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31/01/2023 - 08:26

A gestão da tesouraria no pós-pandemia

A pandemia impactou a gestão de diversas áreas das empresas, incluindo a tesouraria. Novas hards e soft skills passaram a ser exigidas dos profissionais da área, enquanto os líderes tiveram que desenvolver o poder de capacitação e motivação de suas equipes à distância, em um cenário de transformações constantes. A importância da humanização da gestão de pessoas nunca foi tão debatida.

Durante a pandemia, o perfil comportamental do profissional de tesouraria se tornou tão mais importante do que o técnico, uma vez que tivemos que aprender novas formas de se relacionar com pares, líderes e liderados. Então, o tesoureiro, que até então precisava ser um “profundo conhecedor técnico” e aquele que tinha sempre os dados financeiros da empresa à mão, passou a ser demandado e avaliado de forma mais aprofundada. Além disso, para qualquer profissional, as softskills são tão mais importantes que as hardskills e a autodisciplina foi fundamental para gerar resultados nesse novo ambiente híbrido de trabalho.

Não é simples desenvolver pessoas em um ambiente em rápida e constante transformação. No caso do profissional tesoureiro, o desafio é ainda maior, uma vez que ele lida com informações e situações muito sensíveis da empresa e é fundamental que o gestor trabalhe junto a ele a confiança e a transparência. No que diz respeito às habilidades individuais, cabe ao gestor entender a especialização de cada analista e liderar por influência e não por hierarquia. Depositar confiança e responsabilidade para que ele faça o seu melhor, implante projetos e se desenvolva profissionalmente.

Para reter talentos na tesouraria é preciso entender o perfil do profissional: se é Front (negociação com banco, relacionamento assíduo com as áreas e contato direto com cliente) ou Back Office (operação de todos os processos na retaguarda administrativa). Além disso, é importante trabalhar fortemente a cultura do feedback, apontando os caminhos de desenvolvimento.

Quando olhamos para a área como um todo, ela também sofreu transformações e a pandemia trouxe o que já era latente: a tesouraria como parte do negócio e reconhecimento dela como uma área estratégica. A tesouraria “entrou” nas áreas do negócio para desempenhar o papel de educador financeiro, entender o perfil de clientes e fornecedores e fazer o caminho inverso: direcionar as necessidades de cada perfil.

Por ser uma área de relacionamento e confiança, tivemos que manter a energia da equipe e buscamos formas criativas para esse fim, como encontros no escritório para almoços, happy hour presencial e virtual e encontros para descompressão online. Ao mesmo tempo, passamos a manter uma agenda de discussão sobre os resultados da empresa como um todo.

Considerando todas essas mudanças, para o pós-pandemia podemos esperar da área um papel mais crítico, a capacidade de influenciar na diminuição de despesas ou fazer rentabilizar o caixa da empresa, levar soluções criativas para atender clientes e fornecedores, maximizar a geração de caixa, além de captar novas formas de monetizar o negócio e ampliar a receita da companhia.

. Por: Claudio Fuzinaga, Gerente de Tesouraria da Edenred Brasil. | A Edenred é uma marca global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas para trabalhadores e empresas. Líder em seu segmento, conecta 52 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e 950 mil empresas clientes, em 45 países.

No Brasil, sua atuação conta com três linhas de negócios: Benefícios ao Trabalhador, com a marca Ticket; Frota e Mobilidade, com as marcas Ticket Log e Repom; e Soluções de Pagamento e Novos Mercados, com a Edenred Pay e Punto.

Fiel ao propósito do Grupo, “Enrich connections. For good”, essas soluções potencializam o bem-estar e o poder de compra dos usuários, melhoram a atratividade e a eficiência das empresas e dinamizam o mercado de trabalho e a economia local. São mais de 130 mil empresas clientes, 8,3 milhões de empregados beneficiados e 500 mil comerciantes credenciados no País

Em 2021, a Edenred movimentou, em nível global, um volume de negócios de aproximadamente € 30 bilhões, principalmente com o uso de aplicativos móveis, plataformas on-line e cartões. | www.edenred.com.br.

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