Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2022 - 07:42

Como construir um mundo sem gordofobia?


Dra. Juliana Gabriel

A médica de família Luísa Chaves, da Tribu Education, fala sobre o tema que apresenta desafios diários em todos os ambientes, em especial dentro do atendimento em saúde.

Respeito e inclusão são formas de promover a saúde e fundamentais no atendimento clínico, sem imposição de padrões discriminatórios e, principalmente, sem barreiras ao acesso de nenhuma pessoa.

A pressão estética e os padrões de beleza impostos pela sociedade levantaram uma questão de extrema importância - a gordofobia. Porém, diferentemente da pressão estética (que todo mundo sofre em algum momento), falar sobre gordofobia vai além: significa falar sobre discriminação, sobre falta de acesso e sobre a visão de que uma pessoa gorda é inevitavelmente uma pessoa doente, mesmo sem qualquer diagnóstico que o comprove.

Gordofobia é enxergar o corpo gordo de forma desumana, excluída e sem direito à escolha. É preciso ter em mente que corpo magro não é sinônimo de saúde, e que todos tem direito a se olhar no espelho e sentir-se bem com o corpo que tem.

Estamos nos referindo à autoestima, ao respeito aos direitos e ao próprio corpo, estamos falando de diversidade, de pertencimento e de ser feliz consigo mesmo.

Todos os dias as pessoas gordas encontram desafios nos diversos ambientes (como ônibus, restaurantes, avião, laboratórios de exames e até mesmo dentro do próprio consultório), que muitas vezes não tem equipamento adequado e estão preparados para recebê-las.

Mas, principalmente, se deparam com a opinião e o julgamento de pessoas que as julgam inferiores, fazem piadas ou aconselham o emagrecimento mesmo sem serem profissionais de saúde, mesmo sem terem sido perguntados sobre o tema. Opinar sobre o corpo gordo é uma conduta padrão que precisa urgentemente ser revista.

Apesar de o tema estar recebendo mais atenção e ações atualmente, o preconceito é bem antigo, visto que 'a gula é um pecado capital'.

— Enquanto sociedade, a gente vê muita Gordofobia sem saber que é Gordofobia, porque é uma forma de violência normalizada e que usa do discurso raso de "doença" para tentar se justificar. A Gordofobia consiste, principalmente, em limitação de acesso a direitos e serviços. Na área da saúde isso é um grande problema e passa por vários aspectos, desde a cadeiras e macas, instrumentos de exame e aventais, até a forma como os profissionais recebem as pessoas gordas na consulta, comumente sem valorização das queixas e com abordagem inadequada. É urgente que os espaços de saúde sejam acolhedores com todas as pessoas, independente do seu tamanho, e que o atendimento clínico seja centrado na pessoa. A patologização dos corpos maiores estimula a exclusão, o que vai na contramão da promoção de saúde. A saúde tem um conceito amplo e é determinada por múltiplos fatores, então o respeito e a inclusão são importantes formas de promover saúde para todas as pessoas — explica a médica Luisa Chaves.

Pensando nisso, a endocrinologista Juliana Gabriel, fundadora da Tribu Saúde e Tribu Education, incluiu na plataforma o curso “Atendimento Clínico sem gordofobia”, voltado para profissionais de saúde e ministrado pela médica de família e comunidade Luisa Chaves, que desenvolveu aulas com o objetivo de instruir a realização da prática clínica sem gordofobia, de maneira adequada, humanizada e focada na saúde integral.

O currículo aborda os principais conceitos, suas implicações e como não reproduzir gordofobia nos atendimentos, desde a anamnese, o exame e o espaço físico do consultório. E claro, tudo com materiais selecionados para embasamento e estudo baseado em evidências!

Tribu: . Tribu Saúde — formada por um coletivo de profissionais de saúde que, além de já fazerem parte da equipe de Juliana, têm em comum os valores e a forma diferenciada de atendimento - individualizada e humanizada.

. Tribu Educação — escola de cursos livres para profissionais de saúde, onde serão tratados temas atuais da prática de saúde, bem como questões polêmicas e relevantes, por profissionais capacitados, com embasamento científico, metodologia moderna e dinâmica. O objetivo é ensinar, desmistificar mitos e capacitar os alunos a exercerem suas profissões de forma ética, artesanal e humana, com base científica comprovada.

A Tribu Education funciona online, mas futuramente, haverá eventos presenciais, tratando de temas de relevância mas pouco abordados nas graduações. Em 2022, a Dra. Juliana Gabriel realizou o 1º Congresso Online de Saúde Trans, por três dias, com palestras de profissionais e palestrantes de diversas áreas relacionadas à transgeneridade. Em janeiro de 2023 realiza a I Jornada Online Multiprofissional de Saúde Trans, gratuita.

Para contribuir com a atualização profissional de quem ainda não consegue arcar com o custo de formação complementar Juliana Gabriel criou a "Tribu do Artigo", encontro quinzenal para a discussão de temas relevantes da atualidade, baseado em artigo científico, e as masterclasses que são aulas de atualização para alunos e ex-alunos, eventualmente aberta a todos. No YouTube possui o canal "Endocrinologia Para Todos", de educação em saúde, com acesso gratuito.

Perfil da Dra. Juliana Gabriel, CRM-SP 127584 / RQE 20007, médica endocrinologista, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Especialização pela PUC-RJ/IEDE, Título de Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (TEEM-SBEM) e Certificado de Área de Atuação em Endocrinologia Pediátrica (CAAEP) Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente e Doutora em Ciências pela Unicamp. Atua como professora Ccolaboradora e membro do grupo de pesquisa GIEDDS da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora na Faculdade de Medicina da São Leopoldo Mandic. Médica endocrinologista do Centro Infantil Boldrini . Fundadora da Empresa Ribeiro de Andrade Consultoria em Saúde, que é dividida em duas frentes: assistência à saúde e ensino. Presta serviços de Consulta Médica Individual pessoalmente e por sua equipe. Ministra Palestras e Treinamentos sobre Saúde, tanto para profissionais quanto para o público leigo e empresas. Produção de conteúdo: textos em Blog e vídeos no Youtube, além de ser colaboradora em diversas mídias e canais de comunicação.Criadora do projeto "Endocrinologia para todos", um canal de Educação em Saúde, online e gratuito. Fundadora da Tribu Saúde - clínica multiprofissional humanizada Fundadora da Tribu Educação - escola de cursos livres para a área da saúde . Instagram: @dra.julianagabrie | @tribu.saude @tribu.education | @endocrinologiaparatodosoficial | @congressosaudetrans | Whatsapp Tribu (19) 99655-4787 | E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira