Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2008 - 09:25

Turismo na América do Sul cresce acima da média mundial

A 1ª South American Hotel & Tourism Investment Conference, evento em que a HVS estará organizando nos dias 29 e 30 de setembro, em Buenos Aires, e pretende gerar uma forte troca de conhecimento entre proprietários, investidores, fornecedores, fontes de financiamento, operadores e outros agentes da indústria, contribuindo para um melhor e mais fácil desenvolvimento dos negócios.

Alem fomentar e profissionalizar os investimentos turísticos da América do Sul, um dos setores com maior capacidade de expansão no continente.

"A demanda da indústria hoteleira está aumentando entre 5% e 15% ao ano. O fato de o Brasil ter recebido o investment grade deve impulsionar os investimentos", explica o sênior-partner da HVS São Paulo, Diogo Canteras. Além disso, “no Brasil, impressiona a quantidade de empresas imobiliárias que conseguiram dinheiro no mercado de capitais ou fundos para financiar complexos hoteleiros de grande porte e resorts. São mais de 60 em construção no país atualmente, que devem abrir cerca de 6500 quartos de hotéis até a Copa de 2014", afirmou o executivo, destacando que o Brasil tinha 417,4 mil unidades hoteleiras em 2006, número que subiu para 422,4 mil em 2007.

"O turismo é uma das principais alternativas de desenvolvimento para a maioria dos países da América do Sul. As economias deste continente estão vivenciando um crescimento forte e aparentemente sustentável e estão crescendo os investimentos em projetos turísticos e hoteleiros em países como Argentina. Brasil, Chile, Colômbia e Peru”, explica Arturo Garcia Rosa, presidente da HVS Argentina (e presidente da 1ª South American Hotel & Tourism Investment Conference), que virá à apresentação em São Paulo. "Isso explica a necessidade em criar uma conferência que fale sobre investimentos hoteleiros e projetos turísticos especificamente na nossa região", afirma o executivo.

"O crescimento do mercado doméstico brasileiro também tem efeitos positivos no turismo e sul os investimentos. Estima-se que, para cada brasileiro que viaja ao exterior, dez viajam dentro do País", aponta Ricardo Mader Rodrigues, sócio-diretor da HIA-Hotel Investment Advisors.

Segundo dados da Organização Mundial de Turismo (OMT), o turismo mundial cresceu 6% em 2007, englobando quase 900 milhões de turistas (contra 800 milhões em 2005).

Desse total, a América do Sul recebeu 20,2 milhões – um aumento de 8,4% em relação a 2006, superior à média mundial. Só no Brasil, o turismo movimentou US$ 4,952 bilhões em 2007 e cresceu 14,74% em relação a 2006, segundo a EMBRATUR.

A OMT estima que, em 2020, México e EUA continuarão como os principais destinos turísticos do continente, mas aponta contínuo crescimento da participação de diversos países sul-americanos neste bolo, entre eles Brasil (a uma taxa de 5% ao ano entre 1995 e 2020), Argentina (5,1%) e Chile (4,7%).

Perfil da HVS: A HVS é uma consultoria internacional líder na indústria de hotelaria, turismo e áreas de lazer. Foi fundada em 1980 e possui 32 escritórios em todo o mundo, com mais de 300 consultores especializados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira