Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2008 - 11:00

O mundo na palma da mão


Troféu esculpido pelo artista plástico Gustavo Nakle reforça a valorização do gaúcho para o 36º Prêmio Exportação RS...artista renomado – um dos criadores da Bienal do Mercosul foi escolhido pela ADVB/RS para dar forma ao troféu.

Nada mais representativo para homenagear os empresários que irão receber o 36º Prêmio Exportação RS, da ADVB/RS, do que um Troféu com a figura de um gaúcho – com os trajes a rigor, segurando o mundo em suas mãos. Esta foi a peça eleita para ser o símbolo daqueles que escrevem o nome do Rio Grande do Sul em diversos lugares do mundo com a difícil tarefa de exportar. Esculpida pelo artista plástico uruguaio Gustavo Nakle, o Troféu de bronze reforça a valorização do gaúcho no complexo sistema de exportações.

O artista conta que para cumprir a sua missão, toda a obra deve ter uma leitura simples, “senão ela não funciona”, diz ele. Neste sentido, a escultura para o 36º Prêmio Exportação RS está perfeita, pois ela reúne a força, altivez e o orgulho do povo rio-grandense ao “segurar o mundo em suas mãos”, além de transmitir o sentimento gaúcho de transpor barreiras e de ser reconhecido no mundo inteiro, e isso fica claro com apenas um olhar. Gustavo Nakle revela que o trabalho, que levou uma semana para finalizar o protótipo, é também uma forma pessoal de homenagear e valorizar o povo que o acolheu há 34 anos. “É sempre um privilégio demonstrar em minhas artes o quanto sou grato por essa acolhida”. Isto justifica o sucesso do projeto aprovado por unanimidade pelo Conselho Consultivo da ADVB/RS.

Os merecedores deste Troféu serão conhecidos nos salões do Porto Alegre Country Club, no dia 18/06, às 19h30. A noite terá a presença de importantes nomes no cenário econômico e social nacional. Entre as presenças já confirmadas está o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.

Perfil do artista - Gustavo Nakle nasceu em Montevidéu/Uruguai e cursou a Escola de Belas Artes na mesma cidade. Em 1972 mudou-se para Porto Alegre e já em 1974 criou o "Mercadão de Artes" com Maria Tomaselli Cirne Lima, Wilson Cavalcanti e Beth Nunez. Durante todos esses anos, Nakle criou outros Troféus importantes para o Estado e participou de diversas exposições pelo Brasil e o mundo. Entre elas, a 19ª Bienal de São Paulo, a exposição no Stedelijk Museum – na Holanda e exposições no Museu Nacional de Belas Artes – RJ.

Os principais legados já deixados por Gustavo foi criação da Bienal do Mercosul, juntamente com outros artistas, como Maria Tomaselli, Caé Braga e Maia Mena Barreto e a recente Exposição “Essa Poa é Boa”, realizada no DC Navegantes, que entrou no circuito de grandes mostras de artes contemporâneas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira