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16/06/2008 - 09:30

Turismo náutico terá plano estratégico

Nos próximos dias deverá sair a licitação para a contratação da empresa que vai elaborar o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Náutico da Baía de Todos os Santos (BTS). O superintendente de Investimentos em Pólos Turísticos da Secretaria de Turismo do Estado, Eduardo Farina, afirmou hoje (13) durante o 1º Fórum Náutico Internacional da Baía de Todos os Santos, no Hotel Blue Tree Towers, que ele será um trabalho amplo enfocando prioritariamente a infra-estrutura, capacitação e fidelização do turista, entre outras diretrizes.

A elaboração e execução do plano faz parte da programação do Ministério do Turismo para o desenvolvimento do segmento náutico, que terá uma experiência piloto na Baía de Todos os Santos (BTS). A intenção é construir uma visão estratégica compartilhada para a BTS e articular ações para um gerenciamento costeiro eficiente, que beneficie a comunidade local e o setor náutico.

Eduardo Farina falou sobre o desenvolvimento do turismo na BTS através da náutica e cultura e apresentou - para uma platéia formada por empresários do setor, investidores nacionais e internacionais, além de representantes de regatas - a proposta para a criação de um distrito cultural e turístico como modelo de gestão para a Baía de Todos os Santos.

A proposta é fruto do trabalho de duas consultorias italianas que passaram dois meses analisando as potencialidades da BTS. Seria uma organização reunindo entidades culturais locais, o empresariado do turismo e da cultura, a comunidade e o poder público para a adoção de um processo de tomada de decisões negociado e compartilhado.

Foram identificados neste trabalho seis linhas e 19 produtos turísticos na Baía de Todos os Santos. Entre eles, produtos ligados ao patrimônio, arqueologia, étnico-afro, artes visuais, indústria criativa, literatura e linguagem. Além de ressaltar as propostas de turismo cultural na BTS, mostrando a sua forte correlação com a náutica, Farina também lembrou que o setor traz um turista mais qualificado e é um segmento que sobrevive a qualquer crise.

Segundo ele, o Nordeste brasileiro está numa localização estratégica em relação ao turismo náutico, entre a Europa - o maior emissor de turistas náuticos do mundo - e o Caribe, maior receptor. O evento é uma promoção do Governo do Estado, através do Promo - Centro Internacional de Negócios da Bahia, órgão vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, Prefeitura de Salvador e Fundação Escola de Administração da Ufba, contando com o apoio da Secretaria de Turismo. || www.setur.ba.gov.br | www.saojoaobahia.com.br

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