Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2022 - 08:12

Naura Timm apresenta a exposição "Brasília Arquetípica"


Com obras que se baseiam em arquétipos inspirados nos recortes históricos de Brasília. A mostra traz a sempre presente proposta existencial na arte de Naura Timm, com curadoria da Tartaglia Arte, no Centro Cultural Correios RJ.

A artista plástica Naura Timm apresenta a exposição "Brasília Arquetípica", trazendo obras que se baseiam em arquétipos - ideias como modelos originários de todas as coisas existentes -, tomando como base o recorte histórico de Brasília. As peças mostram arquétipos que representam o instinto percebido pelos sentidos e com personalidade própria.

Nas palavras de Regina Nobrez, curadora da mostra ao lado de Riccardo Tartaglia, — suas obras são sobre arquétipos nas projeções inconscientes, principalmente formadas por elementos que relatam o que Jung (Carl Gustav Jung psicanalista, antropólogo, filósofo) denominou de sombras. Essa teoria será utilizada na tentativa de explicar a origem das formas arquetípicas visualizadas em algumas edificações de Brasília, analisando resultados das projeções da sombra, nas definições de espacialidades, tomando como exemplo o recorte histórico de Brasília. Um lugar como um indivíduo que pode manifestar diversos arquétipos em sua personalidade mas geralmente um deles é predominante, e Brasília desenvolve potencialidades e a busca do conhecimento e a prática da autorreflexão, que a artista tenta passar nos seus trabalhos... e na sua arte mágica em Brasília—.

A exposição "Brasília Arquetípica" pode ser visitada de 01 de dezembro de 2022 a 28 de janeiro de 2023, no Centro Cultural Correios RJ, 2º andar - salas B e C, com curadoria da Tartaglia Arte.

Perfil — Naura Timm (1941), pintora, gravadora e desenhista, nasceu em São Pedro do Sul, RS, em 1941. Estudou no Centro de Artes da UFSM de 1967 a 1969. Em 1973, estudou na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. Em 1974/1975, estudou litografia no Instituto de Belas Artes, RJ. Durante a década de 70, expôs diversas vezes em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 1977, participou da exposição Seis Artistas Goianos em Roma, Milão e Gênova (Itália), e em Paris (França). Durante a década de 80, participou de várias exposições no México, como a mostra coletiva no Museu de Arte Moderna de Guadalajara, além de uma individual no Museu de la Ciudad de México. No mesmo período participou do 3º Salão Nacional de Artes Plásticas no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e da Exposição Itinerário 1, uma mostra itinerante de artistas plásticos de Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Joinville, Brasília e Rio de Janeiro. Morou também em Goiânia, GO, 1967/1969, Santa Maria, RS, 1973/ 1975, no Rio de Janeiro, RJ, 1977, e atualmente em Brasília, DF. Publicou os livros Ecos da América, Brasil do Nordeste e O tarô de Shrink.

A artista realizou e participou de muitas exposições individuais e coletivas itinerantes no México.

Também esteve presente em muitas coletivas itinerantes na Europa. Atualmente, está em cartaz no Museu Cochos, em Portugal, com a exposição "Brasília Museu Aberto."

Nas palavras de Naura Timm: "Meu trabalho é um confronto com minha proposta existencial, caminha junto com tudo o que realizei dentro da Arte.

Abstenho-me, contudo, de considerar o que representa o próprio resultado, pois, detive-me exaustivamente na pesquisa do “Prazer Artístico” dentro de minha própria vida.

Considerando o que obtive, enfim, a razão existencial diante de tudo o que me proponho — continuar a realização do que empreendi há muito tempo... o coração, a "Arte do Coração”, — bater em ritmo universal e artístico, a energia de andar, criar, produzir em ritmo amoroso — o sentir como base universal do Mundo, a consistência que representa o arquétipo humano diante da viagem que consegui materializar em cores e poesias através da ressonância vibratória que o sentir é na Arte que capto através das antenas que disponho – meu Corpo — minha sensibilidade possível como ser.

Meu currículo materializado através de muitas andanças, e, um baú cheio, inédito, do que captei energeticamente de vários países da América, Europa, Oriente e África — meu psiquismo, meu confronto através da minha própria coordenação humana, o possível que cada homem desenvolve mediante o muro dos seus condicionamentos... O que liberei — a grandeza de crescer e de me posicionar em ritmo crescente como ser, mulher, artista.

O que me proponho – abrir esse baú, mostrar o possível que a Arte significa na psique da humanidade — a lua — seu lado escondido — o arquétipo feminino, o tudo, o embrião. A Arte é um centro inequívoco do crescimento e possibilidades humanas."

Exposição: "Brasília Arquetípica'', com artista Naura Timm.Abertura: 01 de dezembro de 2022 às 16 horas

. Visitação: 01 de dezembro de 2022 a 28 de janeiro de 2023, de terça a sábado, das 12 às 19 horas, no Centro Cultural Correios RJ - 2º andar - Salas B e C, Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro – RJ. Telefone: (21) 2253-1580. Entrada gratuita e classificação livre. | Site: www.tartagliaarte.org

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção a Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana). Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: [email protected]

A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes e limita a quantidade de visitantes, visando a não aglomeração. | Paula Maria Ramagem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira