Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2022 - 08:21

Pasta de gergelim branco para atletas


Artigo científico da UFPB revela aumento da capacidade aeróbica em atletas com uso de pasta de gergelim branco. Pesquisadores constataram redução em marcador de inflamação e maiores níveis de vitamina A e E.

Trata-se de um protocolo de suplementação alimentar com a pasta de gergelim branco, que visa medir os marcadores de dano muscular, inflamação sistêmica, estresse oxidativo e capacidade aeróbica em atletas. Como resultado, houve a melhora nos marcadores sanguíneos dos jogadores que receberam a suplementação com o tahine, quando expostos a cargas de treinamento pesado, ao passo que não foram verificadas alterações nos exames dos atletas que receberam placebo.

O estudo resultou em publicação do artigo científico, Efeitos da suplementação de gergelim (Sesamum Indicum L.) na creatina quinase, lactato desidrogenase, marcadores de estresse oxidativo e capacidade aeróbica em jogadores de futebol semiprofissionais, publicado no https://bit.ly/3Hla1nM —, plataforma de ciência aberta, onde os artigos são revisados por conselhos editoriais de cerca de 200 mil pesquisadores de ponta.

Médica aponta redução de marcador de inflamação no estudo —Segundo a médica e nutróloga, Tamara Mazaracki, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), que analisou os resultados do artigo científico, o uso continuado do tahine conduziu ao aumento de níveis de vitamina A e E, e redução de 53% da proteína C reativa — um marcador de inflamação -, sem diminuição de massa magra ou gordura corporal dos atletas. —O overtraining, que acomete atletas e praticantes de atividades físicas, foi suavizado a partir da suplementação com o gergelim, revelando uma boa estratégia de suplementação alimentar rica em antioxidantes— informa a médica. Para ela, o consumo de gergelim pode ser adotado como coadjuvante na melhora da condição física em quem pratica atividades regulares.

Menor risco de lesões e fadiga muscular — A médica lembra, ainda, que os treinos de alta intensidade e volume representam risco para lesões e fadiga muscular e metabólica, como para doenças neurológicas e endócrinas, além de pequenos danos nas fibras musculares com inflamação local, que podem evoluir para inflamação sistêmica e estresse oxidativo, resultando em lesões. “Nesse sentido, a ciência busca alimentos que possam acelerar a recuperação de atletas e aprimorar o seu desempenho físico”, finaliza Tamara Mazaracki.

Trabalho desenvolvido para obtenção de título de mestrado — De acordo com a Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Algodão, em Campina Grande/PB, e pesquisadora da cultura do gergelim, Dra. Nair Arriel, a pesquisa foi desenvolvida para obtenção de título de mestrado, onde a maioria dos autores do documento estavam vinculados à orientação de professores da UFPB. —A Embrapa tem dado continuidade a trabalhos dessa natureza para estimular, desenvolver e difundir conhecimentos e tecnologias no aproveitamento de resíduos das matérias primas principais do gergelim, os grãos e óleos —explica a pesquisadora.

As pesquisas da Embrapa têm revelado, ainda, a relevância na disseminação das propriedades do gergelim, que é uma espécie oleaginosa de altíssimo valor nutricional e nutracêutico. Nesse sentido, a Embrapa Algodão — Campina Grande (PB), a Embrapa Agrossilvipastoril — Sinop-MT, e a Embrapa Agroindústria Tropical — Fortaleza ( CE), vêm trabalhando e desenvolvendo estudos para avançar no conhecimento dos constituintes químicos do gergelim e aproveitamento no desenvolvimento de alimentos à base de vegetais.

O gergelim e seus benefícios no Estudo da UFPB em conjunto com a Embrapa: as sementes de gergelim — Sesamum Indicum —, têm alto valor nutricional devido às quantidades significativas de fibras dietéticas, proteínas, antioxidantes naturais, ácidos graxos insaturados, vitaminas, minerais como cálcio e ferro, presentes em sua composição. A fração lipídica das sementes de gergelim apresenta boa estabilidade e não oxida facilmente, fato atribuído aos ácidos graxos essenciais (oleico, linoleico e araquidônico), bem como a compostos antioxidantes (sesamina, sesamolina e sesamol), que atuam em sinergia combatendo a inflamação e oxidação no organismo. Estes formam os atributos que foram estudados na recuperação muscular e física de atletas. | Monica Coronel

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira