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NCR anuncia os resultados do quarto trimestre de 2006

Faturamento com Teradata Data Warehousing aumentou em 15% e receitas com Financial Self Service aumentaram em 6%.

Dayton, Ohio – A NCR Corporation (NYSE: NCR) anuncia um faturamento de US$1,81 bilhões no quarto trimestre, encerrado em 31 de dezembro de 2006. O aumento de 5% no faturamento em relação ao quarto trimestre de 2005 incluiu dois pontos percentuais de benefício oriundo da flutuação das moedas.

A NCR reportou um resultado líquido de US$174 milhões para o quarto trimestre, ou US$0,96 por ação diluída, comparado com o resultado líquido de US$150 milhões, ou US$0,81 por ação diluída no quarto trimestre de 2005. Os resultados para o quarto trimestre de 2005 incluíram US$17 milhões de benefício, ou US$0,09 por ação, oriundos de itens relativos a impostos.

“A NCR produziu um dos melhores trimestres de sua história recente, demonstrando o sucesso das iniciativas que tivemos durante o ano passado para alavancar nossas posições de liderança nos mercados de self-service e data warehousing, melhorar o desempenho operacional e reduzir os custos,” disse Bill Nuti, presidente e CEO da NCR.

“Embora tenhamos mais trabalho a fazer para construir um crescimento sustentável e lucros em nossos principais negócios, estamos entusiasmados com o futuro. A separação estratégica planejada da Teradata e da NCR deverá criar duas companhias fortes e independentes, com um foco ainda mais forte em suas diferentes bases de clientes, estratégias de negócio e necessidades operacionais.”

Segundo o presidente da NCR do Brasil, Elias Silva o ano de 2006 foi marcado por excelentes resultados, tendo como principal destaque os negócios fechados em Self Services. “Esta é uma tecnologia que em 2006 cresceu mais do que o dobro em comparação a 2005. Já as soluções de retail aumentaram três vezes mais que o ano anterior”, completa. O executivo também estima que em 2007 a NCR cresça em novas modalidades de comercialização. “Vamos investir em outsourcing e aluguel de soluções de auto-atendimento, além de crescer na nossa base de serviços”, antecipa.

Resultados operacionais do segmento Teradata Data Warehousing - O segmento Teradata Data Warehousing da NCR reportou um faturamento de US$469 milhões para o quarto trimestre, um aumento de 15% com relação ao quarto trimestre de 2005. A comparação em termos anuais incluiu dois pontos percentuais do benefício oriundo da conversão de moedas.

O resultado operacional foi de US$112 milhões no quarto trimestre, representando um aumento de 26% com relação aos US$89 milhões no quarto trimestre de 2005. A margem operacional da Teradata melhorou em 200 pontos básicos em termos de receita maior, mais do que compensando um mix de receitas desfavoráveis e um aumento no investimento com vendas, criação de demanda e recursos de engenharia.

Financial Self Service (ATMs – Caixas Automáticos) - O segmento de Financial Self Service gerou um faturamento de US$472 milhões no quarto trimestre, um aumento de 6% com relação ao quarto trimestre de 2005. A comparação do quarto trimestre em termos anuais incluiu três pontos percentuais de benefício oriundo da conversão de moedas.

O resultado operacional de US$85 milhões foi ligeiramente superior aos US$84 milhões gerados no quarto trimestre de 2005. A receita maior compensou a erosão de preços que, embora moderada, ainda assim superou as ações da companhia para reduzir custos, assim como um mix de receitas de geografia adversa, que resultou na subutilização das instalações de manufatura da NCR na América do Norte.

Recentemente, a companhia anunciou que a reestruturação de seus recursos globais de manufatura ajudaria o setor de Financial Self Service a recuperar suas margens operacionais para níveis mais aceitáveis.

Automação de Lojas de Varejo - Retail Store Automation - O setor de Retail Store Automation reportou um faturamento de US$258 milhões, o mesmo que foi gerado no quarto trimestre de 2005. A comparação do faturamento em termos anuais incluiu três pontos percentuais de benefício oriundo da conversão de moedas. O faturamento com a Automação de Lojas de Varejo experimentou um mix maior de tecnologias de self-service, que inclui sistemas de checkout no varejo, assim como outras tecnologias de self-service que permitem aos clientes pagar contas e fazer o check-in nos aeroportos, hotéis e hospitais.

O resultado operacional de US$22 milhões aumentou em relação aos US$19 milhões no quarto trimestre de 2005, em virtude de um mix de receitas mais favorável para as tecnologias de self-service.

Serviços aos Clientes - O faturamento com Serviços aos Clientes foi de US$482 milhões, 2% acima dos US$471 milhões registrados no quarto trimestre de 2005. A comparação do faturamento do quarto trimestre em termos anuais incluiu um benefício de três pontos percentuais oriundo da conversão de moedas. A NCR continua tendo sucesso no aumento do mix de receitas oriundas do serviço dos produtos com a marca NCR e na redução das receitas com margens baixas associadas com o serviço de produtos de terceiros. O faturamento com a manutenção de ATMs aumentou em 11% no quarto trimestre, ao passo que o faturamento com manutenção de produtos de terceiros apresentou um declínio de 6%.

O resultado operacional apresentou um declínio, para US$23 milhões, com relação aos US$25 milhões gerados no quarto trimestre de 2005. A comparação em termos anuais sofreu um impacto em virtude do aumento nos custos de peças, um mix adverso de atividades relacionadas com instalação, e um ajuste de fim de ano favorável para os funcionários.

Outros itens - Os resultados incluem US$1 milhão de Outras Receitas, em contrapartida aos US$4 milhões de Outras Despesas reportadas no quarto trimestre de 2005. A alíquota de imposto para a NCR no quarto trimestre de 2006 foi de 16%, o que resultou em uma alíquota de 20% para o ano inteiro. A alíquota de imposto de 20% foi dois pontos percentuais abaixo do esperado, pois um mix desfavorável de lucros e prejuízos por país foi compensado por estratégias de impostos globais. No quarto trimestre de 2005, a NCR reportou uma alíquota de imposto de 10%, que incluiu US$17 milhões de benefício oriundo de itens de impostos. A NCR espera que a alíquota de imposto para o ano de 2007 seja de 23%.

Fluxo de Caixa - Durante o quarto trimestre, a NCR gerou US$194 milhões de caixa, oriundos das operações, representando um declínio de US$17 milhões com relação ao ano anterior. Os gastos de capital no quarto trimestre aumentaram para US$78 milhões, comparados aos US$39 milhões de gastos de capital no período do ano anterior. A NCR gerou US$116 milhões de fluxo de caixa livre (caixa oriundo de operações, menos gastos de capital) no quarto trimestre de 2006, comparados aos US$172 milhões gerados no período do ano anterior.

Para o ano todo, a NCR gerou US$482 milhões de caixa, oriundos das operações, representando um declínio de US$32 milhões com relação ao mesmo período do ano anterior, em virtude de um aumento no capital de giro. Os gastos de capital para o ano de 2006 aumentaram para US$212 milhões, comparados aos US$147 milhões de gastos com capital no período do ano anterior. Os gastos de capital aumentaram em virtude de iniciativas planejadas de manufatura e bens imobiliários e um aumento do investimento no desenvolvimento de software, assim como investimentos com a infra-estrutura corporativa. A NCR gerou US$270 milhões de caixa livre (caixa oriundo das operações, menos os gastos de capital) em 2006, comparados aos US$367 milhões em 2005.

A NCR espera que o fluxo de caixa em 2007 aumente para aproximadamente US$425 milhões, como resultado de um maior resultado operacional, do timing dos itens de capital de giro entre 2006 e 2007, assim como de gastos de capital menores.

Balanço Patrimonial - A NCR encerrou o quarto trimestre com US$947 milhões em caixa e equivalentes de caixa, representando um aumento de US$186 milhões com relação ao saldo de US$761 milhões em 30 de setembro de 2006.

Na data-base de 31 de dezembro de 2006, a NCR tinha dívidas de curto e longo prazo de US$307 milhões, ligeiramente abaixo dos US$311 milhões em 30 de setembro de 2006. A companhia não recomprou ações no quarto trimestre de 2006 como resultado da avaliação feita pelo Conselho de Administração do spin-off (transferência de controle) dos negócios da Teradata Data Warehouse.

A companhia tem aproximadamente US$264 milhões autorizados para futuras recompras de ações. Durante o quarto trimestre, foram exercidas aproximadamente 933.000 opções.

No final de 2006, a NCR adotou o SFAS 158, que altera os critérios de contabilização para pensões com benefício definido (defined benefit pension) e outros planos pós-aposentadoria e pós-contratação. Esse novo critério requer que a empresa reconheça o status do financiamento de todos os planos em seu balanço patrimonial consolidado. Em conseqüência da implementação do SFAS 158, o total de ativos diminuiu em US$634 milhões, o total do passivo aumentou em US$77 milhões e o patrimônio líquido foi reduzido em US$711 milhões, após o efeito dos impostos. Essa mudança não teve efeito sobre o resultado das operações, sobre o fluxo de caixa ou “debt covenants” (cláusulas restritivas), nem causou impacto sobre as operações comerciais da companhia.

Panorama para 2007 - A NCR está aumentando a diretriz de ganhos de 2007 em US$0,05, para US$2,45 a US$2,55 por ação. A NCR está revisando sua diretriz de ganhos e agora espera que as despesas com pensões sejam menores do que o esperado anteriormente. Essa estimativa de ganhos não reflete mudanças, nem despesas com relação ao spin-off proposto dos negócios da Teradata Data Warehousing, cuja conclusão é esperada para a segunda metade de 2007, nem despesas associadas à reestruturação dos recursos globais de manufatura da NCR, recentemente anunciada.

A NCR espera gerar um crescimento de 2% a 3% no faturamento em 2007. A expansão dos ganhos deverá ser mais predominante no final do ano, em virtude de uma série de iniciativas que a companhia está realizando, incluindo: a reestruturação de seus recursos globais de manufatura, iniciativas para reduzir as despesas com logística/distribuição relativas às peças de reposição para o setor de serviços aos clientes, assim como na continuação dos investimentos com vendas e criação de demanda. Além disso, espera-se que a adoção, pelo mercado, da tecnologia de ATM relacionada ao Check-21, deva começar de forma mais significativa no final de 2007.

Perfil NCR Corporation - A NCR Corporation (NYSE: NCR) é líder global em tecnologia, e auxilia as empresas no estabelecimento de relacionamentos mais sólidos com seus clientes. Teradata® data warehouses, ATMs, sistemas de varejo, soluções self-service e serviços de TI da NCR oferecem uma Relationship Technology™ que maximiza o valor das interações dos clientes e auxiliam as organizações a criar uma posição competitiva mais sólida. Sediada em Dayton, Ohio, a NCR (www.ncr.com) emprega cerca de 28.900 pessoas em todo o mundo.

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