Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/12/2022 - 08:34

Mostra BID Brasil


A 7ª Mostra BID Brasil, principal evento nacional do segmento de Defesa e Segurança, terminou no dia 08 de dezembro (quinta-feira), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Nos dois primeiros dias, o evento recebeu representantes de órgãos governamentais brasileiros, empresas nacionais e internacionais, além de adidos e comitivas militares de vários países. Neste último dia, são esperadas mais delegações estrangeiras que chegam para conhecer as tecnologias e produtos desenvolvidos pela Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) nacional.

Os fóruns temáticos, realizados pela primeira vez nesta sétima edição da Mostra BID Brasil, estão sendo uma grande oportunidade para empresas e instituições discutirem questões importantes para o fortalecimento do setor e desenvolvimento da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança).

No dia 08 (quinta-feira), aconteceram dois fóruns com os temas: Gestão do Conhecimento, e Conjuntura Internacional e Reflexos para as Capacidades Miliares de Defesa, ambos no auditório Buritis. Várias empresas expositoras aproveitaram o momento de aproximação com parceiros e clientes, para lançar produtos, firmar acordos e promover eventos, como Embraer, Siatt, Akaer, Avionics Services, Saffran, entre outras.

Ministro assinou norma que favorece a aquisição de produtos da Base Industrial de Defesa durante visita à Mostra BID Brasil — O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, assinou portaria que amplia, em âmbito nacional, o direito de usar o Termo de Licitação Especial (TLE) para a aquisição de Produtos de Defesa (PRODE) e Estratégicos de Defesa (PED). Na prática, o instrumento permite que outros órgãos, como as Secretarias de Segurança, utilizem essa modalidade de licitação para adquirir produtos da Base Industrial de Defesa (BID). Antes disso, apenas o Ministério da Defesa (MD) e as Forças Armadas tinham acesso à condição especial.

O TLE foi criado pelo Decreto nº 7.970/2013. As novas diretrizes estabelecem que os órgãos e as entidades da administração pública direta ou indireta, nos Três Poderes, nas esferas federal, estadual, distrital e municipal também poderão utilizar o termo de licitação. O MD e as Forças Singulares estão com estandes na 7ª Mostra BID Brasil.

Marinha e Embraer assinam acordo de cooperação na área de Tecnologia — No dia 06 de dezembro (terça-feira)durante a 7ª Mostra BID Brasil, em Brasília, a Marinha do Brasil (MB), por intermédio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), e a Embraer assinaram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, visando ao estudo e a análises dos Sistemas de Radares e Interferidores de emprego nas operações (Contramedidas Eletrônicas - CME), representando um importante marco estratégico no campo da Defesa e Tecnologia nacionais. A nacionalização dos equipamentos dos meios navais e de fuzileiros navais é uma das principais tarefas do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil.

7ª Mostra BID Brasil: Brasília vira vitrine da Indústria de Defesa e Segurança — A abertura oficial da 7ª Mostra BID Brasil foi realizada na manhã do dia 06 de dezembro (terça-feira), com a presença do Ministro da Defesa, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e do Ministro da Ciência Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim. Em seu discurso, o presidente da Abimde, Roberto Alves Gallo Filho, destacou a expressiva contribuição da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) para o Brasil.

Após a cerimônia de abertura, os dois ministros visitaram os estandes das Forças Armadas, das instituições apoiadoras e das empresas expositoras. O evento foi realizado pela Abimde, em parceria com a ApexBrasil.

AEL Sistemas celebra 40 anos de história — Em janeiro de 1982, é fundada em Porto Alegre (RS), a empresa Aeroeletrônica Indústria de Componentes Aviônicos, pioneira na área de sistemas aviônicos. A empresa foi fundada com o objetivo de atender às demandas estratégicas da Força Aérea Brasileira (FAB) no segmento de eletrônica embarcada.

Passados mais de 40 anos, hoje a antiga Aeroeletrônica tornou-se AEL Sistemas. Para celebrar a data, a AEL lançou o livro "Construindo o Futuro da Defesa", que conta a história da empresa e um pouco da trajetória da indústria aeroespacial e de defesa no Brasil.

Tecnologia e Pesquisa a serviço das Forças Armadas

A Diretoria de Fabricação é o órgão de apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro. É responsável por planejar e coordenar as atividades relativas ao uso de material de emprego militar, o que inclui cuidar da fabricação ou revitalização, adaptação, transformação, modernização e nacionalização dos equipamentos. Uma missão nada simples, e que ganha ainda mais complexidade com a chegada de novos programas estratégicos, como o dos blindados Guarani. Missão essa que vem sendo cumprida com louvor pelo responsável pela diretoria, o General de Divisão Tales Eduardo Areco Villela. Leia entrevista exclusiva concedida pelo General. Nesta entrevista, ele fala sobre os avanços obtidos com os novos projetos estratégicos e prevê um futuro de crescimento tecnológico.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira