Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2022 - 20:42

Como acelerar a análise de crédito e facilitar a aprovação


Quem procura solicitar uma linha de crédito sabe o quanto pode ser lento o processo, principalmente quando o valor é elevado. Os requisitos analisados em uma análise de crédito são diversos, como o seu histórico de pagamentos, score de crédito, restrições no seu nome, renda, entre outros. Por esse motivo, procurar estratégias para facilitar a aprovação é uma maneira de acelerar esse processo. Quer saber mais? Confira o conteúdo a seguir!

Entenda mais sobre a análise crédito — Para começarmos, a análise de crédito é um estudo completo sobre diversos requisitos de um cliente, como o histórico de pagamento, consultas ao seu CPF, documentos e outras condições exigidas pela instituição financeira, com o intuito de entender se você é um bom pagador. Ou seja, é analisado sua vida financeira dos últimos meses.

Isso é necessário para reduzir os riscos de inadimplência, oferecendo mais segurança a credora. Assim, ao oferecer uma proposta de crédito, a operadora terá um respaldo sobre o solicitante, podendo confiar a quitação do crédito ou não. É um procedimento padrão em todas as entidades que oferecem linhas de crédito no país.

É exigida em diversas modalidades, como solicitação de cartão de crédito, financiamento de veículos ou de imóveis, empréstimos, entre outros. Também é realizada tanto para pessoa física como pessoa jurídica.

Nela é verificado se há alguma restrição no seu nome e CPF, além de ser solicitados comprovantes de renda e documentos pessoais. Também é feito a consulta sobre o seu score de crédito, avaliação da sua renda e outros procedimentos internos de cada instituição financeira.

Os motivos que podem complicar ou até mesmo ter a negativação de crédito são diversos, podendo ser os seguintes:

• Utilizou poucas vezes o crédito em compras parceladas no mercado com seu CPF;
• Paga suas contas com atraso com frequência;
• Seu CPF é recente e comprou parcelado poucas vezes;
• Já teve alguma pendência com a instituição financeira que está requerendo um novo crédito;
• Sua renda é insuficiente para o montante desejado;
• Possui diversas dívidas em aberto no seu CPF, mesmo que estejam pagas em dia;
• Sempre opta por pagar o mínimo no cartão de crédito.

Como conseguir aprovação em uma análise de crédito? Como vimos, a análise de crédito é realizada para verificar se você é um bom pagador. Porém, é através dela que o banco define o quanto poderá conceder de crédito e a concluir o Custo Efetivo Total (CET), como também as taxas e encargos que serão cobrados do contrato.

Para acelerar o processo e conseguir a aprovação não existe uma fórmula exata, mas há ações que facilitam as chances de concessão. São elas:

Assegure que seu nome esteja sem restrições — Manter o nome limpo, ou seja, sem nenhuma pendência, é essencial para acelerar a análise de crédito. Para saber a situação do seu CPF, você pode consultá-lo e monitorar nas plataformas de birôs de créditos oficiais. Assim, qualquer pendência, que por algum motivo passe batido, você saberá e poderá fazer uma renegociação com a credora.

Tenha um histórico de bom pagador — Evite atrasar os pagamentos, ou pior, ficar inadimplente. Isso prejudica seu histórico e pode ser o motivo de ter o crédito negado. Para tanto, construa um histórico de bom pagador , cadastrando-se no Cadastro Positivo para facilitar a consulta pelas instituições financeiras ao analisarem seu histórico financeiro, principalmente se você tem bons hábitos de pagamento.

Monitore e planeje sua vida financeira, com cuidado e responsabilidade. Assim, você aumenta suas chances de conquistar aquele crédito tão desejado, além de manter uma boa imagem diante o mercado.

Não peça o aumento do limite de cartão de crédito com frequência — Isso pode mostrar que você possui uma vida financeira instável e precisa sempre de mais dinheiro. Evite pedir essa solicitação com frequência para não te atrapalhar em um momento decisivo.

Prefira o débito automático — É uma maneira de não esquecer das contas, afinal, já é agendado o desconto do valor devido da conta-corrente. Evita atrasos, possíveis pendências e a consequência do nome negativado e queda do seu score de crédito.

Evite pedir crédito em credoras que já tenha uma dívida —Lembre-se que mesmo que esteja com o nome limpo, o banco tem o histórico dessa dívida antiga ou em execução, o que pode te prejudicar na sua análise de crédito. Principalmente se esteve inadimplente por um período. Isso, com certeza, já é um ponto de atenção para a credora.

Não solicite crédito com frequência — Da mesma maneira que pedir aumento do limite do cartão repetidas vezes influencia negativamente, a solicitação insistente de linhas de crédito pode mostrar uma instabilidade financeira. Isso se deve ao fato de ficar registrado as consultas no seu CPF em todas as vezes que é consultado nas plataformas de birô de crédito.

Agora você já pode se organizar e acelerar o processo de análise de crédito para conquistar uma linha de crédito ideal as suas necessidades. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira