Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2022 - 06:53

Estudo conclui que massagem reduz dores provocadas pela fibromialgia


Segundo fisioterapeuta e criadora do método de massagem TopCorpus, Ana Martha Dian, a terapia alternativa ajuda a melhorar a qualidade de vida de quem tem a doença.

Um estudo publicado pela Fundação da Academia Americana de Médicos de Família em 2021 constatou que a massagem ou a liberação miofascial é capaz de produzir uma melhora nas dores provocadas pela fibromialgia. A pesquisa analisou a eficácia dessas e de outras terapias alternativas no tratamento da doença que, além das dores generalizadas, provoca fadiga, distúrbios do sono, depressão e ansiedade.

A síndrome dolorosa miofascial atinge até 3% da população brasileira, o que equivale a, aproximadamente, seis milhões e setecentas mil pessoas, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Mas, a fisioterapeuta e criadora do método de massagem TopCorpus, Ana Martha Dian, afirma que fibromialgia é uma doença de difícil diagnóstico e que por isso, esse número talvez seja até maior. —É uma doença que não é identificada apenas por um determinado exame, mas por uma avaliação clínica realizada por um médico —explica.

Além da dificuldade do diagnóstico, os pacientes com fibromialgia também sofrem com a falta de um tratamento específico para a doença. De acordo com Ana Martha, os tratamentos farmacológicos disponíveis têm uma eficácia discreta. —A alternativa é buscar a combinação com outros tratamentos, como a massagem, que pode ajudar a melhorar qualidade de vida como um todo desse paciente. Isso acontece porque a massagem ajuda a reduzir o principal sintoma da fibromialgia, que são as dores e com isso, causa um efeito cascata— diz Ana Martha.

A fisioterapeuta explica que os pacientes com fibromialgia não podem receber qualquer tipo de massagem —A paciente com fibromialgia tem pontos dolorosos pelo corpo e não pontos de tensão. São pontos emocionais. Por isso, a técnica aplicada precisa ser relaxante e humanizada. A gente não pressiona os pontos dor dessa paciente e deve começar por regiões como rosto, mãos e pés— exemplifica.

Ana Martha ainda ressalta que a terapia é indicada para qualquer pessoa com o diagnóstico, desde que ela se sinta bem com o tratamento. —Muitas pessoas com fibromialgia têm medo de procurar a massagem porque muitas técnicas usam força e causam mais dores e outras resistem, pois realmente ficam muito sensíveis ao toque. Então, o ideal avaliar individualmente a condição da paciente —conclui.

Perfil — Ana Martha é fisioterapeuta pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Possui especialização em Gestão de Clínicas e Spas, técnico em Administração, Pós-Graduação em Fisioterapia Dermatofuncional e aprimoramento em reabilitação no pós-operatório de cirurgia plástica. Atualmente, mora em São José dos Campos, no interior de São Paulo, e é professora da Pós-Graduação em fisioterapia dermatofuncional da Universidade Anhembi Morumbi.  

A paulista é a criadora do curso TopCorpus, onde ensina, dentre outras, a técnica de massagem TopCorpus, com base holística e que envolve os cinco sentidos do paciente (paladar, olfato, visão, tato e audição). O método é direcionado para o alívio de sintomas de doenças emocionais e crônicas, como depressão, fibromialgia e ansiedade, além de fazer uso de técnicas com toque delicado, completamente diferente das usualmente utilizadas nas massagens tradicionais. Já formou mais de 8400 pessoas com seu curso de massoterapia e hoje é uma das principais fisioterapeutas do Brasil. | @massagemtopcorpus

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira