Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/12/2022 - 08:45

Horizonte Minerals PLC estabelece contratos portuários


Para o Projeto Araguaia níquel. Condição-chave exigida para redução do pacote de financiamento da dívida. Dois contratos portuários assinados por um período mínimo de cinco anos para cobrir consumos de entrada e produto de ferro níquel de saída pelo Porto de Vila do Conde. Custos de operação portuária em linha com estudo de viabilidade com sinergias por meio de cargas de entrada para o site e cargas de retorno para o porto. O Porto de Vila do Conde estabeleceu instalações de transferência e armazéns alfandegados para não haver necessidade de capital adicional para desenvolver as instalações

Horizonte Minerals Plc (AIM/TSX: HZM) ("Horizonte" ou a "Empresa") tem o prazer de anunciar que firmou dois acordos portuários de longo prazo, garantindo o acesso para a importação de matérias-primas necessárias e a exportação de produto final de ferro-níquel, para seu Projeto Níquel Araguaia, 100% de propriedade da empresa ("Araguaia" ou "o Projeto") no Brasil, onde a construção está em andamento e a produção continua com previsão para o primeiro trimestre de 2024.

Os contratos foram adjudicados ao Grupo Atlantica Matapi (Matapi) e Santos Brasil Tecon Vila do Conde (Tecon), ambos operadores estabelecidos no Porto de Vila do Conde, no Pará. Os contratos de cinco anos (com opção de prorrogação por mais cinco anos) estão alinhados com o custo de viabilidade da Horizonte Minerals, uma vez ajustado para a taxa de câmbio e representam outro marco fundamental para redução de risco do projeto.

Além de ser o porto mais próximo da região do Araguaia, Vila do Conde também oferece serviços de entreposto alfandegado, áreas de desembarque, carga e armazenagem de acordo com as necessidades operacionais. Além disso, ao garantir o mesmo porto para ambos os contratos, há sinergias de operação por meio do transporte de materiais de consumo e produtos de ferroníquel, permitindo que as viagens de ida e volta sejam utilizadas, maximizando a economia de custos.

— À medida que nos aproximamos de nossa primeira redução de dívida, esses contratos portuários são uma condição fundamental para acessar a linha de crédito, outro exemplo do progresso que estamos fazendo em termos de redução de risco do Projeto— comentou Jeremy Martin, CEO da Horizonte Minerals.

— A cada nova parceria que firmamos, damos mais um passo para permitir todo o potencial no Araguaia, e de forma mais ampla em todo o portfólio da Horizonte, para realizarmos nosso objetivo de nos tornarmos um produtor de níquel de baixo custo— concluiu.

Horizonte Minerals — A Horizonte Minerals plc (AIM & TSX: HZM) está desenvolvendo dois projetos Classe 1, 100% de sua propriedade no estado do Pará: o Projeto Araguaia Níquel e o Projeto Vermelho de Níquel e Cobalto. Ambos de grande escala, alta qualidade, baixo custo, baixo carbono e escaláveis. O Projeto Araguaia está em construção, com o primeiro metal previsto para o início de 2024. Quando estiver com as Linhas 1 e 2 em fase de produção, produzirá 29 mil toneladas de níquel por ano. O Projeto Vermelho está em fase de Estudo de Viabilidade e produzirá 25 mil toneladas de níquel e 1.250 toneladas de cobalto para abastecer o mercado de baterias de veículos elétricos. O perfil de produção combinado de curto prazo da Horizonte Minerals é de mais de 60 mil toneladas de níquel por ano, o que posiciona a Companhia como um produtor de níquel relevante globalmente. Os três principais acionistas da Horizonte Minerals são La Mancha Investments S.à r.l., Glencore plc e Orion Resource Partners LLP.

Santos Brasil e Matapi — A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 25 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R$ 9 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.

Atua nacionalmente por meio de dez terminais estrategicamente localizados — sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém-arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.

A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa; signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade; e faz parte do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo quarto ano consecutivo.

O Grupo Atlantica Matapi (Matapi) é um dos principais operadores portuários do norte do Brasil, com vários portos operacionais. Possui o maior terminal privado com ampla infraestrutura e capacidade para até 160.000 toneladas de armazenamento. Seus principais clientes são Vale, Votorantim Metais e Alunorte. | www.horizonteminerals.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira