expandir mais nossa carteira de terminais — adicionou Habben Jansen.

Ao dirigir sua estratégia de 2023, a Hapag-Lloyd continuamente expandiu seu envolvimento no setor terminal, mais recentemente por meio de acordos de aquisição de participações no negócio dos terminais da SM SAAM, baseada no Chile, e o Spinelli Group, baseado na Itália. Além disso, a Hapag-Lloyd tem interesses no JadeWeserPort em Wilhelmshaven, o Terminal de Contêineres Altenwerder em Hamburgo, o Terminal TC3 em Tangir, e o Terminal 2 em Damietta, que está em construção no momento.

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