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16/06/2008 - 11:46

Gifting é tema da palestra de Marina Pechlivanis na abertura do Cannes Lions Festival

Mestra em Comunicação e Consumo participa do workshop de Marketing Promocional organizado pela AMPRO (Associação de Marketing Promocional), no dia 15 (sábado).

Primeiro workshop de Marketing Promocional na história do Cannes Lions Festival, “Giving is taking” (É dando que se recebe), focará o brinde, gift ou presente corporativo como ferramenta mercadológica de importância estratégica dentro das empresas. E, a apresentação de Marina Pechlivanis, sócia-diretora da Umbigo do Mundo e membro do Comitê de Produtos Promocionais da AMPRO, abordará conceitos que pretendem tornar visíveis a ponte, até então imaginária, entre a academia e o mercado, entre a teoria e a prática do gifting, desvendando novos, interessantes e intrigantes panoramas.

Fundamentado pelas teorias de comunicação e consumo, antropologia e sociologia, o estudo de Pechlivanis mostra as formatações contemporâneas do gift, que adquire status de mídia de contato e de relacionamento pessoal, transformando objetos de desejo e de afeto em ferramentas geradoras de informação, mobilizadoras sociais e transformadoras culturais

O assunto, de relevante importância para o segmento, já se propõe a ser tema de um livro, de co-autoria de Marina Pechlivanis em associação com outros profissionais e estudiosos da área, abordando diversos aspectos do “Gifting” que, para o mercado, é uma nova categoria, mas para a sociedade, já é uma antiga ferramenta de relacionamento, identidade e localização entre as pessoas.

A Umbigo do Mundo e seu relacionamento com gifting - Desde 1999, a empresa de comunicação adota o pensamento tático de considerar os gifts como veículos de comunicação. É com esse intuito e demonstrando um nítido respeito às crianças, que as GiraSurpresas (da rede Giraffas) vêm sendo criadas desde 2004. Presentes inteligentes, interativos, divertidos e educativos – livros de contos populares narrados pela contadora de histórias Regina Machado (Prêmio Jabuti), malabares de circo com dicas de aprendizado, DVD do Castelo Rá-Tim-Bum em parceria com a TV Cultura, fantoches de meia com minilivro contanto história do teatro, e CD’s com canções da dupla Palavra Cantada entre outros – tornaram-se objetos de desejo e garantiram o sucesso das campanhas da rede Giraffas.

Além de gerar uma categorização edutainment (entretenimento com educação) bastante distinta no segmento, as GiraSurpresas levaram a Umbigo do Mundo a conquistar o Globes Awards 2006 na categoria “campanha de longo prazo” e ao segundo lugar dessa premiação no ano passado.

Em 2007, a Umbigo do Mundo também planejou e implementou ações específicas envolvendo brindes em várias áreas estratégicas: endomarketing - Aymoré Financiamentos (Programa Beija-Flor-de-Mundo); PDV - Johnson & Johnson/Jontex (baralho Kama Sutra para o Dia dos Namorados) e Fox (copinho shot para o lançamento do DVD Duro de Matar 4; relacionamento – Passion, importadora de perfumes do grupo R&R (livro “Alô, Chics!”, de Glória Kalil para o Natal); entre outras

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