Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2008 - 09:27

São Paulo capacita profissionais ligados ao turismo

SPTuris oferece cursos de qualificação para taxistas, guias e agentes de viagens.

O turismo em São Paulo não pára de registrar bons resultados. A cidade fechou 2007 com um índice de ocupação hoteleira de 67% e a arrecadação de ISS (somente com o turismo) ultrapassou R$ 110 milhões, um crescimento de 97% em relação ao início da década. O número de turistas também aumentou. No ano passado a capital paulista recebeu cerca de 10 milhões de pessoas, sendo 2,7 milhões de estrangeiros, quase 12% a mais que em 2006. E cada vez mais os visitantes vêm para São Paulo não somente a negócios, mas para curtir a rica agenda cultural que faz da cidade um centro de entretenimento na América Latina.

Para receber cada vez melhor esses turistas, a Prefeitura de São Paulo, a São Paulo Turismo (empresa de promoção turística e de eventos da cidade) e o Ministério do Turismo firmaram no ano passado um convênio que inclui vários projetos cujas finalidades são incrementar o turismo e facilitar a vida dos visitantes na capital paulista.

“Cada vez mais brasileiros e estrangeiros descobrem São Paulo como pólo de lazer, com sua grande oferta cultural. Essas novas medidas não só ajudam a consolidar a cidade como destino turístico, como mostram a turistas de todos os cantos do mundo que estamos aptos e prontos para recebê-los”, afirma o presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho. “Essas ações são permanentes e visam o futuro da atividade turística da cidade. Temos de lembrar que daqui a seis anos o País vai sediar um evento importantíssimo para o turismo, que é a Copa do Mundo”, completa.

Uma das iniciativas já implementadas é o “São Paulo CapaCidade – Programa de Capacitação Turística da Cidade de São Paulo”, que consiste em qualificar profissionais do turismo receptivo do município, como taxistas, guias e agentes de viagens.

Em maio teve início o curso para os taxistas que, apesar de não substituírem o trabalho dos guias, muitas vezes são os primeiros a terem contato com o visitante. Composto por cinco módulos de três horas cada, o conteúdo do curso inclui noções de turismo, perfil do turista que chega a São Paulo, atendimento, qualidade na prestação dos serviços e informações sobre a cidade. Até setembro, cerca de quatro mil motoristas de táxi, divididos em 80 turmas, terão passado pelo treinamento. Além do certificado de conclusão, os participantes recebem apostilas e um CD com informações gerais e dicas como a pronúncia de algumas expressões básicas em outras línguas. As inscrições são feitas gratuitamente na própria sede do Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, na Adetax (Associação das Empresas de Táxi de Frota) e em unidades do Senac onde as aulas acontecem. As primeiras turmas receberam o certificado nesta sexta (dia 13 de junho), na Prefeitura de São Paulo.

Já a qualificação para os agentes de turismo receptivo, que começa no fim de junho na Fipe !Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), será composta por 20 módulos de quatro horas cada e trará noções de gestão de negócios, empreendedorismo, marketing, administração financeira, legislação e formatação de produtos turísticos. No total são 100 vagas e os interessados devem ser proprietários ou funcionários de agências de turismo receptivo cadastradas junto a São Paulo Turismo. As inscrições estão abertas e podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].

Ainda como parte do projeto CapaCidade, dois outros cursos destinam-se a guias de turismo da capital paulista. O primeiro, composto de 12 módulos de cinco horas cada, é voltado para profissionais já atuantes e cadastrados como guias regionais pelo Ministério do Turismo. As aulas incluem técnicas de atendimento ao turista, interpretação de patrimônio, história de São Paulo, curiosidades, perfil do turista e turismo sustentável, entre outros conceitos. O segundo curso, destinado à formação de guias regionais, possui o conteúdo exigido pelos Ministérios da Educação e do Turismo e tem carga horária de 440 horas, sendo 400 de formação e 40 de estágio. Todos receberão certificado ao término do curso e poderão se registrar junto aos órgãos competentes para exercício legal da profissão. São 50 vagas de cada curso.

Para participar, no entanto, o candidato teve ter fluência comprovada em japonês, mandarim, russo, árabe ou alemão. A idéia é estimular a formação de profissionais habilitados em receber visitantes com origem em países que falam essas línguas, que são cada vez mais freqüentes em São Paulo. As inscrições de ambos os cursos também são solicitadas pelo e-mail [email protected]. || www.cidadedesaopaulo.com/capacidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira