Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2008 - 10:32

Voz profissional necessita de cuidados especiais

Qual é o papel do fonoaudiólogo neste contexto? Dados apontam que 65% da população economicamente ativa dependem da voz todos os dias para alcançar o sucesso em suas ocupações. Nos dias de hoje, o desenvolvimento, a mudança do perfil sociocultural e a globalização exigem muito mais utilização da comunicação oral e, conseqüentemente, o uso vocal no trabalho. Muitos são os profissionais que utilizam a voz como recurso de trabalho. São cantores, atores, professores, radialistas, políticos, vendedores, telefonistas, secretários, empresários, padres/pastores e a cada dia surgem novas categorias de profissões, como a de operador de teleatendimento.

Uma das áreas de atuação do fonoaudiólogo é o aprimoramento da comunicação destes profissionais e para Ana Elisa Moreira Ferreira - Fonoaudióloga, diretora da Univoz e Representante da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - "cada pessoa tem a sua personalidade comunicativa que causa impacto aos seus ouvintes. O uso de um volume intenso da voz, uma velocidade de fala muito rápido ou devagar demais ou ainda usar uma voz pouco melódica, monótona, são exemplos de características que podem transmitir informações negativas sobre a personalidade comunicativa, prejudicando na performance profissional. Além disso, os profissionais devem cuidar também da saúde da voz evitando o fumo, a exposição sem cuidados ao ar-condicionado, as alergias respiratórias, estresse, ruído competitivo que, associados aos hábitos de fala, podem auxiliar no surgimento de alteração da voz e formação de alterações laríngeas e prejudicar ou até mesmo impedir a atuação profissional".

Para a especialista, todo profissional deve estar atento quanto à maneira de expressar-se, saber perceber-se e utilizar adequadamente seu aparelho fonador. Através da voz ele tem que transmitir a sua mensagem o mais fidedignamente possível, para que não haja distorções por parte do ouvinte. O indivíduo que sofre de um distúrbio vocal tem impactos de ordens física, emocional e profissional e ações preventivas de saúde vocal deveriam ser alvo da atenção constante dos trabalhadores. Contudo, a maioria não recebe qualquer informação sobre cuidados vocais e muitas vezes acabam sofrendo de disfonia.

A disfonia - que representa a dificuldade na emissão vocal e que impede a produção natural da voz - pode ser causada por alterações como esforço à emissão da voz, dificuldade em manter a voz estável, cansaço ao falar, variações na freqüência habitual, rouquidão, falta de volume e projeção, perda da eficiência vocal e pouca resistência ao falar.

O papel do fonoaudiólogo - É através da orientação de um ou mais profissionais, dentre eles o fonoaudiólogo e o otorrinolaringologista, que se faz possível identificar e corrigir eventuais danos e aprender regras práticas para utilizar a voz com menos esforço e maior rendimento.

Ana Elisa Moreira Ferreira comenta que o papel do fonoaudiólogo não está limitado apenas à avaliação da qualidade vocal e ao atendimento do individuo com alterações vocais (disfônicos), mas é de sua responsabilidade o diagnóstico diferencial do comportamento vocal que envolve todos os aspectos da comunicação oral.

Ou seja, para se obter um diagnóstico mais completo e emissão de um laudo fonoaudiológico eficiente se faz necessário adotar procedimentos que contemplem ampla anamnese, análise perceptivo-auditiva da qualidade vocal, parâmetros e medidas fonatórias, relação corpo-voz e postura corporal, relação da qualidade de vida e voz, análise acústica computadorizada da voz e da psicodinâmica vocal, sempre compreendendo a relação destes aspectos com a situação de trabalho, uso vocal específico da profissão e, quando presente, relação com a alteração vocal instalada.

Simulados da voz profissional e avaliação in loco, também são procedimentos essenciais, que agregados aos anteriores, dão a compreensão da dinâmica vocal dos diversos profissionais, habilitando o fonoaudiólogo a realizar o diagnóstico da voz, traçar o perfil, a competência e a eficiência da voz ocupacional, delimitando as necessidades de reabilitação do profissional em questão.

Perfil de Ana Elisa Moreira-Ferreira - Presidente fundadora da UNIVOZ S/C, empresa especializada em Fonoaudiologia Empresarial e Representante da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. É Fonoaudióloga (PUC/SP-1987), especialista em voz humana e mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP com tema de dissertação que relaciona a voz e a comunicação verbal do operador de Telemarketing ao seu desempenho profissional. Publicou trabalhos na área de comunicação profissional e telemarketing apresentados em congressos nacionais e internacionais, inclusive vencedora do prêmio de melhor pesquisa em Telemarketing no Congresso Internacional de 2001 e prêmio de melhor Campanha da Voz em 2004. Também participa de publicações de capítulos de livros, sendo o mais recente "O poder da voz no Telemarketing"; no livro a Era do Relacionamento, de Ana Maria Monteiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira