Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/01/2023 - 07:34

Por que o metaverso se destaca tanto no mercado atual?


As novas propostas de interação no ambiente virtual abrem as portas para uma verdadeira transformação da dinâmica mercadológica.

Em 2021, após o anúncio de que “Facebook” passaria a se chamar “Meta”, as pesquisas pela expressão “metaverso” cresceram repentinamente nos mecanismos de buscas do Google, registrando picos de popularidade na Internet. Aproximadamente um ano após essa mudança, não há dúvidas de que a popularização do termo não ficou apenas nas redes sociais – o metaverso é, hoje, um dos assuntos em alta no meio corporativo. Um relatório recentemente publicado pela consultoria Verified Market Research apenas confirmou essa constatação ao projetar que o universo virtual pode ser avaliado em mais de 800 bilhões de dólares até 2030.

A definição do metaverso ainda abre espaço para diferentes opiniões. No entanto, é correto afirmar que se trata de um ambiente virtual compartilhado que aproveita tecnologias de ponta como inteligência artificial, realidade aumentada e blockchain para criar experiências envolventes para seus usuários. Apesar de já vivermos em um mundo altamente conectado e digitalizado, a natureza revolucionária do metaverso se manifesta na possibilidade de uma experiência imersiva tridimensional e no incrível potencial de captação de dados proporcionado pelas novas tecnologias.

O impacto do metaverso na indústria de TI — O advento do metaverso demanda, em um primeiro momento, uma robusta avaliação dos possíveis riscos e oportunidades de atuação nesse novo ambiente. O tremendo potencial de geração de dados no metaverso é uma repercussão importante, visto que ainda não é claro como será a regulamentação das atividades nesse universo. Mas, de maneira geral, a perspectiva para as organizações da indústria de TI é de um crescimento vertiginoso da demanda por assistência tecnológica especializada. E é certo que as empresas que apresentarem as soluções mais eficientes podem esperar resultados significativos quando o metaverso estiver mais estabelecido no mercado.

Com a disponibilidade de novos recursos comunicativos, o metaverso tem o potencial de se tornar a próxima grande vitrine para o comércio eletrônico – ou seja, o novo ambiente virtual pode mudar completamente a dinâmica global de comércio eletrônico. E o significado dessa mudança não é menor para o mercado de TI, que tem a possibilidade de explorar o metaverso de diferentes maneiras. Desde melhorar as operações, os treinamentos e a experiência dos clientes até as novas oportunidades de marketing e de uma experiência de trabalho mais conectada, existem muitas vantagens para as empresas de TI no metaverso.

O futuro do metaverso — Nos próximos anos, o universo virtual certamente ganhará ainda mais força no ambiente corporativo. O futuro do metaverso está intimamente ligado à sua capacidade de atender às duas necessidades fundamentais de todos os humanos: conectar e criar. As tecnologias estão em constante desenvolvimento, e não é ousado demais prever que, em breve, o metaverso alcançará a maioria dos aspectos da vida humana contemporânea – incluindo comércio eletrônico, marketing, finanças, entretenimento e muito mais.

O metaverso é a próxima fronteira para um mundo ainda mais digitalizado e conectado. As organizações do ramo de TI precisam estar prontas para participar com protagonismo dessa mudança, ajudando a desbloquear o poderoso potencial inovador do metaverso, para que, assim, os negócios prosperem no ambiente virtual, e a sociedade como um todo seja impactada positivamente.

A inovação está constantemente mudando o mundo em que vivemos, e, por fim, as empresas que saírem na frente em soluções inovadoras no ambiente virtual definitivamente estarão colocadas em posições mais vantajosas nos próximos anos.

. Por: Simoni Oliani, Founder do Grupo Toccato. Mestre em Gestão Estratégica pela Universidade Federal do Paraná.| Grupo Toccato  — Atuando com tecnologia desde 2006, o Grupo Toccato é referência em Business Intelligence. Hoje, com mais de 800 clientes em seu portfólio, potencializa cada fase da Jornada de Dados e ajuda as empresas a extraírem informações relevantes para tomadas de decisão mais estratégicas e assertivas. É detentor das empresas Toccato, AnalisaBR e Toccato Serviços Compartilhados e já foi premiado mais de 10 vezes por sua parceira de negócios, a Qlik. | https://toccato.com.br 

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira