Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2008 - 10:38

Banco Mundial e IBEDESS discutem o Desempenho Hospitalar no Brasil

Representantes do Banco Mundial e do Instituto Brasileiro para o Estudo e o Desenvolvimento do Setor de Saúde (IBEDESS) estiveram na Hospitalar para apresentar um estudo sobre o Desempenho Hospitalar no Brasi: Em Busca da Excelência e discutir o tema com lideranças políticas e empresariais do setor.

De autoria dos professores Gerard La Forgia, especialista Principal em Saúde do Banco Mundial, e Bernard Couttolene, da Interhealth Soluções em Saúde, o estudo contou com o apoio do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo - SINDHOSP; Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo - FEHOESP; Associação Nacional dos Hospitais Privados - ANAHP; e a Hospitalar.

Com temáticas importantes como a contribuição para os esforços governamentais de desenvolvimento de uma estratégia de reforma hospitalar no médio prazo; identificação de opções para aprimorar o desempenho de hospitais que atendam a população carente; e ajudas a construir consenso sobre a reforma hospitalar entre formuladores de políticas e principais atores do setor, os professores Gerard La Forgia e Bernard Couttolene acreditam mostrar a realidade no setor da saúde no Brasil.

De acordo os especialistas, os hospitais são o centro do sistema de saúde no Brasil e respondem por dois terços dos gastos do setor, mas boa parte dos serviços produzidos é pouca qualitativa. “No Brasil existem poucos Centros de Excelências em atendimento e muitos hospitais com baixa qualidade no atendimento, uma realidade triste”, disse Gerard La Forgia.

Os professores evidenciaram também que a maioria dos hospitais do país depende de financiamento público e está abaixo do padrão razoável de qualidade. “À medida que os custos na saúde subiram, cresce a necessidade de maximizar a eficiência e os resultados dos recursos existentes”, ressaltou Bernard Couttolene.

Outro ponto importante do estudo foi a abertura proposta dos professores de responder perguntas importantes, por meio de uma avaliação comparativa entre hospitais de baixo e alto desempenho no Brasil. Questões como: A falta de recursos é a maior causa do baixo desempenho dos hospitais? É possível aumentar a eficiência com os mesmos recursos? Como transformar unidades cujo desempenho deixa a desejar em centros de alto nível?

A conferência para apresentação do estudo sobre “Desempenho Hospitalar no Brasil: Em Busca da Excelência” contou com a participação de convidados como o secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Januário Montone; do presidente do SINDHOSP e FEHOESP, Dante Montagnana; do presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Cláudio Lottenberg; do representante do Banco Mundial, André Médici; Jorge Kropf, da Amil, entre outros.

Coquetel de Lançamento do livro “Desempenho Hospitalar no Brasil”- *No final do debate sobre “A Busca da Excelência no Desempenho Hospitalar no Brasil” com lideranças políticas e empresariais do setor da saúde, os professores Gerard La Forgia, especialista Principal em Saúde do Banco Mundial, e Bernard Couttolene, da Interhealth Soluções em Saúde, lançaram o livro “Desempenho Hospitalar no Brasil”.

A presidente e fundadora da Hospitalar, Dra. Waleska Santos, esteve presente no coquetel que reuniu lideranças políticas e empresariais da Saúde e convidados especiais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira