Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/02/2023 - 08:28

Petrobras aumenta querosene de aviação em 17,1%


Segundo a associação, comparando o valor cobrado pelo QAV em fevereiro de 2022, com o preço reajustado agora, isso representa um aumento de 37,8%.

A Petrobras divulgou reajuste médio de 17,1% no preço do querosene de aviação (QAV) em 15 refinarias do país, e passou a valor desde o dia 1º de fevereiro (quarta-feira), informou a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), em nota no dia 02 de fevereiro (quinta-feira).

Segundo a associação, comparando o valor cobrado pelo QAV em fevereiro de 2022, com o preço reajustado agora, isso representa um aumento de 37,8%.

Recente levantamento da Abear mostra que, em dezembro de 2022, o preço médio do QAV na bomba no Brasil foi quase 45% superior ao cobrado nos Estados Unidos.

—A alta do preço do QAV permanece sendo o maior desafio das empresas aéreas brasileiras, pois esse insumo representa cerca de 40% dos custos totais. A volatilidade da cotação do dólar também é preocupante, pois mais de 50% dos custos são dolarizados. É por isso que a Abear tem ampliado sua interlocução com o Poder Público, criando mesas de diálogo permanente com ministérios como o da Fazenda, de Portos e Aeroportos, do Turismo e com a Embratur — afirmou o presidente da Abaer, Eduardo Sanovicz.

— Conforme prática que remonta os últimos 20 anos, os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por meio de fórmulas contratuais negociadas com as distribuidoras. Os preços de venda de QAV da Petrobras buscam equilíbrio com o mercado e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio. Dessa maneira, no ano de 2023, foram realizados uma redução e um aumento que resultam em uma variação acumulada de +3,5% no período —explicou a Petrobras.

A Petrobras disse que comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras, que por sua vez transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores. Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento. | https://precos.petrobras.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira