Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/01/2023 - 08:39

Janeiro Branco: rede Meu Doutor Novamed alerta para cuidado


E prevenção a hábitos nocivos à saúde emocional. Rede de clínicas registrou salto de 41% nos atendimentos de psicologia em 2022; especialista lista hábitos a serem observados.

Com o objetivo de promover a conscientização sobre a saúde mental, a rede de clínicas Meu Doutor Novamed, do Grupo Bradesco Seguros, adere à campanha ‘Janeiro Branco’ e destaca a importância de dar atenção a aspectos emocionais. No último ano, a rede registrou um aumento de 41% nos atendimentos de psicologia, em comparação a 2021.

De acordo com a última revisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre saúde mental, após o primeiro ano de pandemia, as condições clínicas como depressão e ansiedade cresceram mais de 25% no mundo. O aumento soma-se aos quase um bilhão de pessoas que já viviam com algum um transtorno mental em 2019.

A partir do Impacto da covid-19, a psicóloga Renata Schittini, que atua na unidade Botafogo da rede de clínicas Meu Doutor Novamed, no Rio de Janeiro, destaca que o esgotamento emocional pode ter gatilhos variados.

— Qualquer mudança ou evento significativo, que exponha a pessoa a um longo período de constante tensão, é considerado fator determinante para originar a exaustão emocional. Podemos citar, como exemplos, as preocupações de origem financeira, problemas de relacionamento resultando em separação, situações traumáticas e, por fim, situações estressantes como perder o emprego, mudar de casa ou se preparar para um exame — explica.

De acordo com a Associação Brasileira de Psicologia da Saúde, doenças como ansiedade e depressão têm sido mais relatadas pelos brasileiros. —O Brasil se tornou o quinto país no ranking mundial onde as pessoas mais sentiram os efeitos da pandemia, como a perda de amigos e familiares, medo da morte ou até mesmo o isolamento social — complementa Renata Schittini.

7 hábitos prejudiciais ao equilíbrio emocional — Para a OMS, a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz lidar com os estresses cotidianos, desenvolver suas habilidades pessoais, ter um conceito positivo sobre si, ser produtivo e apto a contribuir para a sociedade.

Diante da importância dos cuidados com a saúde mental, a psicóloga Renata Schittini alerta para os hábitos que mais prejudicam o equilíbrio emocional: Não priorizar o próprio bem-estar; Manter vínculos em relacionamentos tóxicos; Má alimentação; Sedentarismo; Ser complacente com tudo e todos; Realizar várias atividades ao mesmo tempo; Nutrir pensamentos de ordem negativa.

— A saúde mental é mais do que apenas a ausência de problemas, sendo um estado no qual a pessoa é capaz de lidar com as situações cotidianas e identificar as próprias emoções — ressalta a psicóloga da rede Meu Doutor Novamed.

Apoio profissional e autoconhecimento para obter qualidade de vida — Uma das melhores formas de prevenir doenças mentais é contar com o apoio de uma equipe especializada em saúde emocional, capacitada para identificar e proporcionar os tratamentos adequados. Bem como promover as práticas de autoconhecimento, que auxilia no equilíbrio emocional e no relacionamento interpessoal.

— É fundamental nutrir a mente e o corpo. Comprovadamente, a prática de exercícios induz a liberação de hormônios benéficos à saúde como um todo, são exemplos a endorfina, serotonina e dopamina que impactam positivamente na sensação de bem-estar. Manter uma alimentação adequada também tem a capacidade não só de reduzir os riscos de transtornos mentais, como também, ajudar na recuperação desses transtornos — destaca Renata Schittini.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira