Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2022 - 07:42

Caiçara vence Regata Volta à Ilha na Classe C30


Com ventos fracos, barco de Ilhabela, do comandante Marcos Cesar, levou mais de 18 horas para concluir o trajeto de 50 milhas na Copa Mitsubishi.

A mais desafiadora das regatas da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, exigiu empenho máximo das tripulações que conseguiram cruzar a linha de chegada. O Caiçara, do Pindá Iate Clube, foi o único da Classe C30 a completar o percurso de 50 milhas (90 km). A epopeia da equipe do comandante Marcos Cesar começou às 12h10 de sábado e só terminou ao amanhecer de domingo, após 18h30 de regata.

Os 31 barcos largaram em frente ao Yacht Club Ilhabela (YCI), com chegada na Ponta da Sela, ao sul da ilha, contornada no sentido horário. O vento sul entre 8 e 10 nós (cerca de 17 km/h) proporcionou a largada em popa. Depois, as tripulações tiveram de superar as mais diversas condições. O Fita Azul, primeiro a cruzar a linha de chegada, foi o Soto 40 Inaê Amstel, às 3h30 da madrugada de domingo.

— Foi difícil porque tivemos pouco vento e muito mar, ondas de até três metros, o que exigiu esforço da equipe. Foram 18 horas e meia de regata, correndo contra o relógio, uma vez que havia limite de tempo para concluir-se o percurso. Conseguimos completar faltando 30 minutos para o horário limite. Agora a tripulação terá o merecido descanso para que no próximo fim de semana estejamos prontos para as últimas regatas da temporada — exaltou o comandante Cesar, do Caiçara, tetracampeão da Classe C30 no Circuito Ilhabela, de 2015 a 2018.

O atual bicampeão da Copa Mitsubishi e líder em 2022 na C30, Caballo Loco, teve no leme o experiente Beto de Jesus. “Foi mais uma regata dura. A previsão de vento foi mudando durante a prova. A largada foi muito bacana, com todos de vela balão (popa) até um pouco depois da Ponta das Canas. Com o vento rondando para leste, o Caballo foi o primeiro a chegar na Ponta do Boi e logo em seguida veio o Inaê”, relatou o timoneiro Beto.

Ao anoitecer veio o maior desafio para as tripulações. —Ficamos mais de três horas sem sair do lugar, boiando na total calmaria, com vento zero e correnteza muito forte. Uma brisa terral começou a soprar e os barcos de trás chegaram. Começou uma nova regata. Quando amanheceu, estávamos no Bonete, após uma noite linda e desgastante. Caímos em um buraco de vento e não chegamos a tempo na linha de chegada, mas valeram a experiência e o aprendizado. Sou grato ao comandante Mauro Dottori pela oportunidade e quero dar os parabéns ao Caiçara— reconheceu Beto.

No tempo corrigido, o vencedor da Classe ORC foi o Jazz, seguido por Rudá Asa Alumínio e Lucky Alforria. Na RGS, o Zeus fiou em primeiro lugar, à frente do My Boy. As classes HPE 25 e RGS C correram regata de percurso no Canal de São Sebastião com respectivas vitórias de Conquest e Brazuca. A 22ª Copa Mitsubishi será finalizada no próximo fim de semana (03 e 04 de dezembro) com decisivas regatas barla-sota (entre boias) e a cerimônia de premiação aos campeões da temporada.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira