Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/01/2023 - 09:21

CNC se reúne com ministro Carlos Fávaro


Para reforçar pedido de audiência com os representantes da iniciativa privada do CDPC, além de apresentar demandas e projetos do setor produtivo do café.

O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, participou no dia 122 de janeiro (quinta-feira), da primeira audiência da instituição com o ministro da Agricultura e Pecuária (Map), Carlos Fávaro, acompanhado do deputado federal por Minas Gerais, Zé Vítor (PL). Na oportunidade, foram apresentados ao novo ministro as demandas e oportunidades do setor produtivo cafeeiro nacional.

Silas Brasileiro levou ao conhecimento de Fávaro os projetos ligados à cafeicultura que estão em andamento, inclusive com o apoio do Ministério da Agricultura, a exemplo do Programa Café Produtor de Água, que conta com a parceria do Map para sua execução.

O presidente do CNC também aproveitou o encontro para reiterar a importância do Conselho Deliberativo da Política do Café (CPDC), que tem na sua gestão — como presidente — o titular do Ministério da Agricultura. Além disso, reafirmou o pedido de uma audiência para os representantes da iniciativa privada no CPDC, tendo o encontro agendado para os dias 07 ou 08 de fevereiro, visto o ministro estar de viagem marcada para a Alemanha.

Outro fato importante foi a confirmação da permanência da estrutura do café com os servidores atuais do Map.

— Esse primeiro encontro foi muito importante para deixarmos claro ao Ministro Fávaro a intenção do CNC em dar continuidade ao estreito relacionamento entre a instituição e o Governo Federal, já que temos pautas fundamentais para o setor nos próximos anos. Sem a cooperação é impossível alcançarmos os resultados que todos queremos, tanto o governo, quanto as entidades, associações, cooperativas e, o mais importante, o produtor rural. Preocupado com a manutenção do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), o CNC continuará atuando diuturnamente para a manutenção e melhoria constante na gestão do fundo— explicou Silas Brasileiro.

Ao presidente do CNC e ao deputado Zé Vitor, o Ministro garantiu que a pasta estará envidando esforços para um estreito relacionamento com os representantes do CDPC. Também participaram da audiência o diretor Sílvio Farnese, o deputado federal por Mato Grosso, Neri Geller (PP) e o secretário de Política Agrícola, Wilson Vaz de Araújo.

CNC acompanha de perto as propostas do novo governo referente aos interesses da produção de café do Brasil  

O Governo Federal anunciou várias adequações na estrutura dos ministérios. A partir de agora, o Ministério da Agricultura deixará de ter atribuição de Abastecimento, passando a se chamar Ministério da Agricultura e Pecuária. Com a mudança, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está desvinculada do Mapa e passa a fazer parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Outra alteração foi no Meio Ambiente, já que a pasta foi renomeada para “Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima”.

O Conselho Nacional do Café (CNC) está acompanhando de perto o processo de reordenação do Ministério da Agricultura, no qual abriga o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) e a gestão do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) dentro do Conselho. Oportunidade também que expressou a necessidade do aperfeiçoamento das estatísticas de café, sugerindo com o devido respeito ao Ministro, o compartilhamento da Conab entre Map e MDA.

— Acreditamos que essas mudanças são para readequar as políticas públicas de acordo com a visão que o presidente Lula tem do agronegócio como um todo. Estamos vigilantes com relação à nomeação dos secretários e assessores, representantes destas pastas e de outros Ministérios de nosso interesse, como o do Planejamento e Orçamento, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima já que está definida a ação do Ministério da Fazenda, substituindo o Ministério da Economia — analisa Silas Brasileiro, presidente do CNC.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira