Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2008 - 10:57

Organizações implementam soluções colaborativas para maximizar inovação e resultados

Projetos receberam prêmios durante o Ciab.

Funcionalidades da web 2.0, típicas de redes sociais, passam a impulsionar vantagens competitivas para negócios de diversas áreas e setores. Projetos de colaboração são premiados e conquistam destaque no evento Ciab Febraban.

"Ninguém sabe tudo sozinho". Com esta máxima, Etienne Wenger define o que é colaboração. Grupos, times, clientes, colegas compartilhando conhecimento e informação, fazendo a diferença. Google, InnoCentive, GoldCorp, Banco Real, ADTed são algumas das empresas no Brasil e no exterior que já usam a colaboração para impulsionar negócios. Iniciativas demonstram cada vez mais que a inteligência coletiva é fonte de inovação, o diferencial que proporciona vantagem competitiva às organizações. O engenheiro eletrônico Jean Paul Jacob defende que a colaboração é fundamental neste processo que, conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma na edição de junho da revista do Ciab, pode ser o caminho para desbloquear a inovação nas instituições financeiras.

“As pessoas costumam ter dificuldade para, por exemplo, revisar documentos e gerenciar anexos quando atuam em contextos complexos com grandes volumes de informações e demandas”, identifica o consultor Cacau Guarnieri. “A solução pode ser uma plataforma de precisão para proporcionar colaboração efetiva de forma lúdica, aberta, simples e democrática, que faça convergirem profissionais e equipes geograficamente dispersas, com habilidades diferentes, esforços concentrados e sem perda de tempo”, sugere o profissional da Plena Consultores, especializado em Metodologia da Inteligência Coletiva e Arquitetura de Colaboração.

O consultor é convidado do estande da Microsoft no Ciab, através do Grupo Conectt, para demonstrar a aplicação Conteúdo Colaborativo Integrado (CCI). A solução CCI aplica tecnologia SharePoint para fazer com que equipes possam criar conteúdos de forma lúdica e desafiante, e estabelecer redes de influência. “Imagine gerar e manter atualizados campanhas, comunicados de compliance e outros tipos de conteúdo – tudo isso de forma virtual e relacional. Prazos e ciclos, campos, prêmios e número de participantes podem ser configurados para viabilizar a inteligência coletiva”, explica Guarnieri. “Entretanto, o que mais está atraindo a atenção dos executivos é a possibilidade de tangilibizar na prática a colaboração. Estamos colocando a bola no chão para que o jogo aconteça”, conclui o consultor.

Prêmios - Soluções colaborativas similares já foram implementadas por organizações como o Banco Real (ABN Amro), que recebeu o prêmio E-Finance na primeira noite do Ciab, por três portais colaborativos implementados pelo Grupo Conectt. Na categoria Colaboração, foram premiados os projetos Wiki ARTE e Wiki PSC Responde. Na categoria Responsabilidade Social/Sustentabilidade, foi premiado o Portal de Colaboração do Espaço Real de Práticas de Sustentabilidade. Outros projetos de colaboração foram implementados pelo Grupo para a ADTed (empresa de educação continuada) e a Parceiros Voluntários (ONG de destaque no Rio Grande do Sul), além de Intranets com funcionalidades colaborativas desenvolvidas pela empresa no mercado corporativo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira